A VIDA GLORIOSA DE MARIA CLARA TAPAJÓS - PRIMEIRA DAMA DO HOTEL GLÓRIA

 A VIDA DE MARIA CLARA NA SUÍTE PRESIDENCIAL DO PRIMEIRO HOTEL PALÁCIO DO BRASIL.
UMA DAS PROTAGONISTAS DO GLAMOUR EM UM RIO DE JANEIRO QUE NÃO VOLTA MAIS.
 
MUITO PRAZER EM APRESENTAR! MARIA CLARA TAPAJÓS E SEUS 44 ANOS COMO A RAINHA DO HOTEL GLÓRIA.
********************************************************************************
 
Hoje, furto-me o direito de falar um pouco, sobre uma personagem pouco conhecida do glamour do Rio de Janeiro. A mulher que ao lado do marido Eduardo Tapajós imortalizou um dos ícones hoteleiros do Brasil. O famoso Hotel Glória ( Comprado mais recentemente por Eike batista), que agora em mãos menos charmosas, agoniza sua história na esperança de uma restauração e uma volta a brilhar.
 
 
***Maria Clara em recente recepção na cidade maravilhosa.
 
 
 
***Ao redor de mesas como esta, nossa homenageada viveu. Rodeada de amigos  ela e o marido reinaram no café society carioca.
 
*******************************************************
Mari Clara, foi mulher do homem que comandou o Hotel Glória por mais de 40 anos.
O famoso prédio em questão, foi fundado pela família Rocha Miranda e foi desenhado por Joseph Gire, o mesmo que fez o projeto do Copacabana Palace ( maior ícone hoteiro da américa do sul).
 
 
 
****************************************
 
Em 2008 Maria Clara, abandounou a cobertura triplex do hotel Glória, onde viveu suano  história com o Rio de Janeiro, por mais de 44 anos. Mudou-se para os famos apartamentos atuais da Lagoa e vendeu sua famosa moradia por cerca de 80 milhões ao empresário Eike Batista.
Durante muito tempo de sua vida, bastava chamar os fucnionários do hotel por uma campainha, mas hoje muita coisa mudou.
Depois de 64 anos de vida, tornou-se uma mulher se dá ao luxo de ir ao supermercado, à feira, e outros afazeres rotineiros, que nada lembram seus dias e noites no icônico hotel carioca.
A dama da ERA TAPAJÒS, nasceu em Recife, onde foi uma sinhazinha do engenho. Seu pai que viveu pouco mais de um século foi dono de um grupo que englobou empresas de cimento, plantio e refino de açúcar e muitas outras lucrativas atividades.
Ainda menina foi transferida para o Rio de Janeiro, afim de receber sua educação acadêmica no Colégio Santa Marcelina.
No ano de 1964 ela e a mãe se hospedaram no Hotel Glória, afim de a jovem fazer exames no cérebro, após ter termindao os estudos e voltado a terra Natal.
Foi neste clima que Eduardo começou a paquerar a moça.
Deu certo. Casaram-se e uma nova era começou no Hotel, onde o casal transformou o empreendimento em um palácio particular.
Até os anos 80 eles reinaram nas noites do Rio e saiam  com frequência assombrosa. Figurinhas frequentes ao lado da célebre Carmem Mayrink Veiga.
No hotel não possuia grandes responsabilidades administrativas, mas podia ser vista decorando quartos e ambientes, ou ainda recebendo hóspedes ilustres.
Em 1998, o ano foi marcado pelo desastre de helicóptero de onde ela sai viva já o marido e dois amigos tiveram seu fim naquela volta de Angra dos Reis.
Dias depois já estava no posto do marido, assumindo um trabalho, que sem dúvida, foi o que a ajudou superar o luto repentino.
Em 2007, o genro (também em Angra) teve um aneurisma fulminante diante da filha de Maria Clara, grávida de oito meses. Sem dúvida esses tropeços da vida foram responsáveis por tirar o prazer em continuar como hoteleira experiente que era.
 
 
Mas para pessoas como Maria clara, que já teve Fidel Castro recitando poemos de Garcia Lorca para ela e que foi amiga de Plácido Domingo e Antonio Gades, seu preferido, a vida não  é apenas um ato... é uma sequência de belas atitudes, renovações e boas histórias. Contadas em um livro contando a história do hotel onde morou por tanto tempo. Afinal as duas histórias se confundem!
 
 
 
Texto: RODRIGO  RICIERI
Fonte: RG vogue e google
Fotos: Google

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FESTA MAIS CARA DA HISTÓRIA - Mohammad Reza Pahlavi

DOM RAFAEL - QUEM É O PRÍNCIPE BRASILEIRO PREPARADO PARA RESTAURAR A MONARQUIA NOS DIAS DE HOJE

PALÁCIO DE BROCOIÓ - UMA JÓIA ESQUECIDA NO RIO