RAINHA DA SUCATA - MATE ESSA SAUDADE.

 
 
A RAINHA DA SUCATA.
NESTE MOMENTO, ABRO ESPAÇO EM MEU BLOG, PARA PODEREM MATAR A SAUDADE DESTA NOVELA, QUE TROUXE UMA DAS MAIS ENVOLVENTES TRAMAS DA TELEVISÃO BRASILEIRA.
REGINA DUARTE, NO AUGE DE SUA CRIAÇÃO, TORNOU-SE O ROSTO MAIS VISTO NO PERÍODO EM QUE A NOVELA  ESTEVE NO AR. O BRASIL INTEIRO PREOCUPADO COM AS PERIPÉCIAS DO AMOR DE SUA PERSONAGEM.
A SUCATEIRA, TORNOU-SE UM DOS MAIORES SUCESSOS DA REDE GLOBO.
 
**************************
Rainha da Sucata é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida de 2 de abril a 29 de outubro de 1990, com 179 capítulos.Foi escrita por Sílvio de Abreu, tendo como co-autores Alcides Nogueira e José Antonio de Souza, e dirigida por Jorge Fernando, Fábio Sabag e Jodele Larcher.
 
***************************
 
Ambientada em São Paulo, a trama de Rainha da Sucata retrata o universo dos novos-ricos e da decadente elite paulista contrapondo duas personagens femininas, a emergente Maria do Carmo (Regina Duarte) e a socialite falida Laurinha Figueroa (Glória Menezes). Maria do Carmo enriquece com os negócios do pai, o vendedor de ferro-velho Onofre (Lima Duarte), e se torna uma bem-sucedida empresária, mas mantém os hábitos de seu passado humilde. Ela mora com o pai e a mãe, Neiva (Nicette Bruno), no bairro de Santana, na zona norte de São Paulo.
Apaixonada por Edu Figueroa (Tony Ramos), que a desprezara e humilhara na juventude, ela decide “comprá-lo”: propõe casar-se com ele para ajudar sua família, de origem tradicional, mas à beira da falência. Edu aceita a proposta, e a emergente, após o casamento, vai morar no casarão dos Figueroa, nos Jardins, sofisticado reduto da cidade. Na nova casa, Maria do Carmo passa a viver um pesadelo por causa de Laurinha. Casada com Betinho (Paulo Gracindo), pai de Edu, a socialite é obcecada pelo enteado e faz de tudo para conquistá-lo, e não vai deixar a sucateira Maria do Carmo, em paz.
 
 
 
GLÓRIA MENEZES FOI A VILÂ LAURINHA ALBUQUERQUE FIGUEROA.
 
A trama também foi marcada pela inesquecível personagem Dona Armênia (Aracy Balabanian), armênia que mora no Brasil há anos, com os filhos Gera (Marcello Novaes), Gino (Jandir Ferrari) e Gerson (Gerson Brenner), que trata como se fossem bebês. Gerson, por sinal é o braço direito de Maria do Carmo na empresa, com quem acaba se envolvendo no início da trama. Os três irmãos mais tarde vão acabar disputando o amor da jovem Ingrid (Andrea Beltrão). Dona Armênia acaba conquistando os direitos do território onde a empresa de Maria do Carmo é erguida, e resolve demolir o edifício. Sua frase "Vou botar essa prédio na chaon!" marcou a trama e a personagem.
 
 
Outras tramas também merecem destaques como a da jornalista Paulinha (Cláudia Ohana), que apaixonada pelo trabalho, acaba se envolvendo com Edu e passa a fazer matérias sobre a derrocada da família Albuquerque Figueroa. Ainda na trama tem Jonas (Raul Cortez), o pai misterioso de Paulinha, um homem sério e simpático, que trabalha como copeiro na mansão dos Figueroa, e guarda grandes segredos sobre o seu passado e seu envolvimento misterioso com Laurinha.
 
