O FUNERAL DA PRINCESA DIANA.

 
HOJE DEIXAREI DE FALAR DA VIDA DE UMA PERSONALIDADE. FALAREI DE SUA MORTE. HAJA VISTA, QUE A VIDA DE LADY DI, FOI CONHECIDA NO MUNDO E SUA PASSAGEM PELA TERRA, FOI SEGUIDA POR MILHÕES DE PESSOAS.
NENHUMA OUTRA FOI TÃO POPULAR, QUERIDA, IMITADA, INVEJADA, CRITICADA, DESEJADA E DESACREDITADA, DO QUE ELA.
CHEGOU NA FAMÍLIA REAL MAIS IMPORTANTE DO MUNDO PELA PORTA DE FRENTE E TODOS TIVERAM QUE SE CURVAR A SUA MAJESTADE. A FUTURA RAINHA DA INGLATERRA, SE TORNOU ÍCONE INCÓLUME E CHEGOU ONDE JAMAIS IMAGINARAM SEUS SEGUIDORES.
QUANDO PARTIU, O QUE SE VIU, FOI UM PLANETA ATÔNITO E CARENTE DE SUA PERSONALIDADE.
COMO CITEI, FALAREI DE SUA MORTE, PORQUE SUA VIDA, CADA UM DE NÓS CONHECE UM POUCO....
 
*****************************************
O Funeral de Diana, Princesa de Gales (em inglês: Funeral of Diana, Princess of Wales) foi realizado em 6 de setembro de 1997 tendo início às 9:08 da manhã após o soar dos sinos do Palácio de Kensington. O ataúde com o corpo de Diana foi movido numa carruagem militar e acompanhado por guardas reais desde o Hyde Park até o Palácio de St. James, onde ocorreu o velório de cinco dias. Durante este período, as bandeiras britânicas dos edifícios públicos permaneceram a meio mastro em sinal de respeito à Família Real Britânica.
A cerimônia oficial teve início na Abadia de Westminster e se encerrou com o sepultamento de Diana em Althorp. O Funeral de Diana de Gales é muitas vezes compreendido pela mídia como duas ocasiões distintas: uma pública na qual o caixão foi carregado e acompanhado por Charles de Gales e seus filhos e outra cerimônia privada na Abadia de Westmisnter e na propriedade da família.
 
 
O funeral de Diana não é considerado pela mídia como um Funeral de Estado, no entanto, incluiu elementos de um funeral de um chefe de estado. Após a divulgação da morte de Diana, uma série de buquês de flores foi deixado nos portões do Kensington Palace e do Palácio de Buckingham. O ataúde de Diana foi coberto com o Estandarte Real do Reino Unido e acompanhado por Welsh Guards e completou uma procissão de de 1 hora e 47 minutos pelas ruas de Londres. A cerimônia foi acompanhada por milhares de pessoas ao longo das ruas até o Palácio St. James. Após sua chegada ao Palácio St. James, o corpo de Diana passou a ser acompanhado pelo Duque de Edimburgo e seu filho Príncipe Charles, pelos príncipes William e Henry e pelo irmão de Diana, Charles Spencer.
 
 
 
 
A cerimônia formal teve lugar na Abadia de Westminster começando às 11:00 da manhã (pelo horário local) e durou cerca de 1 hora e 10 minutos. A cerimônia foi acompanhada por Margaret Thatcher, Edward Heath e pela Princesa Michael de Kent. Outras figuras mundialmente importantes também foram convidadas: Hillary Clinton, Rainha Noor da Jordânia, Henry Kissinger e Nelson Mandela. Dentre os monarcas convidados estavam presentes Margarida dos Países Baixos, Constantino II da Grécia, Juan Carlos da Espanha e Naruhito, Príncipe Herdeiro do Japão.
O cantor pop Elton John, amigo pessoal de Diana, rendeu uma homenagem à Princesa de Gales com sua música Candle in the Wind que foi reescrita e lançada como Candle in the Wind 1997.
 
 
 
DOIS MOMENTOS EMBLEMÁTICOS DA PRINCESA. COM SEU SUNTUOSO VESTIDO DE NOIVA E AO LADO DE SEU PRÍNCIPE (NÃO TÃO ENCANTADO) E FILHOS. SERIA ESSA UMA FAMÍLIA FELIZ?
 
 
APENAS MAIS UMA MÃE. UMA PRINCESA MÃE!
 
 
UM MOMENTO DE ENCANTAMENTO DE MÃE E FILHO. NESSAS HORAS O PRÍNCIPE ERA COADJUVANTE.
 
 
UMA RAINHA ATÔNITA E SEU ELEITO, DIANTE DA POPULARIDADE DE DIANA. UM MOMENTO DE REVERTER A CRÍTICA MUNDIAL E RENDER HOMENAGENS A PRINCESA, MORTA EM UM TRÁGICO ACIDENTE.
 
************************************
No funeral de Diana, seu irmão Conde Spencer disse: Acima de tudo, nós agradecemos pela vida de uma mulher que tenho muito orgulho em poder chamar de minha irmã - a única, a complexa, a extraordinária, a insubstituível Diana, cuja beleza, interna e externa, jamais se extinguirá de nossas mentes.
Após as cerimônias, Diana seria enterrada em Great Brington, porém a Família Spencer decidiu a sepultar em Althorp, a residência particular da família, para preservar a privacidade da Princesa de Gales.
 
*****************************************
 
CERTAMENTE UM MOMENTO EM QUE TODOS PARARAM PARA VER A PASSAGEM DA PRINCESA DO POVO. EU, COMO MUITOS ASSISTI VIA SATÉLITE ESSE MOMENTO, QUE MARCOU NA HISTÓRIA O FIM DA MAGIA REAL DE UMA PRINCESA QUE O MUNDO HAVIA ADOTADO. POR ALGUMAS VEZES ESTEVE NO BRASIL E TEVE EM LÚCIA FLECHA DE LIMA (EMBAIXATRIZ BRASILEIRA), UMA GRANDE AMIGA E CONFIDENTE.
 
HOMENAGEM A PRINCESA, FEITA PELA  AUTORA CARLA COSTEIRA EM LUSO POEMAS.
Eras a mulher de rosto perfeito
Teu corpo era de modelo
E ligeiramente musculado
Bela por dentro e por fora
Parecias um cisne que baila num lago.
****************
Vivias a vida num palco
Os súbditos eram o público que te aplaudiam
Eles com flores te rodeavam
E teu nome deu lugar à rosa
A princesa que eles mais amavam.
********************
O amor que não tinhas em casa
O encontraste fora dela
Sinto saudades de te ver neste mundo
Com teu olhar puro e cheio de carinho
Aprendemos contigo a demonstrar afeição pelo próximo
E não ter preconceito de a todos estender a mão
Nos palácios eras a peça mais importante
Tal como para a música é o refrão.
****************
Teu corpo repousa numa pequena ilha
Cercada de água pouco agitada
Céus se movem quando tua alma se eleva
O envolver dos anjos faz-te ganhar asas
E voas como dançavas nas melhores salas
Corações se apaixonam pelos teus ares
E vozes se entoam que chegou a hora de reinares
O mito que mais brilha és tu princesa de gales.
*************
Ler mais: http://www.luso-poemas.net
 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FESTA MAIS CARA DA HISTÓRIA - Mohammad Reza Pahlavi

DOM RAFAEL - QUEM É O PRÍNCIPE BRASILEIRO PREPARADO PARA RESTAURAR A MONARQUIA NOS DIAS DE HOJE

PALÁCIO DE BROCOIÓ - UMA JÓIA ESQUECIDA NO RIO