AS UVAS DE BENTO GONÇALVES - PEQUENO RELATO HISTÓRICO SOBRE A FESTA NACIONAL DO VINHO

 
 
Hoje, meu blog faz uma menção especial há alguns achados sobre a Festa Nacional do Vinho.
Um peequeno relato histórico sobre a festa que colocou Bento Gonçalves no mapa e nos tornou a Capital Brasileira do Vinho.
***********************************************
A seguir, usarei os textos orginais da Revista O Cruzeiro, que divulgou nossa maior festa em suas páginas em 1967 - Texto e fotos de Ed Keffel - Uma época em que a magia do vinho reinava e Bento Gonçalves não sse preocupava em ser só mais uma cidade do Brasil, queria ser a terra da hospitalidade , queria ser a Capital do Vinho. Hoje, algo a ser renascido nos corações. Não estive lá no início, mas pude ver em minha infãncia um pouco desta festa que criava uma aura mítica e um furor nos tempos em que acontecia. Lembro-me do cheiro do suco e vinho jorrando no centro da cidade. Da maçã do amor no parque de diversões e do povo alegre dentro dos pavilhões. E o que falar dos desfiles de carros alegóricos.... sem contar em nossa Imperatriz do Vinho.
Tudo isso, você só encontrará nos relatos, fotos e em blogs de saudosistas como eu... porque isso, esse charme do velho sul e tempos de glória, o Vento Levou...
 
BOA LEITURA!
 
********************************************************
 
TEXTO ORIGINAL O CRUZEIRO 1-4-1967
 
"Bento Gonçalves,sessenta anos atráum lugar perdido nos confins da região serrana rio-grandense, aldeia que nasceu sob a colonização de italianos, austríacos, ploneses e alemães, provavelmente nunca sonhou  que um dia seu nome se projetaria no cenário nacional e internacional".
"Brotaram sob as mãos calejadas, as vinhas nas encostas e nos vales, transformando a paisagem silvestre num Eldorado. homens como Carlos Dreher pai descobriram novas possibilidades, unindo-se aos colonos com sua inteligência e trazendo idéias revolucionárias como o plantio de uvas brancas. E assim, de uma aldeia perdida nos confins do Rio Grande do Sul, surgiu uma terra de uvas e a capital do Vinho."
 
- Segue fotos do original -
Capa da matéria sobre Bento Gonçalves na maior revista do Brasil na época. Um periódico do grupo de Assis Chataubriand.

texto de Ed Keffel - de uma época em que  força e folha, tinham acento circunflexo.


 
 


Foto emblemática em épocas de militarismo. A menina saída da multidão abraça o Presidente Castello Branco e ao lado o General Ernesto Geisel ( nascido em Bento Gonçalves). Nossa prefeitura está logo ali atrás... mas o entorno mudou muito.

Lembram do vinho servido no centro da cidade? O cheiro ainda está em minha memória
 
 
Tinhamos um pequeno chaveiro semelhante em casa. Ainda deve estar por aí... lembranças de meu pai. Aqui o cacho de prata dado ao Presidente pela  saudosa Dreher S.A
 


As famosas placas com personagens característicos, que foram alvo de uma das mais peculiares piadas regionais. "Os anões que fuziram de Bento e foram para Cassia" - Na realidade não eram anões. Isso seguirá sempre como uma história a ser contada...


Momentos da primeira grande festa.
 
*** As páginas da Revista foram retiradas de sua edição original, que estavam em poder de minhã mãe por muitos anos. Hoje estão guardadas comigo, como exemplo de memória e  estão disponíveis a quem quiser ver de perto. Apenas papel é claro, mas o papel de uma história!
 
Fotos: google
 
 
 
 
 
 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FESTA MAIS CARA DA HISTÓRIA - Mohammad Reza Pahlavi

DOM RAFAEL - QUEM É O PRÍNCIPE BRASILEIRO PREPARADO PARA RESTAURAR A MONARQUIA NOS DIAS DE HOJE

PALÁCIO DE BROCOIÓ - UMA JÓIA ESQUECIDA NO RIO