TELEDRAMATURGIA BRASILEIRA

 
NOVELA - UMA PALAVRA QUE DEFINE HÁ MAIS DE 50 ANOS O COMPORTAMENTO DO BRASIL.
 
HÁ MAIS DE CINCO DÉCADAS, O BRASIL VEM SE ESPELHANDO E VENDO SUA LITERATURA NAS TELAS DAS TVS. ALGUMAS EMISSORAS FIZERAM SEU SUCESSO, BASEANDO-SE NESTE FORMATO DE ENTRETENIMENTO. A REDE GLOBO DE TELEVISÃO, CONSEGUIU  SE TORNAR CONHECIDA NO MUNDO INTEIRO, PELO FENOMENAL INVESTIMENTO EM TELE-NOVELAS ( ANTES DISSO, EXISTIAM AS RÁDIO-NOVELAS E FOTO-NOVELAS).
AINDA, EM BUSCA DO CRESCIMENTO DE INVESTIMENTOS, NESTES FORMATOS, OUTRAS EMISSORAS TAMBÉM INVESTIRAM NOS ÚLTIMOS 20 ANOS.
O SISTEMA BRASILEIRO DE TELEVISÃO (SBT), CONSEGUIU NOS ANOS 80, CAPTANEAR A ATENÇÃO EM NOVELINHAS MEXICANAS COMO "CHISPITA" E "OS RICOS TAMBÉM CHORAM". OS ANOS NOVENTA QUE NÃO COMEÇARAM BEM PARA O CINEMA, POIS, MUITOS ATORES DA SÉTIMA ARTE MORRERAM NAQUELA DÉCADA, FORAM MELHORES PARA AQUELES QUE VIVIAM DAS TELEVISÕES DO MUNDO TODO.
NAQUELA DÉCADA, VIERAM "ROSA SELVAGEM" (NOVELA QUE INSPIROU TODAS AS MARIAS INTERPRETADAS POR THÁLIA), 15 ANOS ( PRIMEIRA NOVELA DE THALIA), SIMPLESMENTE MARIA E OUTRAS.  MAS NÃO FOI SÓ DE NOVELAS MEXICANAS QUE A EMISSORA DE SÍLVIO SOBREVIVEU. FOI MOMENTO DE INVESTIR NA DRAMATURGIA 100% BRASILEIRA. E BELAS OBRAS FORAM PARA AS TELINHAS, COMO: ÉRAMOS SEIS, AS PUPILAS DO SENHOR REITOR, AMOR E ÓDIO E OUTRAS.
PARA PROVAR QUE TUDO TEM SEU TEMPO E PÚBLICO, A EMISSORA DE SÍLVIO CONSEGUIU REPETIR "CARROSSEL" ( A ORIGINAL) COM SUCESSO E AINDA RENOVAR A TRAMA COM ATORES MIRINS BRASILEIROS E AINDA COM SUCESSO.
JÁ A REDE RECORD QUE COMPLETOU 60 ANOS DE HISTÓRIA, INVESTE EM EQUIPAMENTOS E SUA CIDADE CENOGRÁFICA (RECNOV), NA CIDADE MARAVILHOSA. EMPLACOU A REGRAVAÇÃO DE "ESCRAVA ISAURA" E AINDA A NOVELINHA "MUTANTES - CAMINHOS DO CORAÇÃO". AGORA TRÁS OS ANOS 70 COM "PECADO MORTAL" (AINDA ESPERANDO SUPERAR A EXPECTATIVA.
MAS NÃO É SÓ DE LONGAS TRAMAS QUE SOBREVIVE A TELE-DRAMATURGIA NO BRASIL. A EXEMPLO DISSO A RECORD ROUBA AUDIÊNCIA COM TRAMAS BÍBLICAS E A GLOBO COM SUAS TRAMAS (MINISSÉRIES) EM POUCOS CAPÍTULOS, CONSEGUE MANTER UM PÚBLICO CATIVO.
 
