AFINAL, O QUE PENSAM OS BENTO-GONÇALVENSES?



Hoje é dia de um breve pensar, sobre esses seres que vivem no alto da Serra Gaúcha.
Como vivem e como pensam? *Já que é notório como se reproduzem.
Nos últimos dias tenho pensado muito em como a evolução regional tem acontecido por estas bandas.
Conversando com pessoas, descubro que em grande número de pessoas está uma grande insatisfação de como o rumo das coisas está tomando.
Estamos vivendo em uma cidade promissora, que não está e nunca foi preparada para o crescimento.
Principalmente o crescimento intelectual. 
Nesta terra, vive gente que ainda afirma sermos o centro da cultura e da qualidade de vida. Aí eu te pergunto "peregrino vivente": Qual cultura e qualidade de vida?
A cultura não se refere em somente cultuar velhos hábitos de nossos imigrantes, mas também criar novos e saudáveis hábitos. Não está ligado somente ao passado, mas está mais ligado ao que iremos oferecer as gerações futuras.
Qualidade de vida, tem quem vê seus vizinhos em situações similares as suas. Onde a justiça própria, não se esquece que vivemos em uma sociedade. Qualidade de vida é plenamente perceber que o crescimento financeiro tará problemas e portanto, necessita de soluções.
Nós, mais do que qualquer ser "vivente" destas terras brasileiras, sabemos o que é um puxadinho. Só que os escondemos por trás da falácia e de nossas cidades embelezadas. Quase tudo de fachada!
Tem gente que finge que não há pobreza em Bento. Tem gente que diz não haver índices de miserabilidade. Mas alguém sabe definir um ser miserável? (SILÊNCIO)
Outrora, ouvia uma pessoa comparar Bento Gonçalves ( Gringolândia ), a cidade do Rio de Janeiro. 
Comparava-se o quanto somos afortunados em ter qualidade de vida e que por aqui não há mendigos, nem gente pedindo dinheiro para comprar droga. Que aqui nunca se encontra lixo jogado na rua e que as pessoas são muito mais simpáticas. (PAUSA!)
Não sei em que planeta  essa pessoa vive, mas tenho certeza que não é o meu!
Qualidade de vida está muito ligada também ao entender como somos e porque somos. Se assim fosse, eu não estaria escrevendo sobre isso. Qualidade de vida também é gente feliz. 
Não sei se essa pessoa se deu conta, mas Bento não é mais a província onde "o vinho jorra em cascatas reais".
A pobreza, as drogas, a violência, já chegaram e vieram para ficar. O que acontece, é que nossa ignorância prefere literalmente "ignorar" , que já não somos mais o povo do primeiro mundo, vivendo no terceiro. Não somos a Toscana Brasileira, não somos o melhor do Brasil, não somos a Riviera Tupiniquim. ***Somos um povo trabalhador, que não está preparado para o futuro. Principalmente se este futuro não estiver intimamente ligado ao dinheiro e poder. Que é assim que se manifesta nossa sociedade enganosa. 
Povo de taças cheias e corações vazios. Pseudo-filantropos de uma sociedade que não entendeu que precisamos mais que ruas floridas, que precisamos mais que prédios modernos, que precisamos mais que gente famosa venha até aqui. 
Precisamos apenas de GENTE!
O que pensam? Nunca saberei. Estamos fadados a ser lanterninha de Caxias e uma piada eterna para o povo da Capital. Somos o que somos! Mas não entendemos que podemos muito mais.
Bater na tecla da violência e saúde é cansativo e piegas. Os fatos que se revelem!
Ninguém por aqui faz nada. Somos o povo mais apático do Rio Grande do Sul. Não sabemos o que é ter representatividade Política e vivemos como se as "taças cheias nunca fosse ficar vazias".
O que pensam? Nunca saberei. Porque olhamos para o resto do Brasil, como se fossemos vinhos de pipas muito diferentes. Somos a  casta nobre. Somos o vinho Varietal. O resto é tudo vinho de mesa...
A situação tende a piorar. Mas até lá, teremos uma nova geração mais orgulhosa do que fizeram nossos saudosos imigrantes, do  eles propriamente fizeram pela sua sociedade, em plena era da tecnologia. Mas para quê, não é mesmo? 
Se somos o ASSEMBLAGE, do que há de melhor. