VOLTEI AMERICANIZADA ( SOMOS TODOS NÓS)

Olá queridos!
Sob a frase dita há muito tempo pela imprensa brasileira sobre  nossa eterna Carmem Miranda, venho opinar sobre nossa americanização descontrolada e nossa eterna vontade em ignorar a importância mundial, para amenizar nossa falta de patriotismo. A exemplo dos últimos dias, em muitos ficaram com seu orgulho ferido, por muito se falar nas redes sociais sobre a eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos.
Como se realmente pudéssemos nos dar o luxo de não ficarmos indignados ou não com a eleição, que muito influencia em nossa economia e a de muitos países.
Conheça um pouco mais sobre nossa americanização, onde o sucesso de lá, também é sucesso de cá. Mesmo que a gente finja que nunca nos submetemos a americanização, por tv, cinema ou produtos.
Resultado de imagem para bandeira americana
Muito comentada, a tal “Americanização” tem seu lado bom e ruim. Com ela milhões de mudanças, no cotidiano, nas palavras, formas e necessidades. Mas sem ela, todo um avanço mundial, praticidade e facilidade de comunicação talvez não existissem.
     Diet – ao invés de “sem açucar”
     Light – ao invés de “leve”
     OK – ao invés de “tudo bem”
     Aids – ao invés de Sida! (Sindrome da Imuno-Deficiência Adquirida)

Resultado de imagem para carmen miranda americanizada

**********************************************
Mc'Donalds - Muito se fala em contrário, mas somos um dos maiores consumidores da rede mundial.
O que sabemos é que o sucesso mundial, há muito tempo tem suas lojas em nossa terra e mesmo que totalmente ligada ao seu país de origem, em nada conseguimos nos assemelhar por aqui, e por isso consumimos sem dó e sem medo.
Resultado de imagem para mcdonald's
McDonald's Corporation é a maior cadeia mundial de restaurantes de fast food de hambúrguer, servindo cerca de 68 milhões de clientes por dia em 119 países através de 35 mil pontos de venda. Com sede nos Estados Unidos, a empresa começou em 1940 como uma churrascaria operada por Richard e Maurice McDonald.
1979: É inaugurado o primeiro restaurante da América do Sul, na cidade do Rio de JaneiroBrasil. A unidade, localizada na Rua Hilário de Gouveia, em Copacabana, ainda está em funcionamento
1979: O McLanche Feliz entra no cardápio nos Estados Unidos.
1981: É inaugurado o primeiro restaurante na cidade de São Paulo, localizado na Avenida Paulista: a loja ainda está em funcionamento.
#americanizada #brazilcomz
Resultado de imagem para mcdonald's

1985: Foi a lanchonete oficial da primeira edição do festival Rock in Rio. Cerca de 1 milhão e 200 mil sanduíches foram consumidos dentro da Cidade do Rock nos 11 dias do evento.
O McDonald's tornou-se uma marca emblemática da globalização, por vezes referido como a "McDonaldização" da sociedade. A The Economist usa o "Índice Big Mac": uma comparação do custo de um lanche Big Mac em diferentes moedas ao redor do mundo e que pode ser usada ​​para julgar informalmente a paridade do poder de compra dessas moedas. A Noruega tinha o Big Mac mais caro em todo o mundo em julho de 2011, enquanto o país com o Big Mac mais barato foi a Índia.

Em 2005, as vendas de Big Mac ultrapassaram 53 milhões de unidades no país. A rede tem mais de 1.100 pontos-de-venda espalhados pelo território brasileiro (entre restaurantes, quiosques e McCafés) e está presente em 22 estados, além do Distrito Federal. São 616 restaurantes e quase 600 quiosques, além de mais de 50 McCafés, por onde passam cerca de 1,5 milhão de clientes diariamente. O McDonald's é um dos maiores empregadores do Brasil, com mais de 34 mil funcionários.

***************************************************************************
Subway é uma rede norte-americana de restaurantes fast food, com especialidade em vendas de sanduíches e saladas. Foi fundada em 1965 por Fred De Luca e Peter Buck. É considerada a rede de franquias que cresceu mais depressa no mundo, com mais de 44 mil restaurantes espalhados por 98 países. É a maior cadeia de restaurantes do mundo[4].
Resultado de imagem para subway
A sede da Subway situa-se em Milford; cinco sedes regionais são responsáveis pelo crescimento da empresa a nível internacional. Na Europa, as sedes regionais da empresa localizam-se em Amesterdão, Países Baixos; na Austrália e Nova Zelândia as lojas são administradas a partir de Brisbane; na Ásia as lojas são administradas a partir de cidades como Beirute, Kuala Lumpur e Singapura, enquanto Miami, na Flórida, é responsável pela América Latina.

No final de 2010, a Subway tornou-se a maior cadeia de fast food do mundo, com 33.749 restaurantes - 1.012 mais do que o McDonald's.

Resultado de imagem para bandeira americana

Americanização é o termo empregado para descrever a influência que os Estados Unidos exercem sobre a cultura de outros países, resultando no fenômeno da substituição de uma determinada cultura pela cultura estadunidense. Quando tal se dá contra a vontade da cultura afetada ou pelo uso da força, o termo tem uma conotação negativa; quando isto é buscado voluntariamente, possui uma conotação positiva.
Resultado de imagem para bandeira americana
A maciça divulgação de mídias estadunidenses, incluindo a TV, filmes e música é considerada o maior componente do processo de americanização. Muitos canais de TV têm sucursais em outros países e transmitem programação principalmente estadunidense. De acordo com uma pesquisa recente realizada pela Radio Times, os programas The Simpsons, Lost e Desperate Housewives estão entre os mais assistidos em vinte países do mundo, com o seriado CSI ocupando a liderança.
Resultado de imagem para desperate housewives

Resultado de imagem para simpsons

*****************************************************************************
Na Suécia, há um dito humorístico declarando que o país é o mais americanizado do mundo, e que os EUA vêm em segundo lugar. Arthur Koestler descreveu a americanização como "cocacolonization" ("cocacolonização") em seu livro The Lotus and the Robot, referindo-se à Coca-Cola, um símbolo da cultura estadunidense.
*****************************************************************************
Fotos e Fonte: Google Images / Wickpedia/ Wordpress


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FESTA MAIS CARA DA HISTÓRIA - Mohammad Reza Pahlavi

DOM RAFAEL - QUEM É O PRÍNCIPE BRASILEIRO PREPARADO PARA RESTAURAR A MONARQUIA NOS DIAS DE HOJE

PALÁCIO DE BROCOIÓ - UMA JÓIA ESQUECIDA NO RIO