HOTEL PAINEIRAS - DE CONCENTRAÇÃO DA SELEÇÃO À RUÍNA NO MEIO DA FLORESTA

 
A história do Hotel das Paineiras começa quando Pedro II concede para dois engenheiros uma área para exploração e construção de uma estrada de ferro. Essa área, chamada de Paineiras, se localiza entre a Rua do Cosme Velho e o Alto do Corcovado. Dentre as concessões, constava a construção de um hotel restaurante. Dá-se então a inauguração do Hotel das Paineiras, juntamente com a da Estrada de Ferro do Corcovado, no dia 9 de outubro de 1884. O Imperador Pedro II e convidados foram recebidos com um luxuoso cofee da famosa confeitaria carioca Casa Paschoal. Coisa Fina.
O prédio original possuía 10 quartos no pavimento inferior e 11 no superior, dispostos nos lados de um corredor central. Apesar do pequeno lucro inicial, a partir de 1892 os hóspedes começaram a rarear. A primeira construção do hotel não existe mais, foi demolida no início dos anos 70 para, veja só, ampliação do estacionamento.
***Projeto de revitalização do Hotel e seu entorno.
Foto: vitruvius.com.br
As concessões para exploração ferroviária no trecho foi passando de mão em mão, ao longo dos tempos, e com elas o Hotel. Também sofreu várias ampliações, reformas e manutenções até ser demolido em 1970. Por volta de 1927, ele tinha 36 apartamentos, sendo dez destes conjugados, subsolo ocupado com vestiários e depósitos, entre outras benfeitorias.
O requinte arquitetônico estava presente em cada detalhe, não só ornamental como também de projeto. A parte superior do hotel ficava ao nível da estrada das paineiras. uma mini estação/plataforma de ladrilho hidráulico e colunas e estrutura toda em ferro, característico da arquitetura eclética do início do século 20.
O Hotel das Paineiras teve seus dias de glória e contou com presenças ilustres em seus quartos: os presidentes Washington Luís, Getúlio Vargas e Café Filho; Sarah Bernhardt; ele também serviu de concentração para a Seleção Brasileira de Futebol e para as equipes do Botafogo, Vasco e Fluminense nos áureos tempos.
Foto: lugaresesquecidos.com.br
 
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De volta à União desde 1970, o Hotel das Paineiras passou a fazer parte do patrimônio do Ministério da Fazenda, por um período que durou até 1982, depois disso ele foi arrendado por um grupo hoteleiro, o qual realizava seminários, cursos, reuniões, congressos e outros eventos em suas dependências. Em 1984 o Hotel foi arrendado pela Associação Educacional Veiga de Almeida, que até realizou algumas ações emergênciais, mas ele permanece fechado até hoje.
Depois de abandonado por mais de 25 anos, em 2009 decidiram abrir uma nova concessão de uso do local. Para isso abriu-se licitação e teve até concurso para escolher o projeto. Agora, um consórcio de três empresas arrematou, no dia 29 de fevereiro de 2012, a licitação feita pelo ICMBio. O edital previu investimento de R$ 43 milhões pelos concessionários, que poderão explorar por 20 anos os serviços numa área de 20.469 m², que abrange o entorno do antigo hotel. A participação da empresa Cataratas do Iguaçu, que atua no Parque Nacional do Iguaçu, foi considerada a grande novidade. As outras duas integrantes do consórcio já operam no parque da Tijuca. São elas a Estrada de Ferro Corcovado, responsável pelo Trem do Corcovado, e a Bel Tour Turismo e Transporte, que opera o acesso ao Corcovado pela Estrada das Paineiras.
 
***Vista do Hotel das Paineiras
 
Em 9 de outubro de 1884 foi finalmente inaugurada a estrada, entre o Cosme Velho e as Paineiras. Com a presença do imperador D. Pedro II, o trem subia pelos íngremes aclives, quase desafiando a lei da gravidade. Após cruzar a estação do Silvestre, o trem deteve-se para se reabastecer com água, antes de chegar a seu destino final, na estação das Paineiras. Lá todos desceram, se encaminhado para o hotel, também inaugurado nessa data. Após recepção, brindes e contemplação da maravilhosa paisagem, voltou-se ao Cosme Velho no início da noite. O trecho final da ferrovia, entre as Paineiras e o Corcovado seria entregue em 1º de julho de 1885.
 
 
 
Desde sua inauguração, o Hotel Paineiras tornou-se uma atração para todos que desejavam desfrutar um belo panorama ou até mesmo se recolher da agitação da vida na cidade, tendo o privilégio único no mundo de poder fazer isso sem ter de viajar, uma vez que o Rio é a única cidade a possuir uma floresta transformada em parque nacional em seu interior. No século passado, o hotel foi muito utilizado pelos times de futebol como concentração, em uma época ainda sem exigências exageradas de luxo e sofisticação.
 

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O destino do Hotel das Paineiras esteve durante muito tempo ligado àquele da ferrovia. Esta mudou de mãos várias vezes, primeiro em 1887, depois em 1889, sempre por problemas financeiros, e, em 1903, foi decretada sua falência. Em 1909, a Light assumiu a concessão e tratou de substituir a tração a vapor pela elétrica. No ano seguinte, começou a funcionar o novo sistema, com trens da companhia suíça Oerlikon, movidos por motores AC trifásicos de 750 volts. O contrato com a Light findou em 1970, tendo o governo do Estado da Guanabara assumido a operação. Devido à má conservação, foi necessária a substituição dos trens, o que entretanto só ocorreu em 1979. Os carros, encomendados à também empresa suíça SLM/BBC, em número de três locomotivas e três reboques, são os mesmos que estão atualmente em serviço.
 
Fotos: Google images - panoramio.com
 



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