PALÁCIO DO JABURÚ - BRASÍLIA

Situado às margens do Lago Paranoá, foi inaugurado em 1977 e abriga a residência oficial do Vice-Presidente da República.

Resultado de imagem para jaburu palacio

O palácio recebeu esse nome por ficar ao lado da Lagoa do Jaburu. Ele fica às margens do Lago Paranoá. Está localizado ao longo da Via Presidencial, entre os Palácios do Planalto e da Alvorada.
O Palácio do Jaburu foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer (falecido em 2012) para ser a residência oficial do Vice-Presidente da República, dentro da concepção urbanística proposta por Lúcio Costa para Brasília.

*****************************
A principal característica do Palácio e o que o diferencia, fundamentalmente, de outros, como o Alvorada, é o fato de ser uma construção exclusivamente destinada a moradia. Os seus 4.283 metros quadrados privilegiam mais a área externa, com generosas varandas, do que as áreas comuns, como os salões, cujas dimensões se aproximam das de outras residências e não dos palácios tradicionais.

Resultado de imagem para jaburu palacio
***Foto: Casa Vogue
Resultado de imagem para jaburu palacio
**Foto: Casa vogue
Resultado de imagem para jaburu palacio

**Foto: Gazeta do Povo

O Jaburu foi projetado em 1973, e ocupado em 1977 - dezessete anos após a inauguração de Brasília - por Adalberto Pereira dos Santos, Vice-presidente de Ernesto Geisel (falecido em 1996).

Resultado de imagem para jaburu palacio

 A ele se sucederam: Aureliano Chaves (Vice-presidente de João Figueiredo; falecido em 1999), Itamar Franco (falecido em 2011; Vice-presidente de Fernando Collor), Marco Maciel (Vice-presidente de Fernando Henrique Cardoso), José Alencar (falecido em 2011; Vice-presidente de Luiz Inácio Lula da Silva) e Michel Temer (Atual Presidente do Brasil) (Vice-presidente de Dilma Rousseff).


Fontes e Fotos: O Globo, Wickpedia, Google, Google Images

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FESTA MAIS CARA DA HISTÓRIA - Mohammad Reza Pahlavi

DOM RAFAEL - QUEM É O PRÍNCIPE BRASILEIRO PREPARADO PARA RESTAURAR A MONARQUIA NOS DIAS DE HOJE

PALÁCIO DE BROCOIÓ - UMA JÓIA ESQUECIDA NO RIO