ANNA LEONOWENS - A PAIXÃO DO REI DE SIÃO EM TRÊS FILMES

 
ANNA LEONOWENS -  A MULHER QUE DANÇOU COM UM  REI E O FEZ DESCOBRIR O AMOR POR APENAS UMA MULHER.
 
UMA HISTÓRIA QUE VIROU TRÊS LINDOS FILMES E QUE IMORTALIZARAM IRENE DUNNE, DEBORAH KERR E JODIE FOSTER, NO PAPEL DA MULHER QUE LEVOU  A EDUCAÇÃO INGLESA PARA O SIÃO.
 
*********************************************************


 
***FOTO DA VERDADEIRA ANNA - NOS TEMPOS DO REI
 
***************************************************
 
THE KING AND I
VERSÃO MUSICAL DA HISTÓRIA DO REI DE SIÃO  ( 1956)
O filme conta a história verídica de Anna Leonowens que viaja ao Sião (atual Tailândia) contratada como preceptora e professora dos filhos do rei. Apesar de no princípio haver um certo choque de culturas e hábitos, eles acabam por se aceitar na sua diversidade. Com muito humor, coreografias e músicas lindas e contagiantes, se tornou um clássico no mundo todo.
Foi baseado na peça que estreou na Broadway com o mesmo nome na década de 1960. As músicas de Richard Rodgers e Oscar Hammerstein II fazem deste filme musical um clássico no seu género.
Este filme ocupa a 11ª colocação na Lista dos 25 Maiores Musicais Americanos de todos os tempos, idealizada pelo American Film Institute (AFI) e divulgada em 2006.
 
Oscar 1957 (EUA)
  • Venceu na categoria de Melhor Ator (principal) (Yul Brynner), Melhor Direção de Arte - Colorida, Melhor Som, Melhor Trilha Sonora e Melhor Figurino - Colorido.
  • Indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Deborah Kerr) e Melhor Fotografia - Colorida.
Globo de Ouro 1957 (EUA)
 ***DEBORAH KERR COMO ANA, NA SEGUNDA E MAIS FAMOSA VERSÃO DA HISTÓRIA DE AMOR NO REINO DE SIÃO.
 
 
 
***************************************************

Ana e o Rei - O LIVRO

Ana e o Rei (Anna and the King of Siam, no original em língua inglesa) é um livro da escritora  Margaret Landon, publicado em 1944.
É baseado nos diários de Anna Leonowens, uma governanta britânica que vai para o Sião durante os anos 1860. A história se concentra essencialmente no choque cultural entre os valores vitorianos do Império Britânico e as leis autocráticas do Sião durante o reinado de Mongkut.
Este livro serviu de base para o roteiro de três filmes: Anna and the King of Siam, de 1946, O rei e eu, de 1956, e Anna e o Rei, de 1999, com Jodie Foster no papel de Anna.
Uma jovem viúva, Anna, professora de inglês se dirige para o Sião com o filho Louis, por solicitação do rei Mongkut, para dar aulas aos seus inúmeros filhos.
No Sião, ela luta contra as injustiças, enfrenta o rei com coragem, e tenta mudar sua mentalidade e daqueles que o rodeiam. Assistiu à morte da filha mais querida do rei e seu confronto com um traidor, além da execução de uma das suas mulheres.
 
*********************************************


 
***DETALHE DO PALÁCIO DO REI DE SIÃO - HOJE TAILÂNDIA
 
***************************************************
 
Anna e o rei
 
***A ÚLTIMA VERSÃO NO CINEMA CONTOU COM A CÉLEBRE INTERPRETAÇÃO DE JODIE FOSTER E COM UMA DAS TRILHAS SONORAS MAIS LINDAS DO CINEMA.
 
 
***************************************
 
 

 
***JODIE FOSTER EM CENA DA TERCEIRA VERSÃO DO FILME. UM DOS MAIS BELOS QUE ASSISTI. SUA TRILHA SONORA ENCANTA E A SUPER-PRODUÇÃO EXIGIU DA PRODUÇÃO EMPENHO E DEDICAÇÃO, PARA RECONSTRUIR FIGURINO E LOCAÇÕES GRANDIOSAS PARA O FILME QUE TEM COMO PANO DE FUNDO O AMOR ENTRE UMA MULHER COMUM E UM REI. EM MEIO AOS CONFLITOS POLÍTICOS E A BUSCA DESENFREADA PELO PODER.
 


 
 
****************************************
 
Anna and the King of Siam (Anna e o Rei do Sião ) de 1946, foi dirigido por John Cromwell. O roteiro foi baseado em livro de Margaret Landon, como todas as obras realizadas sobre o assunto para o cinema.
 
 
Oscar 1947  - Primeira versão do filme com Irene Dunne e Rex Harrison
 *******************************
 
 
 
 
***YUL BRYNNER - A PERSONIFICAÇÃO MAIS FAMOSA DO REI MONGKUT- O ATOR IMORTALIZOU-SE NO CINEMA POR ESTE PAPEL AO LADO DE DEBORAH KERR E FOI O HOMEM QUE PERMEOU O SONHO DE MUITAS MULHERES. O CARECA MAIS FAMOSO DO CINEMA. AQUI ELE RECEBE UMA MENSÃO HONROSA POR FAZER PARTE DESTA HISTÓRIA QUE ENCANTOU GERAÇÕES EM 3 FILMES EM TRÊS PERÍODOS DIFERENTES DO CINEMA ( PRETO E BRANCO, MUSICAL EM CORES E A SUPER-PRODUÇÃO DO FINAL DOS ANOS 90)
 
******************************************
 
FONTE: PESQUISA PESSOAL
FOTOS: GOOGLE IMAGES
 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FESTA MAIS CARA DA HISTÓRIA - Mohammad Reza Pahlavi

DOM RAFAEL - QUEM É O PRÍNCIPE BRASILEIRO PREPARADO PARA RESTAURAR A MONARQUIA NOS DIAS DE HOJE

PALÁCIO DE BROCOIÓ - UMA JÓIA ESQUECIDA NO RIO