A FESTA MAIS CARA DA HISTÓRIA - Mohammad Reza Pahlavi



 Os 500 Celebração do Ano Império Persa consistiu de um elaborado conjunto de festividades que teve lugar em 12-16 outubro de 1971, relativo ocasião do 2500 ° aniversário de fundação da monarquia iraniana ( Império Persa ) por Ciro, o Grande . A intenção da celebração foi demonstrar a longa história do Irã e para mostrar seus avanços contemporâneos sob Mohammad Reza Pahlavi , o xá do Irã .
 *****************************************************
***Conhecida por seu luxo e como uma das festas mais caras já organizada em um império.


 

O planejamento para o evento levou mais de uma década. O Cilindro de Ciro servido no logotipo oficial como o símbolo para o evento. Com a decisão de realizar o evento principal na cidade antiga Persépolis perto de Shiraz, a infra-estrutura local teve que ser melhorada, incluindo o aeroporto de Shiraz e uma auto-estrada para Persepolis. 
Enquanto a imprensa e pessoal de apoio seriam alojados em Shiraz, as principais festividades foram planejadas para Persepolis que para esta ocasião seria o local de uma elaborada cidade de tendas. A área em torno Persepolis foi inocentado de cobras e outros animais nocivos.  Outros eventos foram programados para Pasárgada, o local do túmulo de Ciro, o Grande, e Teerã.

le Tent City (também Golden City) foi planejada pela empresa de design de interiores parisiense Maison Jansen em 160 acres (0,65 km2) que teve sua inspiração a partir do encontro entre Francisco I de França e Henrique VIII de Inglaterra, no campo do pano de ouro em 1520. 'tendas' Cinquenta (na verdade, apartamentos de luxo com pré-fabricadas tenda pano tradicional persa ao redor) foram dispostos em um padrão de estrela em torno de um chafariz central, e um grande número de árvores foram plantadas ao redor deles no deserto, recriando algo de como o Persepolis antigo teria olhado. 

 
 **O Exagero em criar no deserto uma cidade para a festa, deixou os súditos do Xá revoltados. Mas tudo tinha um grande motivo - Mostrar  ao mundo o poder financeiro do Xá Reza Pahlavi


Cada barraca tinha conexões de telefone e de telex diretos de volta ao seu respectivo país e toda a celebração foi televisionada para o mundo por meio de uma conexão via satélite . A grande tenda de Honra foi projetada para a recepção dos dignitários. A Banqueting Hall era a maior estrutura e medida 68 por 24 metros. A tenda local foi cercada por jardins de árvores e outras plantas vieram de França e adjacentes às ruínas de Persépolis. Serviços de catering foram fornecidos por Maxim de Paris, que fechou seu restaurante em Paris por quase duas semanas, a fim de fornecer para as celebrações. Lendário hoteleiro Max Blouet saiu da aposentadoria para supervisionar o banquete. Lanvin desenhou os uniformes da Casa Imperial. 
250 vermelhas limusines Mercedes-Benz foram usadas para convidados com motorista do aeroporto e de volta. A louça foi criada por Limoges e roupa por Porthau.

**250 limousines vermelhas a disposição da grande festa - Exagero e luxo puro!! 






A grande festa teve início em 12 de outubro de 1971, quando o Xá e a Xabanu prestou homenagem a Ciro, o Grande em seu mausoléu na Pasárgada. Para os próximos dois dias, o Xá e sua esposa cumprimentaram os hóspedes que chegaram, muitas vezes diretamente no aeroporto Shiraz. Em 14 de outubro, um grande jantar de gala teve lugar na Banqueting Hall, em comemoração ao aniversário da Xabanu. Sessenta membros das famílias e dos chefes de Estado reais estavam reunidos à mesa serpentina única e grande na Banqueting Hall. O brinde oficial foi criado com um Dom Perignon Rosé 1959.



Seiscentos convidados jantaram no local mais de cinco horas e meia tornando assim para o banquete oficial mais longa e mais generosa na história moderna como registrada em sucessivas edições do Livro Guinness de Recordes Mundiais. 
 No dia seguinte, viu um desfile de exércitos de diferentes impérios iranianos que abrangiam dois e meio milênios por 1.724 homens das forças armadas iranianas, todos

em trajes de época. À noite, um menos formal "festa tradicional persa" foi realizada na Banqueting Hall como o evento de conclusão em Persépolis.


 Resultado de imagem para garrastazu medici
**Do Brasil esteve presente no evento,  o Presidente Emílio Garrastazu Médici 



 

No último dia, o Shah inaugurada a Torre Shahyad (rebatizado mais tarde a torre Azadi após a revolução iraniana) em Teerã para comemorar o evento. A torre foi também abrigo do Museu de História persa. Nele foi exibido o Cilindro de Ciro, que o Xá promoveu como "o primeiro foral  dos direitos humanos na história". O cilindro também foi o símbolo oficial das comemorações, e primeiro discurso do Xá no túmulo de Ciro, que elogiou a liberdade que ele tinha proclamado, dois milênios e meio antes. As festividades foram concluídas com o Xá prestando homenagem a seu pai, Reza Shah Pahlavi, em seu mausoléu.

 

O evento reuniu os governantes de duas das mais antigas monarquias existentes, o xá e imperador Haile Selassie I da Etiópia. Até o final da década, ambas as monarquias tinham deixado de existir. 

**Uma curiosidade da comida da noite:  Ovos de codorna recheados com ouro e caviar
 caspio imperial.

Compilação de:  http://www.farahpahlavi.org / wickpedia
Tradução: Rodrigo Ricieri
Fotos; Site oficial da Xabanu Farah Pahlavi - persiangig.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DOM RAFAEL - QUEM É O PRÍNCIPE BRASILEIRO PREPARADO PARA RESTAURAR A MONARQUIA NOS DIAS DE HOJE

PALÁCIO DE BROCOIÓ - UMA JÓIA ESQUECIDA NO RIO