PRAZER! MY NAME IS ARETHA FRANKLIN



Aretha Louise Franklin (Memphis, 25 de março de 1942) é uma cantora norte-americana de gospel, R&B e soul que virou ícone da música negra. Foi considerada a maior cantora de todos os tempos pela revista Rolling Stone e, pela mesma revista, a nona maior artista da música de todos os tempos.
 
******************************************
EU TIVE O PRAZER DE CONHECER ARETHA, EM MOMENTOS EM QUE SUA FAMA NÃO ERA TÃO POPULAR. ASSIM, PUDE VER , OU MELHOR OUVIR ESSAS VOZ, SEM ENHUMA OUTRA OPNIÃO OU MESMO CRÍTICA.
NO DVD DE ANIVERSÁRIO DE 25 ANOS DE "ARISTA RESCORDS", UM DOS GRANDES MOMENTOS É QUANDO ESSA DIVA ENTRA EM CENA. O FINAL DO DVD É APOTEÓTICO, QUANDO NOSSA ETERNA WHITNEY CANTA. MAS ISSO É OUTRA HISTÓRIA.
ARETHA TEVE UMA VIDA CONTURBADA E FOI TRATADA DESDE OS PRIMÓRDIOS DA CARREIRA COMO UMA GRANDE DIVA DA MÚSICA MUNDIAL.
ASSUSTA, SABER, QUE A SUA VIDA FOI TÃO ASSUSTADORA. MAS SABEMOS QUE O QUE IMPORTA É A ICONICIDADE QUE ENVOLVE ESTE MITO.
COM VOCÊS. ARETHA FRANKLIN!
 
********************************
 
 
Nascida em Memphis, criada em Detroit, Michigan, Aretha tornou-se a primeira mulher a fazer parte do Rock & Roll Hall of Fame em 3 de janeiro de 1987. Recebeu os apelidos de "Rainha do Soul" ou "Dama do Soul". Reconhecida por suas habilidades na música soul e R&B, também é uma adepta de jazz, rock, blues, pop e até mesmo ópera. Ela é geralmente reconhecida como uma das melhores vocalistas da história da música por publicações de porte da revista Rolling Stone e do canal de televisão VH1. É a segunda cantora a possuir mais prêmios Grammy na história, atrás apenas de Alison Krauss. Aretha possui dezoito prêmios competitivos e três honorários. O estado de Michigan declarou a voz de Franklin como sendo uma maravilha natural.
Apesar de todo o sucesso, Franklin possui apenas dois singles que foram para o primeiro lugar na lista dos mais vendidos dos Estados Unidos segundo a revista Billboard: "Respect", na década de 1960 (sua canção mais conhecida) e "I Knew You Were Waiting (For Me)", um dueto com George Michael. No entanto, vários singles dela já apareceram entre os 20 mais vendidos na lista daquela publicação, como "Think", "I Say a Little Prayer", "Until You Come Back to Me", "Chain of Fools", "(Sweet, Sweet Baby) Since You've Been Gone", "Call Me", "Ain't No Way", "Don't Play That Song (for me)", "Freeway of Love", entre outros.
 
Prêmios Grammy ganhados por Aretha Franklin
AnoCategoriaTítulo da canção ou álbum
1968Melhor Gravação de R&B"Respect"
1968Melhor performance vocal feminina de R&B"Respect"
1969Melhor performance vocal feminina de R&B"Chain Of Fools"
1970Melhor performance vocal feminina de R&B"Share Your Love With Me"
1971Melhor performance vocal feminina de R&B"Don't Play That Song"
1972Melhor performance vocal feminina de R&B"Bridge Over Troubled Water"
1973Melhor performance vocal feminina de R&BYoung, Gifted and Black
1973Melhor performance feminina de soul/gospel"Amazing Grace"
1974Melhor performance vocal feminina de R&B"Master Of Eyes"
1975Melhor performance vocal feminina de R&B"Ain't Nothing Like The Real Thing"
1982Melhor performance vocal feminina de R&B"Hold On I'm Comin'"
1986Melhor performance vocal feminina de R&B"Freeway Of Love"
1988Melhor performance vocal feminina de R&BAretha
1988Melhor performance vocal de R&B por dupla ou grupo"I Knew You Were Waiting (For Me)" (com George Michael)
1988Melhor performance feminina de soul/gospel"One Lord, One Faith, One Baptism"
1991Prêmio de lenda da música--
1994Prêmio pelo conjunto da obra--
2004Melhor performance vocal tradicional de R&B"Wonderful"
2006Melhor performance vocal tradicional de R&B"A House Is Not A Home"
2008Melhor performance vocal de soul/gospel por dupla ou grupo"Never Gonna Break My Faith" (com Mary J. Blige)
 
 
 
 
 
****************************************
Um compacto com os melhores momentos. Assim pode ser definida "Aretha: From These Roots", autobiografia -lançada nos EUA no ano passado e ainda sem previsão de tradução para o Brasil- da cantora norte-americana Aretha Franklin, 57.
Sobra confete e falta autoflagelação na obra, que tem como co-autor o jornalista David Ritz, responsável também pelos relatos biográficos de Ray Charles, Etta James e B.B. King.
No livro de Aretha, fatos frugais ganham capítulos inteiros, enquanto aspectos biográficos menos edificantes tomam conta de parcos parágrafos.
Quem lê a obra fica sem saber, por exemplo, de onde vêm os atritos responsáveis pelo fogo que sai da garganta da cantora, reconhecida não só como a melhor intérprete de soul music, como também dona de uma das mais belas vozes deste século.
Ricos em detalhes são os trechos em que Aretha descreve a infância -com direito ao cardápio familiar- e os momentos ao lado do pai, o reverendo Clarence LaVaughn Franklin, amigo pessoal de Martin Luther King Jr. Nessas partes mais detalhadas, Aretha aproveita para colocar pingos em alguns "is". Entre eles, há o boato disseminado de que sua mãe, Barbara Siggers, teria abandonado a família. A cantora nega com veemência.
Traz a ascensão de uma cantora que passou com rapidez do louvor a Deus por meio da música gospel para um contrato com a Columbia Records. Relata o ápice da carreira, a assinatura com a Atlantic e o reconhecimento como primeira-dama da soul music.
FONTE: JC ONLINE
***********************
A ROLLING STONE ( REVISTA ESPECIALIZADA) COLOCOU ARETHA ENTRE OS MAIORES ÍCONES DO SÉCULO, NO MUNDO DA MÚSICA. A REVISTA RETRATOU A TORMENRA DA VIDA DA ACANTORA E OS MEDOS QUE SEM DÚVIDA, FORAM LIBARADOS PELA SUA LINDA VOZ.
NA DÚVIDA, NADA MELHOR DO QUE OUVIR "AMAZING GRACE" NA VOZ DESSA DIVA.
FIQUE A VONTADE.
 
 
 
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FESTA MAIS CARA DA HISTÓRIA - Mohammad Reza Pahlavi

DOM RAFAEL - QUEM É O PRÍNCIPE BRASILEIRO PREPARADO PARA RESTAURAR A MONARQUIA NOS DIAS DE HOJE

PALÁCIO DE BROCOIÓ - UMA JÓIA ESQUECIDA NO RIO