O ÚLTIMO XÁ DA PERSIA E A REVOLUÇÃO IRANIANA.

A Revolução Iraniana, ocorrida em 1979, transformou o Irã - até então comandado pelo Xá Mohammad Reza Pahlevi - de uma monarquia autocrática pró-Ocidente, em uma república islâmica teocrática sob o comando do aiatolá Ruhollah Khomeini. Para efeito de análise histórica, a Revolução Iraniana é dividida em duas fases:
Resultado de imagem para revolução iraniana 1979
⇒na primeira fase, houve uma aliança entre grupos liberais, grupos de esquerda e religiosos para depor o xá;
⇒na segunda, frequentemente chamada Revolução Islâmica, viu-se a chegada dos aiatolás ao poder.
Resultado de imagem para revolução iraniana 1979
Em 1978 uma série de protestos, iniciada com um ataque à figura de Khomeini na imprensa oficial do país, criou um ciclo ascendente de violência. Em 8 de setembro de 1978 ocorreu a sexta-feira negra, um massacre perpetrado pelo exército que provocou cerca de 90 mortos. Este acontecimento foi o princípio do fim do regime do xá, até que, em 12 de dezembro daquele ano, cerca de 2 milhões de pessoas inundaram as ruas de Teerã para protestar contra o xá. 

*****************************
Mohammad Reza Pahlavi chegou ao poder durante a Segunda Guerra Mundial depois que uma invasão anglo-soviética forçou a abdicação de seu pai, Reza Xá. Durante seu reinado, a indústria petrolífera iraniana foi estatizada por um breve período, sob o governo democraticamente eleito do primeiro-ministro Mohammed Mossadegh, derrubado por um golpe de Estado patrocinado por Estados Unidos e Grã-Bretanha que acabou por trazer de volta as empresas de petróleo estrangeiras.
Resultado de imagem para reza pahlevi
**********************************

Palácio do Golestão

O mais antigo dos monumentos históricos em Teerão.
Entre 1925 e 1945, uma grande parte dos edifícios do palácio foram destruídos por ordem de Reza Pahlevi, o qual acreditava que o centenário palácio dos Cajar não devia impedir o crescimento duma cidade moderna. No lugar dos velhos edifícios foram erguidas modernas estruturas em estilo comercial, durante as décadas de 1950 e 1960. 


***********************************
Como governante, ele deu início à Revolução Branca, uma série de reformas econômicas, sociais e políticas com a intenção declarada de transformar o Irã em uma potência global, modernizando a nação, estatizando determinadas indústrias e concedendo o direito de voto às mulheres.
Nascido em Teerã, Mohammad Reza era o segundo filho (primeiro varão) de Reza Pahlavi e sua segunda esposa, Tadj ol-Molouk. Entretanto, como seu pai tornou-se Xá apenas em 1925, ele e seus irmãos não nasceram como membros da realeza.
Resultado de imagem para reza pahlevi
***Reza com sua segunda esposa.

Mohammad Reza Pahlavi foi alvo de pelo menos duas tentativas de assassinato sem sucesso. Em 4 de fevereiro de 1949, ele participou de uma cerimônia anual para comemorar a fundação da Universidade de Teerã. Na cerimônia, Fakhr-Arai disparou cinco tiros contra ele a uma distância de 10 metros. Apenas um dos tiros atingiu o rei, pastando sua bochecha. Fakhr-Arai foi imediatamente baleado por policiais nas proximidades.

O segundo atentado contra a vida do Xá ocorreu em 10 de abril de 1965.
Um soldado atirou em sua direção, no Palácio de Mármore. O assassino foi morto antes que ele alcançasse os aposentos reais. Dois guardas civis morreram protegendo o Xá.

*****************************
Fonte: Wickpédia - RG Vogue - Google - Google Images

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FESTA MAIS CARA DA HISTÓRIA - Mohammad Reza Pahlavi

DOM RAFAEL - QUEM É O PRÍNCIPE BRASILEIRO PREPARADO PARA RESTAURAR A MONARQUIA NOS DIAS DE HOJE

PALÁCIO DE BROCOIÓ - UMA JÓIA ESQUECIDA NO RIO