SISSI - UMA IMPERATRIZ DE CINEMA

 
 
OS FILMES DE SISSI, RODARAM O MUNDO E POPULARIZARAM ROMY SHNEIDER EM TODOS OS CANTOS. A BELA ATRIZ VIVEU NOSSA "COROADA DE HOJE" EM 03 PELÍCULAS. SUA VIDA FOI MARCADO POR MUITO MENOS GLAMOUR QUE SUA PERSONAGEM.
 
***********************************
 
Elisabeth da Baviera (nome de baptismo: Elisabeth Amalie Eugenie von Wittelsbach; Munique, 24 de Dezembro de 1837Genebra, 10 de Setembro de 1898), depois Elisabeth da Áustria, foi a imperatriz consorte da Áustria e a rainha consorte da Hungria devido ao seu casamento com o imperador Francisco José I. Era conhecida como Sissi da Áustria e Hungria.
 
 
ROMY SHNEIDER EM SEU MAIOR PAPEL
 
Pertencente à nobre Casa de Wittelsbach, Elisabeth Amália Eugénia era a segunda filha do duque Maximiliano José da Baviera (1808-1888) e de sua esposa, Ludovica (1808-1892).
A sua mãe era a oitava filha de Maximiliano I, que foi o primeiro rei da Baviera.
Ela e os seus sete irmãos cresceram na propriedade da família, o Castelo de Possenhofen, próximo do lago Starnberger.
Os seus familiares e amigos costumavam chamá-la carinhosamente de Sisi; porém, nos filmes e romances inspirados na vida desta princesa, a alcunha foi grafada como Sissi, tendo ficado mundialmente conhecida por esse apodo.
Praticava na infância actividades como pesca desportiva e equitação.
 
 
COROA DO PERÍODO DO IMPÉRIO AUSTRO-HÚNGARO
 
Em Agosto de 1853, a tia materna de Sissi, a Arquiduquesa Sofia, viúva do segundo filho do imperador Francisco I da Áustria, convidou a irmã, Ludovica, a visitá-la em companhia da sua filha Helena, a irmã mais velha de Sissi. O objetivo da arquiduquesa com esse encontro, ocorrido numa estância de Verão em Ichl, era casar o filho, o imperador Francisco José I, com a prima, de dezessete anos. Contudo, Isabel, de quinze anos, foi também ao encontro e acabou conquistando o imperador. Até hoje, acredita-se que foi amor à primeira vista.
No dia 24 de Abril de 1854, na Igreja de Santo Agostinho, em Viena, Sissi, com dezesseis anos, desposou o seu primo Francisco José, então com quase vinte e quatro anos. Isabel teve dificuldades em se adaptar à estrita etiqueta da corte dos Habsburgo. O casamento gerou quatro filhos:
 
Perambulo solitária sobre a Terra há tempo, alienada da vida e do prazer; não tenho e nunca tive alma que me entendesse
A imperatriz no seu diário
**************************
Alcançou o seu único objetivo político em 1867, quando ela e o imperador Francisco José foram coroados rei e rainha da Hungria. Dez meses depois, nasceu a sua outra filha, a arquiduquesa Maria Valéria. Isabel foi impedida de exercer qualquer influência sobre os seus filhos mais velhos. Eles foram criados pela avó, Sofia, que se referia a Isabel como "a vossa tola mãe". Após o nascimento de Maria Valéria, o casamento começou a se deteriorar, aumentado pelo comportamento errado de Isabel.
Isabel, então, começou uma vida de viagens, visitando a ilha da Madeira, Hungria, Inglaterra e Corfu. Não ficou conhecida somente pela beleza, mas também pelo seu gosto pela moda, dietas e exercícios físicos, paixão por cavalgadas e vários amantes.
 
NOSSA IMPERATRIZ POSSUIA DIVERSOS TÍTULOS.
 
A 8 de Junho de 1867, juntamente com o marido, Sissi foi coroada rainha da Hungria na sequência da assinatura do compromisso austro-húngaro. A sua dificuldade de adaptação às rígidas regras da corte de Viena e a sua preferência pela Hungria chocaram a Áustria e isolaram cada vez mais Isabel da vida familiar e dos compromissos oficiais, que procurou abandonar desde o seu casamento, por detestar o protocolo e as obrigações impostas pelo título do marido.
Detinha os seguintes títulos de nobreza:
  • Rainha Apostólica da Hungria
  • Rainha da Boêmia, da Dalmácia, da Croácia, da Eslovênia, da Galícia e Lodoméria, da Ilíria e de Jerusalém
  • Arquiduquesa da Áustria
  • Grã-duquesa da Toscânia e de Cracóvia
    Duquesa da Lorena, de Salzburgo, da Estíria, da Caríntia, da Carniola, da Bucovina, da Alta e Baixa Silésia, de Modena, Parma, Piacenza e Guastalla, de Auschwitz e Zator, de Teschen, Friuli, Ragusa e Zara
  • Princesa da Transilvânia, de Trentino e Brixen (Bressanone)
  • Reichsgraf de Habsburg, de Tirol, de Kyburg, Gorizia e Gradisca
  • Margrava da Alta e Baixa Lusácia e da Ístria
  • Condessa de Hohenems, Feldkirch, Bregenz e Sonnenberg
  • Lorde de Trieste, de Cattaro e de Wendland
  • Grande Voivode da Voivodia da Sérvia
  • Soberana da Ordem do Tosão de Ouro

 
SUA MORTE...
 
A 10 de Setembro de 1898, em Genebra, Suíça, Sissi foi assassinada por um anarquista italiano, Luigi Lucheni. Inicialmente, o anarquista não tinha intenção de assassinar a imperatriz, mas sim qualquer personalidade que se encontrasse na cidade. Irritou-se quando soube que o príncipe d'Orleans, herdeiro do trono da França - o alvo perfeito - havia saído de Genebra na véspera.
 
Sissi foi abordada por Luigi que a golpeou com um fino estilete em forma de agulha no coração. A imperatriz caiu, mas ainda assim conseguiu levantar-se aparentemente sem sentir dor alguma. Sem perceber a gravidade do golpe que sofrera, apressou-se para junto da sua acompanhante a fim de não perder o barco. Isabel da Áustria desmaiou a bordo, o barco voltou ao cais e ela foi levada para o hotel onde morreu naquela tarde. O seu corpo está sepultado na Cripta Real dos Habsburgo na Igreja dos Capuchinhos, em Viena, ao lado do filho e do marido.
 
************************************************
 

 
ROMY, CHEGOU A IR PARA HOLLYWOOD. LÁ TEVE UMA CARREIRA "BLASÉ" E VIU SU FILHO MORRER, CAÍDO DA JANELA DE SUA MANSÃO EM BEVERLY HILLS. A CRIANÇA MORREU AO FICAR PRESO EM UMA DAS LANÇAS DA CERCA, QUE CERCAVAM O REDÚTO FAMILIAR DA ATRIZ.
MESMO ASSIM FICOU CONHECIDA COMO A IMPERATRIZ DO CINEMA.
" A ETERNA SISSI"...
 

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FESTA MAIS CARA DA HISTÓRIA - Mohammad Reza Pahlavi

DOM RAFAEL - QUEM É O PRÍNCIPE BRASILEIRO PREPARADO PARA RESTAURAR A MONARQUIA NOS DIAS DE HOJE

PALÁCIO DE BROCOIÓ - UMA JÓIA ESQUECIDA NO RIO