MARILYN MONROE - THE BLOND POWER


TODO O PODER DA LOIRA 
 
***QUAL MINHA SURPRESA DE HOJE, EM CONVERSAR COM CAMILA SARAIVA SOBRE O MITO LOIRO DO CINEMA. UMA SURPRESA GOSTOSA, EM SABER QUE NOSSA MARILYN MONROE AINDA É REVISITADA PELAS NOVAS GERAÇÕES QUE SE APAIXONAM PELO SEU ESTILO OU AINDA PELA SUA BELEZA ATERRADORA. ELA FOI O GRANDE MITO DO CINEMA, MAS NÃO CONSEGUIU SER A GRANDE MULHER.
DONA DE LINDO CORPO, ERA O MEDO E SOLIDÃO PERSONIFICADOS. FIQUEI FELIZ EM REVELAR UM POUCO DO "DOSSIÊ", SOBRE ESTA ATRIZ QUE AINDA ENCANTA A NOVA JUVENTUDE.  UM DOS ROSTOS MAIS EMBLEMÁTICOS DO CINEMA.***
 
( PARA CAMILA SARAIVA COM CARINHO)
 
*****Marilyn Monroe (nome artístico de Norma Jeane Mortenson; Los Angeles, 1 de junho de 1926 — Los Angeles, 5 de agosto de 1962) foi uma das mais célebres atrizes norte-americanas. É uma das mais famosas estrelas de cinema de todos os tempos, um símbolo de sensualidade e um ícone de popularidade no século XX.
Infância e Vida no Orfanato
Quando Norma Jeane ( conhecida publicamente como Marilyn Monroe) nasceu, Gladys reconheceu que não sabia criar filhos e a entregou aos cuidados da babá Ida Bolender. Muito rígida, Ida batia na menina com uma correia desde os 3 anos de idade, até que um dia, Della, sua avó materna a roubou. Mas como tinha problemas de cabeça, Della uma vez tentou estrangulá-la com suas próprias mãos. Norma Jeane fez de tudo para se defender, mas a avó a amarrou e a trancou em um armário. Quando foi encontrada horas mais tarde, já estava quase asfixiada, lamentável incidente que causou um trauma muito grande em sua infância, pois a Norma Jeane sempre tinha horríveis pesadelos.
Quando Della morreu tragicamente em um manicômio algum tempo depois, deixou uma pequena herança `a sua filha. Isso possibilitou Gladys comprar uma casa simples próximo de Hollywood Boulevar onde pudesse viver com sua própria filha. Porém, logo após ela têve uma crise mental e precisou ser transferida para uma clínica psiquiátrica. `A partir de então, Norma Jeane passou `a viver com famílias diferentes: primero com os Arliss, um casal de artistas britânicos, quando completou nove anos foi responsabilizada aos cuidados do casal Giffen, e em pouco tempo passou a morar com os Carrol.
Tudo parecia ir muito bem, até que eles resolveram alugar um cômodo na casa do senhor Kimmel. No dia 13 de Setembro de 1935, aproveitando que o senhor e a senhora Carrol não estavam, kimmel obrigou Norma Jeane a fazer certas coisas obscenas e depois fugiu. Quando o casal Carrol finalmente voltou, ela, chorando, contou-lhes o que havia acontecido e o senhor Carrol concluiu que deveria desfazer-se da menina, pois esta era uma ameaça para qualquer família decente. Norma Jeane foi então arrastada para o orfanato Orfan's Home Society, em Los Angeles, e chorando, gritava que não era orfã e que não poderiam deixá-la ali. Esse foi um dia no qual ela nunca esquecera, pois sendo apenas uma vítima inocente de um predador, fora ela quem recebera o castigo.
Sua vida no orfanato era triste e vazia, porém, quando ela completou 10 anos de idade, foi feito uma pequena festa para comemorar seu aniversário. Norma Jeane ficou muito feliz quando a trouxeram um bolo enfeitado e suas amigas cantaram parabéns. Emocionada e cheia de esperanças, ela fechou os olhos para fazer um pedido enquanto apagava as velinhas. Mas quando ia partir o bolo, uma funcionária a empurrou fortemente e o guardou no armário. Uma de suas coleguinhas lhe disse que aquele bolo era de madeira e que era usado para cantar parabéns para cada criança do orfanato.
Esta é uma parte da história da atriz de cinema, cantora e modelo americana Norma Jeane, uma criança que conviveu com a solidão, o medo,e a insegurança. Uma adolescente que morou em diferentes lares e orfanatos, e que chegando a ser um dos principais símbolos sexuais de todos os tempos, foi também vítima de abusos sexuais.
 

