OLIVIA NEWTON - JOHN - ÍCONE OITENTISTA E MUSA DOS MUSICAIS.

**********************************
OLIVIA NEWTON -JONH
*********************************
 
Meu destauqe de hoje é uma das mulheres de quem mais ouvi falr ao longo de minha infância. Minha irmã, por ser mais velha foi a influência musical e visual, mais presente em minha vida. Com ela fui obrigado a viver os momentos mais dinâmicos da música, cinema e tv nos anos 80 e 90.
Olivia, foi uma delas! Minha irmã sabia suas coreografias e desde ter ouvido falar pela primeira vez da boate Xanadu, fui no ano de 2007, assistir pela primeira vez este filme em um dvd perdido no fim da prateleira de uma locadora. O filme não impressiona! Mas não resiste a música e nem ao charme oitentista, perdido no meio de um roteiro que nem se sabe o que bem quer dizer. Mas é algo que o cinema conseguiu imprimir. O surrealismo + música + dança
Quem viveu viveu! Quem nunca soube quem era Olivia Newton-John, agora pode saber sobre uma das musas do cinema americano, mas que é inglesa.
 
****************************************************************
Olivia Newton-John,  (Cambridge, 26 de Setembro de 1948) é  cantora e atriz inglesa radicada na Austrália.
Representou o Reino Unido no Festival Eurovisão da Canção 1974, interpretando o tema Long live love, que terminou em quarto lugar.
Neta do físico Max Born, tornou-se uma estrela internacional com o sucesso do filme Grease (1978), que no Brasil se chamou Nos tempos da brilhantina. Neste filme seu parceiro foi John Travolta, com quem faria outro filme em 1983, Two of a Kind, desta vez sem muito sucesso.
O musical Xanadu foi outro filme famoso que teve Olivia como protagonista. Neste filme seu parceiro foi Gene Kelly.
Fez sucesso também com as canções Physical, A Little More Love, Magic e Xanadu, as duas últimas partes da trilha sonora do filme Xanadu.
 


 
Olivia lançou seu primeiro álbum, If Not For You, em 1971. The If Not For You, escrita por Bob Dylan, se transforma em seu primeiro hit internacional (n° 25 Pop, n° 1 Adult Contemporary [daqui por diante AC]) esteve no Top 10 na Austrália e Inglaterra, porém, fracassou nos Estados Unidos. (n° 94 Pop, n° 34 AC). Foi candidata a Melhor Cantora Inglesa em dois anos na revista Record Mirror. Apareceu diversas vezes com Cliff Richard no programa de televisão, It's Cliff Richard, e estrelou com ele no telefilme, The Case. A carreira de Olivia nos Estados Unidos era fracassada desde If Not For You até o lançamento de "Let Me Be There" em 1973. A música entrou no Top 10 americano no Pop (n° 6), Country (n° 7) e AC (n° 3) e resultou em um prêmio Grammy de Melhor Cantora Country do Ano e outro pela Academy of Country Music Award de Melhor Cantora. A música entrou no álbum Let Me Be There, o n° 1 em vendas dos álbuns country durante duas semanas.
Em 1974, Olivia representou o Reino Unido no Festival Eurovision com uma música que não tinha gostado, "Long Live Love", escolhida pelo público britânico. Conseguiu o quarto lugar; o ganhador foi o grupo ABBA com a música "Waterloo". Todas as seis canções indicadas foram gravadas por Olivia em seu álbum Long Live Love, o primeiro feito pela IEM. Na América do Norte, este álbum foi lançado com o nome If You Love Me, Let Me Know com seis canções do Festival Eurovision. O álbum tinha quatro tipos de estilos, mas tinha uma orientação country para continuar com o sucesso conseguido com "Let Me Be There". A música título do álbum foi o primeiro single e conseguiu o n° 5 Música Pop, n° 2 Country (sua música country de melhor colocação até hoje) e n° 2 AC. O próximo single,"I Honestly Love You", se tornou a canção principal de Olivia naquele momento.
Escrita por Jeff Barry e Peter Allen, a música conseguiu o primeiro n° 1 Pop de Olivia e ficou neste posto por duas semanas, e o segundo n° 1 AC que continuou no posto por três semanas; com isso Olivia ganhou dois Grammy, Recorde do Ano e Melhor Cantora Pop do Ano. O sucesso dos singles botou o álbum em n° 1 na categoria Pop por uma semana, e na Country por oito semanas no Album Charts.
Olivia se tornou a cantora country de maior sucesso na época nos Estados Unidos, mas foi criticada pelos puristas, que acreditavam que a sua mistura com pop não era música country. Além do Grammy por "Let Me Be There", Olivia também ganhou o Country Music Association por Melhor Cantora do Ano, ganhando das cantoras Loretta Lynn, Anne Murray, Dolly Parton e Tanya Tucker. A vitória de Olivia ultrajou vários artistas country, que formaram por curto tempo a Association of Country Entertainers (ACE). Olivia foi a cantora que mais divulgou a música country naquela época. Stella Parton, irmã de Dolly Parton, gravou "Ode To Olivia" que foi lançado no álbum de Olivia, em 1976, Don't Stop Believin'’.
 


