SAUDADES DA VARIG - Breve História



Foi uma companhia aérea brasileira fundada em 1927 na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, pelo alemão Otto Ernst Meyer. Foi a primeira companhia aérea brasileira a ser fundada.

Entre as décadas de 1950 e 1970, a Varig foi uma das maiores e mais conhecidas companhias aéreas privadas do mundo, sendo comparada diversas vezes com a Pan American World Airways, maior companhia aérea do mundo na época. A empresa era conhecida por seu serviço de bordo em todas as três classes. Nessa época, a Varig operava rotas internacionais para América, Europa, África e Ásia, utilizando inicialmente os Lockheed Constellation e Douglas DC-6, posteriormente os Boeing 707 e Sud Aviation Caravelle e finalmente com os Douglas DC-10 e Boeing 747.


Em 20 de julho de 2006, após ter entrado com processo de recuperação judicial, teve sua parte estrutural e financeiramente boa vendida para a Varig Logística através da constituição da razão social VRG Linhas Aéreas, a qual, em 9 de abril de 2007, foi cedida para a Gol Linhas Aéreas Inteligentes. Devido ao fato de não poder operar voos com a própria marca, a Fundação Ruben Berta, administradora da companhia, criou a marca Flex Linhas Aéreas, que chegou a operar voos regulares comissionados pela Gol, mas teve sua falência decretada no mesmo dia do decreto da falência da Varig.
Resultado de imagem para  varig

***Detalhe dos talheres e copos da Varig - Símbolos de qualidade em serviços aéreos

Resultado de imagem para varig  logomarca

Resultado de imagem para varig serviço de bordo

Em agosto de 1942, a Varig operou seu primeiro voo internacional, ligando Porto Alegre a Montevidéu.

Em 1955, chegaram os primeiros Lockheed Constellation, e, com eles, a Varig inaugurou a sua rota mais longa até então, que ligava Porto Alegre a Nova Iorque com escalas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belém e Santo Domingo.

Já em 1960, a Varig recebeu o Boeing 707, que assumiu a rota para Nova Iorque.

********************
O serviço de bordo tornou-se o mais desejado entre clientes de companhias aéreas.

Resultado de imagem para varig serviço de bordo

Resultado de imagem para varig serviço de bordo

Centro de Manutenção da Varig na Ilha do Governador RJ
Resultado de imagem para varig serviço de bordo

Resultado de imagem para varig serviço de bordo

A partir de 1961, a Varig adotou como símbolo a rosa-dos-ventos, que aparecia na cauda de todos os seus aviões.

O Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos foi inaugurado em janeiro de 1985 por um Boeing 747-200 da Varig procedente de Nova Iorque.

O Governo Federal, tinha uma dívida de mais de 4 bilhões de reais com a Varig. Mas, ao invés de pagar a dívida, o Governo tentou promover uma fusão com a LATAM Airlines Brasil em 2003, porém o projeto fracassou.

Em 28 de julho de 2006, iniciaram-se as demissões na empresa, totalizando mais de 5 000 postos de trabalho cortados em apenas um dia, sem o pagamento das verbas rescisórias, que estavam bloqueadas pelo plano de recuperação judicial, bem como os quatro meses de salários atrasados com os mesmos. Dezenas de aviões ficaram retidos no hangar da empresa no aeroporto do Galeão sem poder voar. Alguns outros aviões ficaram parados por outros locais, como os Boeing 777-200 que ficaram retidos em Nova Iorque e Salvador.

A Varig teve quatro logomarcas ao longo de sua história. A primeira logomarca foi adotada logo após a fundação da companhia, em 1927. Esta logomarca mostra um biguá, ave marítima comum no litoral do Rio Grande do Sul, com as asas abertas, voando sobre o nome da Varig.

A segunda logomarca foi adotada em 1930, na qual aparece o Ícaro, personagem da mitologia grega, o qual ficou reconhecido pela sua tentativa de deixar Creta voando, tentativa frustrada em uma queda que culminou na sua morte nas águas do mar Egeu, mais propriamente na parte conhecida como mar Icário.
Resultado de imagem para varig logo
A terceira logomarca foi adotada em 1960, na qual predomina a rosa dos ventos.A rosa dos ventos foi criada pelo gaúcho Nelson Jungbluth, que trabalhou na Varig durante 35 anos como supervisor visual.
Resultado de imagem para varig  logomarca
A quarta logomarca foi adotada em 1996, na qual ainda predomina a rosa dos ventos, porém agora dentro de um círculo azul.
Resultado de imagem para logomarcas da varig

***********************
O primeiro voo comercial da Varig foi inaugurada no dia 3 de fevereiro de 1927, às 8 horas da manhã. Era conhecida como "Linha da Lagoa", pois ligava as cidades de Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande, com hidroaviões que decolavam e pousavam na Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul.

**********************
Quem foi Ruben Berta?

Ruben era filho de Martin Félix Berta e Helena Maria Lenz. Casou-se com Wilma Weber Berta e foi pai de Ivone e Eliete. Estudante de medicina, foi contratado por Otto Ernst Meyer e, aos 19 anos, tornou-se o primeiro funcionário da Varig, como auxiliar de escritório e secretário de seus diretores fundadores.
Devido à Segunda Guerra Mundial, Otto Meyer o então presidente da VARIG, resolve renunciar ao cargo para proteger a empresa, já que ele era alemão e o Brasil apoiou os aliados na guerra. Em 1942 assumiu o cargo mais alto da empresa gaúcha. Ruben Berta foi com certeza um dos principais funcionários da Varig, dedicava parte de sua vida exclusivamente para a empresa que amava. Sua esposa brincava dizendo que Ruben tinha uma amante, e que essa amante se chamava Varig.
Com Ruben no comando, a Varig viveu um período de grande expansão.

Resultado de imagem para varig  logomarca

**************************
VARIG EXPERIENCE

VISITAÇÃO EXTERNA AO AVIÃO
Diariamente das 8h às 23h

VISITAÇÃO INTERNA AO AVIÃO
08 E 22 DE MARÇO, 
quintas-feiras, das 17h às 20h*

*30 min antes da visitação começa a distribuição de fichas. 
Atendimento por ordem de chegada. Limite de 300 fichas/dia.
ONDE?

Boulevard Laçador
Avenida dos Estados, 111 - Porto Alegre

Imagem relacionada

Fontes e fotos: Google - Cesar Papini - Wickpedia - Varig Experience

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FESTA MAIS CARA DA HISTÓRIA - Mohammad Reza Pahlavi

DOM RAFAEL - QUEM É O PRÍNCIPE BRASILEIRO PREPARADO PARA RESTAURAR A MONARQUIA NOS DIAS DE HOJE

PALÁCIO DE BROCOIÓ - UMA JÓIA ESQUECIDA NO RIO