TV TUPI - A PRIMEIRA EMISSORA DE TV DO BRASIL.

HOJE FURTEI-ME O DIREITO DE MUDAR UM POUCO DE ASSUNTO E FALAR DA FUNDAÇÃO DA PRIMEIRA EMISSORA DE TV DE NOSSO PAÍS. A TV TUPI, TORNOU-SE O ÍCONE DAS COMUNICAÇÕES NA AMÉRICA LATINA. DO SONHO DE UM HOMEM, SURGIU A "TUPI", QUE TANTO ORGULHO E TALENTOS NOS PROPORCIONOU.
SEJA BEM VINDO A UMA BREVE VIAGEM NO TEMPO E CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DA NOSSA TV.
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A Rede Tupi foi a primeira emissora brasileira. Fundada na cidade de São Paulo em 18 de setembro de 1950 pelo jornalista e empresário Assis Chateaubriand (1892-1968), que ao longo de sua existência exibiu 111 telenovelas diárias, excetuando-se Sua Vida Me Pertence, a primeira telenovela exibida no Brasil, cuja periodicidade era duas vezes por semana. A emissora permaneceu no ar até 18 de julho de 1980.
 
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Foi fundada em 18 de setembro de 1950 por Assis Chateaubriand, sendo a única emissora de televisão em todo o Brasil até o início de 1951, quando foi inaugurada a TV Tupi Rio, outra emissora própria dos Diários Associados. O monopólio como única emissora de São Paulo foi quebrado em 1952 com a inauguração da TV Paulista, canal 5 VHF. A Tupi SP operou no canal 3 até 1960 passando a operar no canal 4 até seu fechamento, em 18 de julho de 1980, quando a Tupi SP e mais 6 concessões da Rede Tupi foram cassadas.
 
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Desde 1981, um pouco mais de um ano do fechamento da Rede Tupi, o empresário Sílvio Santos adquiriu a concessão pelo Governo Federal, daí o canal 4 de São Paulo passou a ser SBT São Paulo, geradora do Sistema Brasileiro de Televisão. O prédio construído por Assis no alto do Sumaré, hoje se instala a MTV Brasil, sob domínio do Grupo Abril nos anos 90.
 
 
 
A TV Tupi Rio de Janeiro entrou no ar pouco tempo depois da primeira emissora de televisão brasileira, a TV Tupi de São Paulo, em 20 de janeiro de 1951.
O monopólio como única emissora da cidade e do estado foi quebrado em 1955 com a inauguração da TV Rio Canal 13. Depois vieram a TV Continental Canal 9 (1959), TV Excelsior Rio de Janeiro Canal 2 (1963) e TV Globo Rio de Janeiro Canal 4 (1965). No entanto, perdeu as TVs concorrentes Excelsior (1970) Continental (1972) e Rio (1977), mas ganhou a TV Educativa do Rio de Janeiro Canal 2 (1975) e TV Studios Rio de Janeiro Canal 11 (1976).
Operou até a tarde do dia 18 de julho de 1980, quando a emissora juntamente com a TV Tupi São Paulo e mais 5 emissoras próprias da Rede Tupi tiveram suas concessões cassadas pelo Governo Federal, onde colocou para concorrência nova concessão.
Canal 6 - RIO DE JANEIRO
Após a TV Tupi Rio de Janeiro ser fechado, o Canal 6 ficou sem sinal por quase três anos. Na época em que saiu do ar em 1980, a emissora tinha como concorrentes, as TVs Globo (1965), TVE RJ (1975) e TV Studios (1976).
Em 1981, o Governo Federal deu a concessão do Canal 6 ao empresário Adolpho Bloch, dono do Grupo Bloch, só colocando o canal ar em 1983, passando a ter o nome de TV Manchete RJ, sendo a cabeça da Rede Manchete. Desde 1999, a concessão pertence a RedeTV! Rio de Janeiro, emissora própria da RedeTV!.
 