 
**************************************************************************
Encorajada pela cantora australiana Helen Reddy, Olivia saiu da Inglaterra e mudou-se para os Estados Unidos. Seu novo álbum, Have You Never Been Mellow, ficou em n° 1 Pop por uma semana e em nº 1 Country por seis semanas . O álbum gerou dois singles – a música-título do álbum (n° 1 Pop, nº 3 Country, n° 1 AC) e "Please Mr. Please" (nº 3 Pop, nº 5 Country, nº 1 AC). A carreira de Olivia esfriou com a estréia do álbum seguinte Clearly Love. A tradição do certificado gold conseguido em 10 singles consecutivos foi quebrada com "Something Better To Do", que ficou parado no nº 13 (nº 19 Country e nº 1 AC). Embora seus álbuns ainda conseguissem o certificado de ouro, não retornou ao Top 10 no Hot 100 da Música Pop outra vez até 1978.
Os singles de Olivia continuaram firmes na liderança no chart AC, no qual ela finalmente acumulou dez singles nº 1, incluindo um recorde de sete consecutivos:
"I Honestly Love You" (1974) – 3 semanas
"Have You Never Been Mellow" (1975) – 3 semanas
"Please Mr. Postman" (1975) – 3 semanas
"Something Better To Do" (1975) – 3 semanas
"Let It Shine/He Ain't Heavy…He's My Brother" (1976) – 2 semanas
"Come On Over" (1976) – 1 semana
"Don't Stop Believin'" (1976) – 1 semana
 
 
*******************************
XANADU
******************************


***CENA DO MUSICAL  XANADU - NA BROADWAY


 
***OLIVIA E JOHN TRAVOLTA NOS DIAS ATUAIS
 


 
*** A MUSA DE XANADU
 
 
Dirigido por Robert Greenwald, escrito por Marc Reid Rubel e Richard Christian Danus, produzido por Joel Silver e Lawrence Gordon para a Universal Pictures, estrelado por Olivia Newton-John, Gene Kelly e Michael Beck.
Xanadu teve sua pré-produção iniciada com um musical para faturar na moda do Roller Disco, modalidade de patinação artística com música disco, muito popular no final dos anos 70. Porém, outros estúdios se adiantaram e produziram filmes semelhantes, como Roller Boogie, da United Artists, e Skatetown, U.S.A., da Columbia Pictures. A partir daí, Xanadu começou a ser trabalhado como um filme que iria misturar elementos dos anos 40, como as Big Bands, com elementos dos anos 70 e 80, como sintetizadores, patins e disco music. A partir daí, o elenco começou a ser formado.
Em meados de 1978, Olivia Newton-John teve sua carreira alavancada com o sucesso de Grease - Nos Tempos da Brilhantina. Entre os projetos oferecidos estava o de Xanadu. Ela aceitou, e a produção logo recebeu status, graças à fama de sua protagonista. O mesmo aconteceu com seu par romântico, Michael Beck. Após ser revelado em outro filme do produtor Joel Silver, The Warriors, Beck foi convidado por Silver para ser um dos protagonistas do novo projeto.
Logo após, os produtores contataram Gene Kelly para ser um dos protagonistas. Kelly, uma lenda viva do cinema musical, astro de filmes como Cantando Na Chuva, aceitou o papel pelo fato das locações serem perto de sua casa, e, assim, poderia trabalhar sem se afastar da família.
As filmagens começaram em meados de 1979. Porém, muitos problemas atingiram a equipe de produção: o principal deles era a falta de um roteiro pronto. Os roteiristas eram obrigados a reescrever cenas o tempo todo, o que afetou diretamente o trabalho dos atores, e a qualidade do filme. Outro problema foi o orçamento, antes modesto, e que acabou saindo do controle com a adição de grandes efeitos especiais, campanhas publicitárias excessivas (antes mesmo do término das filmagens) e a construção de um set que custou mais de $1 milhão.
Com o término das filmagens, começou-se um grande esquema publicitário, que envolveu desde programas especiais de Making Of sendo exibidos na TV, até lojas vendendo roupas inspiradas nos figurinos do filme. Porém, o que mais divulgou o filme foi sua trilha sonora, um grande sucesso na época.
**************************************************************
A crítica americana foi unânime ao classificar o filme como insosso, mal-dirigido e anêmico. O crítico Roger Ebert afirmou: "Xanadu é uma fantasia musical sem-graça e fraca, tão sem substância que constantemente evapora sob nossos olhos."1
No entanto, com o passar do tempo, e com tudo relativo aos anos 80 voltando à moda, a crítica reconheceu o valor de Xanadu como entretenimento. O respeitado crítico James Berardinelli publicou uma crítica, 26 anos após a estréia do filme, dizendo que "Xanadu pode até não ter atingido as ambições originais de seu diretor mas, ao falhar tão espetacularmente, se tornou algo maior.
********************************************************************************


FOTOS: GOOGLE IMAGES
PESQUISA: GOOGLE- XANADU FANS - WICKPÉDIA E ARQUIVO PESSOAL
AGRADECIMENTOS: MINHA IRMÃ - NARA VERLENE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FESTA MAIS CARA DA HISTÓRIA - Mohammad Reza Pahlavi

DOM RAFAEL - QUEM É O PRÍNCIPE BRASILEIRO PREPARADO PARA RESTAURAR A MONARQUIA NOS DIAS DE HOJE

PALÁCIO DE BROCOIÓ - UMA JÓIA ESQUECIDA NO RIO