******************************
CURIOSIDADES SOBRE A PRODUÇÃO:
 
Rainha da Sucata foi a primeira novela "das 8" escrita por Sílvio de Abreu, que até então havia assinado várias tramas apresentadas às 19 horas. Ele foi designado para escrever uma telenovela humorística para as 20 horas. Nesta época, havia uma determinação do Departamento de Teledramaturgia da Rede Globo em evitar a apresentação de enredos excessivamente dramáticos neste horário, que começou com a exibição de O Salvador da Pátria. Entretanto, esta proposta só prevaleceu no início da trama; a partir da segunda metade, a novela deixou de lado a veia humorística e passou a ser, de fato, uma história mais séria.
*******************
Em 17 de julho de 1990, enquanto Rainha da Sucata estava no ar, a emissora estreou a minissérie Boca do Lixo, em oito capítulos, também de autoria de Sílvio de Abreu. Ainda neste mês, Sassaricando, que também foi escrita por Sílvio, passou a ser reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo. Durante duas semanas, a Rede Globo apresentou três atrações diárias escritas pelo mesmo autor.
********************
O personagem de Paulo Gracindo, Betinho, usava uma expressão recorrente quando se referia às atitudes de sua mulher, “coisas de Laurinha”, que acabou se transformando em um bordão reproduzido pelo público.
*******************
Claudia Raia engordou dez quilos para viver Adriana. A certa medida, a atriz disse a Silvio de Abreu que não aguentava mais ficar tão acima de seu peso e, a partir daí, o autor criou cenas hilárias em que a personagem começa a fazer uma rígida dieta para tentar conseguir um trabalho. Em uma das cenas, para perder calorias, Adriana se enrola em um plástico de PVC, corre e pula corda na sala de sua casa.
********************
A abertura da novela Rainha da Sucata, Hans Donner usou o ventilador, a mola, o balde, o manequim e outras coisas para transformá-las numa animação em Stop-Motion (Uma fêmea que veio do lixo é uma dançarina animada em Stop-Motion).
 
 
CLAUDIA RAIA E ANTONIO FAGUNDES, FAZIAM PARTE DA PARTE CÔMICA DA TRAMA. CENAS DA ATRIZ FICARAM FAMOSAS E A  GAGUEIRA DE FAGUNDEZ UM ÍCONE. NESTE MESMO NÚCLEO, SURGIRIA MARISA ORTH, QUE FICARIA CONHECIDA PELA SUA VEIA CÔMICA.
 
********************
Aracy Balabanian, que viveu a Dona Armênia na trama, apesar de nascida em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, é filha de armênios, que vieram para o Brasil fugindo da Primeira Guerra Mundial. Dessa forma, pôde emprestar o sotaque e alguns costumes de seu povo de origem à sua personagem, além de auxiliar no trabalho da equipe de produção de arte.
**********************
A novela marcou as estreias de Marisa Orth e Cleyde Yáconis em novelas da TV Globo.
Rainha da Sucata foi o primeiro trabalho de Andréa Beltrão na TV após o sucesso do seriado Armação Ilimitada.
*********************
A trama também fez grande sucesso no exterior, sendo vendida para, entre outros países, Angola, Bolívia, Canadá, Chile, Espanha, Costa Rica, Estados Unidos, Guatemala, México, Nicarágua  e Paraguai.
********************
 
ABAIXO ALGUNS DOS SUCESSOS DA TRILHA SONORA DA NOVELA, NO DISCO ONDE VINHA NA CAPA A ATRIZ CLAUDIA RAIA. 

  1. "Me Chama Que Eu Vou" - Sidney Magal (tema de abertura)
  2. "Foi Assim (Juventude e Ternura)" - Wanderléa (tema de Maria do Carmo e Edu)
  3. "Coração Pirata" - Roupa Nova (tema de Maria do Carmo)
  4. "Cigano" - Djavan (tema de Renato)
  5. "Próxima Parada" - Marina Lima (tema de Rafael e Alíde)
  6. "A Mais Bonita"– Maria Bethânia (tema de Laurinha)
  7. "Na Captura" – Ary Sperling (tema de locação)
  8. "Coisas da Vida" - Milton Nascimento (tema de Edu)
  9. "Nua Idéia" - Gal Costa (tema de Caio)
  10. "Meninos e Meninas" - Legião Urbana (tema de Paula)
  11. "Mais Você" - Ritchie (tema de Adriana)
  12. "Lanterna dos Afogados" - Os Paralamas do Sucesso (tema de Ingrid)
  13. "Naquela Estação" - Adriana Calcanhotto (tema de Mariana)
  14. "Em Busca do Amor"– Ary Sperling (tema de Neiva
 
 
 
 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FESTA MAIS CARA DA HISTÓRIA - Mohammad Reza Pahlavi

DOM RAFAEL - QUEM É O PRÍNCIPE BRASILEIRO PREPARADO PARA RESTAURAR A MONARQUIA NOS DIAS DE HOJE

PALÁCIO DE BROCOIÓ - UMA JÓIA ESQUECIDA NO RIO