UM POUCO DA HISTÓRIA DA TV
 
Depois de poucos meses de treinamento, alguns radialistas escolhidos por Assis Chateaubriand, o Chatô, lançaram-se à aventura de fazer TV. Os estúdios eram pequenos, o equipamento precário, mas o nascimento da TV Tupi foi solene. Chateaubriand presidiu a cerimonia que contou com a participação de um cantor mexicano, Frei José Mojica, que entoou "A canção da TV", hino composto pelo poeta Guilherme de Almeida, que contou também com a atriz Lolita Rodrigues, especialmente para a ocasião. Um balé de Lia Marques e declamação da poetisa Rosalina Coelho, nomeada madrinha do "moderno equipamento" fizeram parte do show. A jovem atriz Yara Lins foi convocada especialmente para dizer o prefixo da emissora — PRF-3 — e o de uma série de rádios que transmitiam em cadeia o acontecimento. A seguir entrou a programação na tela dos cinco aparelhos instalados no saguão do prédio dos Diários Associados.
Há muitas histórias a respeito desse dia. Uma delas é que, empolgado, Chateaubriand com problemas na vida pessoal, teria quebrado uma garrafa de champanhe numa das duas câmeras RCA, fazendo com que a TV no Brasil entrasse em cena com apenas metade de sua capacidade, isto é: com apenas uma câmera. Outra é que, acabada a inauguração, a equipe se deu conta de que não havia o que colocar no ar no dia seguinte, pois ninguém havia pensado nisso.
O então radialista Cassiano Gabus Mendes que, aos 23 anos, assumiu a direção artística da Tupi, não podia ouvir essas histórias, desmentia quantas vezes fosse preciso. "É tudo invenção do Lima Duarte. Como ele é muito engraçado, as pessoas acabam se convencendo", dizia ele pouco antes de morrer, em 1993. "Chateaubriand era um homem esclarecido, não ia danificar equipamento e tínhamos programação para as três semanas seguintes".
 
Quando a TV Cultura, canal 2, foi lançada pelos Diários Associados, suas imagens interferiam no canal 3, onde a TV Tupi era sintonizada e vice-versa. Por essa razão, em 1960, a PRF-3 TV Tupi de São Paulo passou a ocupar o canal de número 4, onde ficaria até o fechamento. Isso se explica assim; os canais 2 e 3 são "adjacentes" ou seja, vizinhos, onde termina a frequência de um, ou "espaço" deste, começa a frequência ou espaço do outro, por essa razão, há a interferência mútua, assim, um interfere no outro. Já entre canais 4 e 5, há um "espaço" de 4 megahertz (os canais do padrão da nossa TV (PAL-M) ocupa um "espaço" de 6 megahertz cada um) desta maneira, os canais 4 e 5 não se interferem. Nos primórdios da TV, estava previsto o canal 1, porém antes da sua popularização, os radioamadores ocuparam o "espaço" do canal 1, então para um melhor aproveitamento da faixa 1 ou seja dos canais 1 ao 6, foi feito um arranjo, para um melhor aproveitamento destes canais, sem que ninguém sofresse com interferências.
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O programa TV de Vanguarda revelou a primeira geração de atores, atrizes e diretores. Foram apresentadas peças como Hamlet, de Shakespeare, e Crime e Castigo, de Dostoiévski. Alguns programas dos primeiros tempos da TV Tupi tornaram-se campeões de audiência e permanência no ar: Alô Doçura, Sítio do Picapau Amarelo, O Céu é o Limite, comandado por J. Silvestre e o Clube dos Artistas (que existiu de 1952 a 1980) e o famoso telejornal Repórter Esso (que ficou dezoito anos no ar).
A telenovela foi uma invenção da TV Tupi, que as exibia em capítulos semanais e era capaz de ousadias como mostrar beijo na boca. Foi em 1951, na novela "Sua vida me pertence", que Vida Alves deixou-se beijar pelo galã Walter Forster.
 

No jornalismo a emissora repetiu na tela o sucesso do Repórter Esso, que marcou época no rádio brasileiro a partir de 1941. Os locutores Heron Domingues e Gontijo Teodoro entravam no ar com as últimas noticias nacionais e internacionais ao som de um dos mais famosos prefixos musicais da história do rádio e televisão brasileiros.
 
