CASTELO D'EU - O CASTELO QUE RECEBEU A FAMÍLIA IMPERIAL DO BRASIL NO EXÍLIO

 
 
Conheça o Castelo que recebu a família imperial brasileira em seu exílio depois da Proclamação da República do Brasil.
Neste lugar, nossa família imperial teve seu último grande momento e lá a ex-futura Imperatriz do Brasil (de jure), a Princesa Izabel, viveu seus momentos após o banimento do império.
Para os historiadores, muito pouci interessa a vida de nossos monarcas além mar.
Conheça um pouco dessa história!
 
 
Princesa Isabel
Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon
**************************************
 
*************************************
O Castelo d'Eu (Château d'Eu ) está localizado na comuna de Eu, no departamento do Sena Marítimo, na região da Alta Normandia, França.
 
 
A primeira referência histórica ao castelo, entretanto, data de 1050, quando Guilherme (duque da Normandia e posteriormente rei da Inglaterra) nele desposou Matilda de Flandres, filha de Balduíno V, conde de Flandres. Os estudiosos admitem, por essa razão, a anterior existência de uma fortificação com a função de defesa daquela fronteira setentrional da Normandia.
 
 
Em 1874, o Conde de Paris, neto do soberano francês, apaixonado pelos princípios da agronomia inglesa, criou uma fazenda-modelo. Confiou a modernização e decoração do castelo a Eugène Viollet-le-Duc, que nelas trabalhou até à sua morte, em 1879. Foi a um aluno de Viollet-le-Duc, Morice, que confiou, antes de sua partida para o exílio em 1886, a restauração da Capela da Santa Cruz, até então abandonada.
 
Tornou-se residência da Família Imperial Brasileira no exílio. Gastão de Orleans, Conde d'Eu, recebeu permissão de seus familiares para residir no castelo junto com sua esposa, a princesa Isabel do Brasil, e três filhos. Os seus descendentes residiram no castelo até 1945.
Um violento incêndio destruiu toda a parte sul do Castelo em 1902, poupando apenas a Capela e o toilete. Os trabalhos de restauração foram levados a cabo pelo Conde d'Eu e o Príncipe Pedro de Alcântara de Orléans e Bragança, seu filho mais velho.
 
Em 1914, com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, o Hospital temporário n.° 20 foi instalado nas dependências do Castelo. Graças aos esforços do major Denis Sauzéat (falecido em 1915) para obter recursos, ao auxílio de Marie Curie e à utilização da viatura do Príncipe Pedro de Alcântara, ele estabeleceu um posto de radiologia em uma das salas do Castelo.
 
 
Princesa Isabel e Conde D'Eu
 
*******************************************
Na década de 1940, os Orleans e Bragança venderam o castelo ao magnata brasileiro Assis Chateaubriand, que pretendia fazer da construção a sede da "Fundação Dom Pedro II", um instituto de auxílio a estudantes brasileiros na Europa, que jamais saiu do papel.
Adquirido pelo governo municipal de Sena Marítimo em 1961, o Castelo d'Eu reabriu em 1973, passando a abrigar a Casa da Câmara e o chamado Musée Louis-Philippe, este último destinado a preservar a memória dos príncipes e da monarquia. Em seu acervo encontram-se peças pertencentes à Família Imperial Brasileira.
*****************************************
 
Dica para quem deseja conhecer o lugar - Hospedagem
 
Localizado no centro de Eu, ao lado do castelo, o Logis du Chateau d'Eu apresenta jardim amplo e terraço. A estação de trem fica a apenas 500 m, enquanto a Baía de Somme está situada a 30 minutos de carro.
Os quartos possuem decoração exclusiva, móveis de madeira, aquecimento e escrivaninha, e alguns também contam com box amplo. Unidades selecionadas têm banheiro privativo com secador de cabelo e box amplo ou banheira.
 
 
O café da manhã continental com produtos naturais e bebidas quentes é servido diariamente no Logis du Chateau d'Eu e está disponível por um custo adicional. Você também pode visitar restaurantes pela cidade.
As comodidades extras incluem WiFi gratuito em todos os ambientes e estacionamento público de cortesia próximo.
 
 
Fonte: Wickpedia e Google
Fotos: agoda.com/ Google.com/
 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FESTA MAIS CARA DA HISTÓRIA - Mohammad Reza Pahlavi

DOM RAFAEL - QUEM É O PRÍNCIPE BRASILEIRO PREPARADO PARA RESTAURAR A MONARQUIA NOS DIAS DE HOJE

PALÁCIO DE BROCOIÓ - UMA JÓIA ESQUECIDA NO RIO