Reinaldo Arenas- Um herói de nossos tempos- Vale apena ler!

 
 
 
****Hoje meu blog dedica seu espaço para falar de um personagem um pouco esquecido da história iberoamericana.  Assim, escrevo para falar sobre um homem que enfrentou perseguições do governo Fidel Castro e que buscou a lliberdade de expressão para os homossexuais.
 
*****************************************************
 
R E I N A L D O       A R E N  A S
 
*****************************************************
 
 
 
Na história da humanidade existem homossexuais, que foram descritos como heróis por suas belas condutas e por lutarem politicamente a favor de seus ideiais e em busca de dignidade.
Nos anos 20 e 30 surgiram nomes como T.E Lawrence e Federico Garcia  Lorca, que por sua vez jamais assumiram suas opções sexuais. Por isso você não encontrará detalhes em suas biografias. Em 1920 ele se empenhou na libertação para independência de povos árabes. (Lawrence da Arábia, retratou sua epopéia, sem mencionar sua opção sexual). Digamos que apenas um sutil apego a rapazes.
 Já Garcia lorcatem até sua morte como tragédia. Este espanhol de Granada foi amigo de Buñuel e Salvador Dali. Lutou na Espanha para conseguir mais cultura para o povo. Foi preso em 16 de agosto de 1936 e fuzilado por militares do general franco ( que ficou quase 40 anos no poder), por suas idéias libertárias e por sua conduta gay.Intolerada pelo regime fascista. Portanto, entraram para a lista de homens de coragem. De muita coragem!
 
 
***O ator Javier Bardem, revive a história de Arenas no filme  (Antes do anoitecer).
********************************************************************
 
Reinaldo não foi só apenas um escritor notável de Cuba, mas sem dúvida um belo exemplo contra a tirania em países dominados por estadistas insanos.
No relato encontrado no livro original ( Antes que Anochezca), sabemos que Arenas foi pego de surpresa pelos atentados contra sua liberdade pessoal e pela sua liberdade criativa.
Num ambiente de muitas tias e criado no interior, viu seu fascínio por homens crescer cada vez mais. Adorava contemplar meninos nus no rio Lírio, dali para a masturbação precoce ( antes dos 10 anos), foi um rápido processo. Sua sexualidade (pasmem) foi primeiro resolvida com animais, troncos e logo depois com os garotos. ****DIGO PASMEM -diante do puritanismo que envolve a descoberta da sexualidade nos dias de hoje. Como se não fosse algo natural e humano. Quase beirando o demoníaco.
Voltemos! Estudou na universidade de Havana e teve suas namoradas.
Mas devido a dedicação as missões ligadas à terra em épocas de Revolução. Conheceu em uma granja Raúl, que ficou conhecido como o primeiro amante do escritor.  *** Acho tão lindo o termo amante. Remete a amar sem culpa e ir embora quando este acabar...
Com Raúl, Arenas descobriu a existência de uma bar gay... e Raúl o ambandonou.... daí reinaldo teve a certeza sobre a ausência de monogamia nas relações homossexuais.
"Talvez pela própria natureza, por instinto, existe uma tendência para a dispersão, os amores múltiplos e a promiscuidade", escreveu ele em sua poética autobiografia.
Logo em seguida teve seu único livro publicado em Cuba escrito. Chamava-se CELESTINO ANTES DEL ALBA.
 
**********************************
Ainda naquela época conheceu o jovem Miguel, um homem impetuoso e assumidamente gay. Também contrário aos fuzilamentos de Fidel e contra a situação política de um home que estava no poder- naquela época somente à quatro anos.
Dizem que desapareceu em um campo para prisioneiros.
 
 
 
 
 
Com Miguel e seus amigos, Arenas se deu conta das diversas dificuldades de viver em Cuba, sem liberdade para ousar com sua criatividade e sem poder fazer com seu corpo o que bem queria. Nos anos de chumbo, a homossexualidade era tratada com agressões, humilhações e até a morte.
Em 1966, recebe um premio de consolação por sua obra ( EL MUNDO ALUCINANTE), assim começou a estreitar sua relação   com o governo e um novo amante apreceu em sua vida.
O mesmo amante que lhe conseguiu um emprego no Instituto Cubano do Livro. Naquela época já havia vida gay no país...
Segundo o escritor existiam algusn tipos de gays ( que não deveria ser difícil ocultar no meio do período militar vivido pela ilha de Fidel).
1- bicha da coleira - Ao ser presa fazendo escândalo, era conduzida pela polícia puxada por um gancho preso em uma coleira e era mantida nos campos de trabalhos forçados.
2-bicha comum - que se dá bem com todos da mesma espécie.
3-bicha enrustida - aquela bicha que ninguém desconfia, que se casa e que tem filhos.
4-bicharégia - um tipo específico em países comunistas, tendo vínculos com o governo, goza de  prívilégios e pode ser bicha publicamente.
O outros livros do autor só chegariam ao seu país por edições feitas em outros países ( um total de 20).  Assim que sua fama e conduta gay aumantavam em Cuba, aumantava também seus inimigos. Por isso seus originais eram contrabandeados para fora e lá editados e impressos.
 
Em 1973 começou seu longo calvário. Depois que ele e um amigo transaram com três rapazes, estes roubaram suas roupas. Após ter conseguido prendê-los com a ajuda de um policial, foi acusado de abusso sexual e preso. Assim, começou um grande número de humilhações e confinamentos. Até tentativas de suicídio em algusn presídios.   Como ficou conhecido como um exímio praticante de sexo oral, foi obrigado au usar um aplaca escrito  BEZERRITA. Em 1980, Fidel deu para seus indesejáveis irmãos de País, uma permissão para que fossem embora de Cuba. Assim sendo, foi para a big Apple e em Nova York, começou sua vida social e anticastrista. O que seu brilho USA, durou pouco...  Lá por volta de 1987, foi diagnosticado como portador da AIDS. Como não existiam coquetéis, sua vida foi ficando cada vez mais difícil. Em 7 de setembro de 1990, deu fima a sua vida depois de concluir Antes que anoiteça -  Certamente sem ter dado conta na sua contribuição política libertária de sua terra e do heroismo em busca da liberdade total.  Mal sabe ele que até hoje, buscamos o mesmo... LIBERDADE TOTAL para todos.....
 
****************************************************
 

Reinaldo Arenas – Aquela criança de sempre

Sou esse menino desagradável,
sem dúvida inoportuno,
de cara redonda e suja,
que fica nos faróis,
onde as grandes damas tão bem iluminadas,
ou onde as meninas que parecem levitar,
projetam o insulto de suas caras redondas e sujas.
Sou uma criança solitária,
que o insulta como uma criança solitária,
e o avisa:
se por hipocrisia você tocar na minha cabeça,
aproveitarei a chance para roubar-lhe a carteira.
Sou aquela criança de sempre,
que provoca terror,
por iminente lepra,
iminentes pulgas, ofensas,
demônios e crime iminente.
Sou aquela criança repugnante,
que improvisa uma cama de papelão
E espera, na certeza,
que você me acompanhará.
 
 
Texto: pesquisa pessoal
Fotos: google images
Poema: blog.factível
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FESTA MAIS CARA DA HISTÓRIA - Mohammad Reza Pahlavi

DOM RAFAEL - QUEM É O PRÍNCIPE BRASILEIRO PREPARADO PARA RESTAURAR A MONARQUIA NOS DIAS DE HOJE

PALÁCIO DE BROCOIÓ - UMA JÓIA ESQUECIDA NO RIO