A PRINCESA MÁXIMA DA HOLANDA - A SIMPATIA DA MULHER ARGENTINA NA REALEZA DOS PAÍSES BAIXOS

 
 

 
Princesa Máxima dos Países Baixos (Buenos Aires, 17 de maio de 1971) é a esposa do príncipe Guilherme Alexandre dos Países Baixos, o herdeiro aparente ao trono neerlandês.
Em virtude de seu casamento, ela é conhecida oficialmente como princesa dos Países Baixos e princesa de Orange-Nassau, detendo o tratamento de Sua Alteza Real.
 
****************************************************
 
Em maio de 2011, o Parlamento dos Países Baixos, autorizou que a princesa adquira o título de rainha assim que o seu marido, o príncipe Guilherme, aceda ao trono. Esta é uma iniciativa sem precedentes na monarquia holandesa já que até agora, os consortes só poderiam ostentar o título de príncipes ou princesas.
Em 30 de Abril de 2013, a rainha Beatriz irá abdicar, e na subida do seu marido ao trono como rei Willem-Alexander, a princesa Máxima vai tornar-se rainha consorte da Holanda.
 
 
 
 
Nascida na Capital da Argentina, Máxima Zorreguieta Cerruti é a filha mais velha do político e fazendeiro Jorge Zorreguieta e de sua segunda esposa, Maria del Carmen. Ela tem dois irmãos, uma irmã e três meias-irmãs.
 
De 1989 a 1990, quando ainda estava na universidade, trabalhou para a empresa Mercado Abierto SA, onde realizou investigações sobre software para mercados financieiros. De 1992 a 1995, trabalhou no departamento de vendas da empresa Boston Securities SA en Buenos Aires. Ainda, ensinou inglês a crianças e adultos, e matemática a alunos da secundaria e estudantes do primeiro ano de carreira.
Depois de terminar os estudos mudou-se para Nova York onde de Julho de 1996 a Fevereiro de 1998, a princesa Máxima trabalhou para a HSBC James Capel Inc., onde chegou a ser vice-presidente de vendas institucionais para a América Latina. Depois até Julho de 1999 foi vice-presidente da divisão de mercados emergentes da Dresdner Kleinwort Benson, especializada em renda variável. Depois passou a trabalhar no Deutsche Bank, onde chegou a ser vice-presidente de vendas institucionais. Desde maio de 2000 até março de 2001 permaneceu trabalhando no Deutsche Bank em Bruxelas.
 
 
 
Máxima Zorreguieta e o príncipe Guilherme Alexandre conheceram-se em Sevilha, na Espanha, durante a Feira de Abril. Em uma entrevista, eles disseram que o príncipe se apresentou apenas como "Alexandre" e que ela não sabia que se tratava de um membro da realeza. Máxima pensou que ele estava brincando quando disse que era um príncipe.
Combinaram então um novo encontro, em Nova York, onde Máxima trabalhava para o Deutsche Bank. O relacionamento amoroso entre eles aparentemente começou aí, mas a princesa não conheceu os pais de seu namorado, a rainha Beatriz e o Príncipe Claus, por um tempo.
 
 
 
As notícias do relacionamento e dos planos de casamento causaram controvérsia nos Países Baixos. Máxima era, afinal, estrangeira, católica e filha de um ex-ministro da ditadura militar de Jorge Videla, embora ele não tivesse se envolvido diretamente nas atrocidades cometidas durante o governo Videla.
O parlamento neerlandês aprovou o matrimônio; porém, o pai de Máxima decidiu não comparecer à cerimônia, e sua esposa, mãe de Máxima, também se ausentou.
 
Máxima obteve a nacionalidade neerlandesa em maio de 2001, provocando protestos, já que nenhuma concessão desse tipo antes do casamento era habitual no país (mas requerida pela lei para a uma mulher da realeza). Sob circunstâncias normais, demoram-se alguns anos para obter cidadania.
Máxima Zorreguieta foi também titulada princesa dos Países Baixos alguns dias antes de seu casamento, pela rainha Beatriz.
Diferentemente do que o povo acredita, Máxima manteve-se fiel à Igreja Católica, ao invés de se converter à religião do príncipe. Contudo, ambos concordaram em educar seus filhos como protestantes.
Os casamentos das princesas Irene e Cristina com homens católicos sem a aprovação do parlamento culminaram sua exclusão da linha de sucessão ao trono.
 
 
Por decreto real, em 25 de janeiro de 2002, ela ganhou seu próprio brasão de armas e seu estandarte pessoal.
Máxima e Guilherme Alexandre casaram-se no dia 2 de fevereiro de 2002, em uma cerimônia civil em Beurs van Berlage, Amsterdã. A cerimônia religiosa, por sua vez, ocorreu em Nieuwe Kerk, também na Capital.
O vestido de casamento da princesa foi desenhado pelo estilista Valentino Garavani.
 
**********************************
O Palácio de Eikenhorst é a residência do Príncipes de Orange, Guilherme Alexandre dos Países Baixos e Máxima Zorreguieta e dos filhos Catharina-Amália, Princesa Alexia e Ariana.
 
 
 
 
 
 
 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FESTA MAIS CARA DA HISTÓRIA - Mohammad Reza Pahlavi

DOM RAFAEL - QUEM É O PRÍNCIPE BRASILEIRO PREPARADO PARA RESTAURAR A MONARQUIA NOS DIAS DE HOJE

PALÁCIO DE BROCOIÓ - UMA JÓIA ESQUECIDA NO RIO