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MUITA CRIATIVIDADE PARA USAR 03 AVIÕES NA PRIMEIRA TRANSMISSÃO AO VIVO DO BRASIL
 
A TV Tupi de São Paulo estava decidida a transmitir ao vivo a inauguração de Brasília em 21 de abril de 1960 para São Paulo. Nesta época ainda não havia satélites. A criatividade respondeu ao desafio: colocaram três aviões voando em círculos—dois da FAB e um da VASP. As aeronaves estavam distribuídas uniformemente na rota entre Brasília e São Paulo, de modo que uma tinha alcance para transmitir as ondas para outra. Assim, a imagem era captada em Brasília e transmitida para o primeiro avião, que retransmitia para o segundo, que retransmitia para o terceiro, o qual, por fim, retransmitia para a antena principal da TV Tupi em São Paulo, que a retransmitia para a região de alcance.
 
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Os constantes atrasos dos salários mantinham o clima tenso na pioneira. As perspectivas de pagamento dos atrasados eram cada vez mais remotas e as explicações dadas aos funcionários, cada vez mais inconsistentes. Para piorar ainda mais a situação, em outubro de 1978 um incêndio no prédio da emissora, em São Paulo, tirou a Tupi do ar por alguns minutos e destruiu os novos equipamentos adquiridos pela emissora no mesmo ano, e que nem chegaram a entrar em funcionamento. Ainda em 1978, iniciou a construção de sua nova antena transmissora, que seria a maior torre de TV da América do Sul (essa torre seria concluída pelo SBT alguns anos depois). No ano seguinte, o elenco de "O Espantalho", de Ivani Ribeiro (uma produção dos Estúdios Silvio Santos feita em 1977), processou a Tupi por não pagar os direitos conexos aos atores que trabalharam na trama. Entre 1979 e 1980, nova greve. A crise chegou a Brasília. O então presidente da República, João Figueiredo, se dispôs a receber uma comissão de dirigentes dos sindicatos envolvidos. Muito se discutia, pouco se fazia.
 
 
 
A greve persistiu até o início de fevereiro de 1980, quando a emissora fechou seu departamento de dramaturgia e dispensou os 250 funcionários que trabalhavam nesse setor. Foram interrompidas as novelas "Drácula, Uma História de Amor", que só teve 4 capítulos exibidos, e "Como salvar meu casamento", a 20 episódios de seu desfecho. Além disso, outra trama, "Maria Nazaré", estava em fase de pré-produção e 32 cenas já estavam gravadas na época, mas não chegou a entrar no ar. Para substituir Drácula, uma História de Amor, foi colocada a reprise da novela A Viagem, que não chegou ao seu final.
 
Em 16 de julho, faltando apenas dois meses antes de completar 30 anos no ar, a Tupi tem 7 de suas 10 concessões declaradas peremptas (termo jurídico que significa "não-renovável") pelo Governo Federal, a decisão foi publicada no Diário Oficial, no dia seguinte. Minutos antes do meio-dia de 18 de julho, três engenheiros do Departamento Nacional de Telecomunicações (Dentel) subiram ao décimo andar do edifício-sede da TV Tupi de São Paulo, na avenida Professor Alfonso Bovero, nº 52, no bairro do Sumaré, e lacraram os transmissores. Saíam também do ar a TV Tupi do Rio, a TV Itacolomi de Belo Horizonte, a TV Marajoara de Belém, a TV Piratini de Porto Alegre, a TV Ceará de Fortaleza, e a TV Rádio Clube do Recife.
Um delegado da Polícia Federal e mais quatro agentes davam proteção aos engenheiros. A emissora saía do ar exatamente 29 anos e dez meses depois de sua inauguração. Permanece, entretanto, um acervo de duzentos mil rolos de filmes, 6.100 fitas de videotape e textos de telejornais que contam 30 anos de muitas histórias do Brasil e do mundo.
 

OS ATORES EVA WILMA E JOHN HERBERT ( NA ÉPOCA CASADOS), VIVIAM A COMÉDIA ROMÂNTICA "ALÔ DOLURA" BONS TEMPOS AQUELES!
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