CONHEÇA O PARQUE DA OVELHA - NO CORAÇÃO DA SERRA GAÚCHA E PARA MOMENTOS INESQUECÍVEIS




*************************************************
PARQUE DA OVELHA
************************************************
Como o próprio nome sugere, este lugar mágico, localizado no coração da Serra Gaúcha, vem de encontro com as novas modalidades de atrações e diversão do mundo moderno. E sabe porque?
Porque no mundo moderno e caótico dos dias de hoje, cada vez mais pessoas buscam o contato com a natureza e as diferentes formas de contato com animais, outrora vistos como somente de campo ou mesmo para lida de peões e pessoas acostumadas com o trabalho rural.
Há muito tempo essa realidade vem mudando, e é cada vez mais comum, parques temáticos  estarem abrindo seus espaços para a contemplação de rituais rurais, contatos com animais e vivenciar rotinas diárias destes lugares.
Assim, é o Parque da Ovelha. Um local perfeito para momentos em família, onde o contato com as dóceis ovelhas, é apenas uma das formas de encantamento deste lugar.



************************************************************
 VIVÊNCIAS
***********************************************************
A amamentação dos cordeiros é um momento em que crianças e adultos ficam em contato direto com este animal em toda sua graça e jovialidade. Os pequenos cordeiros encantam pela docilidade e amabilidade. Adaptam-se imediatamente ao contato humano  e permitem momentos de puro encantamento. ***Não há quem não se permita muito mais do que imaginou. O contato é verdadeiramente libertador. E imaginem ver de perto hábeis e ensinados cães Border Collie movimentando ovelhas!
 Um pastoreio  que exige atenção de quem vê a apresentação. Algo que o cinema já imortalizou, mas ao vivo é sen-sa-cio-nal . Todos compreendem a interação de animal e homem (O primeiro executa com maestria as ordens dadas. Seja por comandos de vóz ou por apito. O segundo parece comandar uma dança silenciosa e perfeita - onde ovelhas são conduzidas pelo gramado, observadas por um cão perfeitamente treinado.)
***Ao final fica o encantamento dos visitantes e os aplausos de quem reconhece que vivenciou e participou de um momento raro e nada comum por estas bandas.
Claro, que não poderia deixar de falar de criativos momentos como a corrida das ovelhas (que faz a todos torcerem por suas ovelhas preferidas em uma competição que gera rizos honestos e interação entre as pessoas), ou ainda a tosquia da lã da ovelha, que deixa claro o contato com funcionários e a possibilidade de conhecer tal forma de retirada da lã e ainda tirar dúvidas. Dúvidas bem comuns àqueles, que vivem em cidades de pedra e que não são beneficiados com as delícias de uma vida no campo. Portanto deixe-se levar pelo Parque e usufrua de uma estrutura diferenciada em um roteiro de história e vinhos. E não se assuste, se sair surpreso e cheio de boas histórias prá contar!
 



 
 *****************************************************************
HISTÓRIA DA CASA DA OVELHA (LATICÍNIO)
O primeiro laticínio com inspeção oficial especializado no beneficiamento do leite de ovelha no Brasil, foi a Confer Alimentos (Lacaune), localizado em Viamão (RS). A Casa da Ovelha é o segundo laticínio inspecionado que beneficia o leite. Localizada na serra gaúcha e inserida no roteiro turístico Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves, a indústria processa, aproximadamente 100.000 litros por ano. Esta produção é transformada em iogurtes, doce de leite e queijos como o Feta, Pecorino Toscano e Ricota.
Atualmente, os rebanhos da Casa da Ovelha e de quatro produtores da região somam juntos, 1.100 ovelhas Lacaune. Cada produtor divide a pequena área que possui e seu trabalho diário entre os parreirais e as ovelhas. O sistema de criação é o semiconfinamento em galpão de piso ripado, sendo que, em determinadas épocas do ano, os animais são soltos sob os parreirais. A alimentação dos animais é baseada em silagem de milho, ração, feno e pasto.
Os produtores de leite recebem da Casa da Ovelha a genética e todo o programa de acasalamento, bem como a assistência técnica necessária. Para diminuir a estacionalidade na produção de leite, são realizados quatro períodos reprodutivos ao longo do ano. Assim, têm-se dois lotes de ovelhas em lactação, um no início e outro no final deste período.
Na região de Bento Gonçalves, a ordenha das ovelhas é iniciada no primeiro dia após o parto e apenas as fêmeas continuam sendo amamentadas.

*************************************************************
Quando ir? Todos os dias do ano. Sempre há uma equipe generosa e pronta para receber.
Porque?  Por que estar em contato com as ovelhas é fascinante e o parque revela momentos de encantamento nas quatro estações do ano.
Onde? No coração do Roteiro Caminhos de Pedra na Capital do Vinho.
Quanto? R$ 15,00 é o valor do ingresso que dá direito a todas as atrações de um dia .
Dica: Não deixe de ver de perto o trabalho dos cães Border Collie. Algo inédito no Brasil (pelo menos para turistas verem esse tradicional manejo com o uso de cães pastores).

 
 Fotos: Casa da Ovelha


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FESTA MAIS CARA DA HISTÓRIA - Mohammad Reza Pahlavi

DOM RAFAEL - QUEM É O PRÍNCIPE BRASILEIRO PREPARADO PARA RESTAURAR A MONARQUIA NOS DIAS DE HOJE

PALÁCIO DE BROCOIÓ - UMA JÓIA ESQUECIDA NO RIO