O nome de batismo de Marilyn Monroe era Norma Jeane Mortenson - Muitos confundem seu nome do meio com "Jean". Ela nasceu no County Hospital em Los Angeles. Ela não conheceu seu pai biológico, fato que a deixava muito abalada. Muitos biógrafos acreditam que o pai biológico de Marilyn era Charles Stanley Gifford, um agente de vendas do estúdio RKO, onde Gladys Pearl Monroe, a mãe de Marilyn, trabalhava. Ela era editora de filmes, mas graves problemas psicológicos a impediram de permanecer no emprego e ela foi internada em um hospício.
 
No dia 19 de julho de 1942 casou com Jimmy Dougherty, de 21 anos, com quem namorava há seis meses. Segundo Jimmy, ela era uma menina doce, generosa e religiosa e que gostava de ser abraçada. Até então, Norma Jeane amava Jimmy e eles estavam muito felizes juntos, até que ele entrou para a Marinha e foi transferido para o Pacífico Sul, em1944.
 
 
 
Norma Jeane e Jimmy divorciaram-se em junho de 1946, pois ele não aceitava que ela se tornasse uma atriz. Norma assinou seu divórcio antes mesmo de assinar seu primeiro contrato na vida, dessa vez foi contratada oficialmente pela Twentieth Century Fox em 26 de agosto de 1946, com um salário de 125 dólares por semana. Pouco tempo depois, tingiu seu cabelo de loiro claríssimo e mudou seu nome artisticamente para Marilyn Monroe, Monroe era o sobrenome da sua avó materna e Marilyn o nome mais chique da época.
 
O sucesso de Marilyn em Niagara lhe rendeu, no mesmo ano, os papéis principais em Gentlemen Prefer Blondes (br:Os Homens Preferem as Loiras, de Howard Hawks, que contou com a participação de Jane Russell, e How to Marry a Millionaire (br: Como Agarrar um Milionário, de Jean Negulesco, com participação de Lauren Bacall e Betty Grable. A revista Photoplay votou em Marilyn como melhor atriz iniciante de 1953 e, aos 27 anos de idade, ela era sem dúvida a loira mais amada de Hollywood.
 

 
No dia 14 de janeiro de 1954, Marilyn casou com seu namorado, o jogador de beisebol Joe DiMaggio, em São Francisco, na Califórnia. Eles namoravam há dois anos quando Joe pediu a seu agente que organizasse um encontro para os dois jantarem e a pediu em casamento.
 
 
 
No dia 29 de junho de 1956 Marilyn casou-se com seu novo namorado, o dramaturgo Arthur Miller. O casal se conheceu através de Lee Strasberg, e amigos disseram que ela o deixava de "joelhos bambos".
 
 
 
Marylin já era amante de Kennedy muito antes dele entrar na Casa Branca. Kennedy ficara obcecado por ela durante sua recuperação de uma operação na coluna que o deixou imobilizado. Seu irmão Bobby pendurou, de cabeça para baixo, um poster onde Marilyn vestia um blusa decotadíssima, um short curto e estava de pernas totalmente abertas, em frente à cama do seu quarto e isso fez Kennedy ficar loucamente atraído por ela.
O caso entre eles teve início depois de seu divórcio de Joe di Maggio e continuou enquanto ela esteve casada com Arthur Miller. Eles se encontravam na suíte dele do Carlyle Hotel, em Nova Iorque, ou na casa de praia de Peter Lawford, em Santa Monica. O FBI grampeou a casa de praia de Lawford e John Edgar Hoover, o chefe do FBI, usou as gravações para manter seu cargo quando Kennedy tentou demiti-lo. Hoover também insinuou que alguém mais havia grampeado a casa - a Máfia, com que Kennedy cruzara durante as eleições.
 
 
Na manhã de 5 de agosto de 1962, aos 36 anos, Marilyn faleceu enquanto dormia em sua casa em Brentwood, na Califórnia. A notícia foi um choque, propagada pela mídia, explorando sobretudo o caráter misterioso em que o fato se deu, prevalecendo a versão oficial de overdose pela ingestão de barbitúricos. O brilho e a beleza de Marilyn faziam parecer impossível que ela tivesse deixado a todos. Ninguém sabe de fato o que aconteceu naquela noite. Ouviu-se o barulho de um helicóptero. Uma ambulância foi vista esperando fora da casa dela antes que a empregada desse o alarme. As gravações de seus telefonemas e outras evidências desapareceram. O relatório da autópsia foi perdido. Toda a documentação do FBI sobre sua morte foi suprimida e os amigos de Marilyn que tentaram investigar o que acontecera receberam ameaças de morte. No dia 8 de agosto de 1962, o corpo de Marilyn foi velado no Corridor of Memories, nº 24, no Westwood Memorial Park em Los Angeles.
 
 
 
 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FESTA MAIS CARA DA HISTÓRIA - Mohammad Reza Pahlavi

DOM RAFAEL - QUEM É O PRÍNCIPE BRASILEIRO PREPARADO PARA RESTAURAR A MONARQUIA NOS DIAS DE HOJE

PALÁCIO DE BROCOIÓ - UMA JÓIA ESQUECIDA NO RIO