A teledramaturgia ocupava a programação da tv em nosso país desde seu começo, antes mesmo de as novelas se tornarem diárias. A partir de 1963, como não existia video-tape, o trabalho de levar belas cenas para a tv, era feita ao vivo. Modalidade, chamada por muito tempo de teletatro.
Aos poucos este trabalho televisivo, deu espaço para textos exclusivos para a tv e saindo de textos readaptados do teatro. Criando assim uma linha de autores, responsáveis por sucessos da tv.
Em 1953 a TV TUPI, lançou seu primeiro seriado ( que foi pioneiro), o conhecido "Alô Doçura", que durou até 1964 . A série criada por Cassiano Gabus Mendes foi protagonizada por John Herbert e Eva Wilma, que eram casados na época.
Depois outros sucessos surgiram. Quem não lembra de  "O sítio do pica-pau amarelo" na mesma TUPI de 1952 a 1962. O "Vigilante Rodoviário" que durou de 1962 a 1967, conseguiu dar mais ação para a tv, ocupada até então por séries românticas ou cômicas.
Nos dias de hoje, os sucessos, ficam por conta de "A grande família"ou "Tapas e beijos". Mas já foi a época de "Malu Mulher", que foi referência do feminismo e confirmou Regina Duarte como a namoradinha talentosa do Brasil.
Isso aconteceu em 1979, quando a novela das 22 horas foi extinta na Globo - Uma tentativa de renovar o horário, trouxe de volta novelas como: O ASTRO, SARMANDAIA E GABRIELA.
Masis tarde foi momento de CARGA PESADA, PLANTÃO DE POLÍCIA, ARMAÇÃO ILIMITADA e até o mais recente sucesso de OS NORMAIS.
 
****************************************************
A partir de 1982, foi momento de investir nas minisséries, outro formato, mais compacto e dando ares de cinema para obras televisivas. Imortalizando neste novo formato, obras como: O TEMPO E O VENTO E GRANDE SERTÃO VEREDAS. Em momentos mais recentes, este formato realemente tornou-se sucesso entre os amantes da televisão com obras da literatura brasileira. O PRIMO BASÍLIO foi um destes sucessos. Já na linha dos dramas históricos, foi a vez de ANOS DOURADOS E ANOS REBELDES, ícones da história dos anos de chumbo do Brasil e que deixaram seus protagonistas na lembrança de todos.
Hoje este modelo de dramaturgia, ainda consegue emplacar sucessos. Desde MEMORIAL DE MARIA MOURA  até JOSÉ DO EGITO.  Uma das formas de ainda ocupar o grande número de atores a atrizes dispostos a trabalhar no veículo mais popular do país. Em tempos em que  o Teatro deixou de ser uma das melhores opções e que acumula razoáveis sucessos em meio a ingressos caros e falta de estacionamento. Por isso os teatros estão partindo para os shoppings. Em uma estratégia de manter viva esta opção de lazer, uma vez que os cinemas continuam em alta. Seja pela moderna tecnologia e investimento em conforto ou seja pelo renascimento do cinema nacional. Sem grande ícones é claro. O cinema vem com comédias óbvias ( salvo  "Onde está a felicidade" com Bruna lombardi), personagens comuns ou violência em demasia.
Mas alguma coisa acontece na tv e no cinema nacional. Muito mais do "na Ipiranga e na São João" - como diz aquela canção.
 
P.S - São mais de 50 anos de novelas no Brasil.
 
 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FESTA MAIS CARA DA HISTÓRIA - Mohammad Reza Pahlavi

DOM RAFAEL - QUEM É O PRÍNCIPE BRASILEIRO PREPARADO PARA RESTAURAR A MONARQUIA NOS DIAS DE HOJE

PALÁCIO DE BROCOIÓ - UMA JÓIA ESQUECIDA NO RIO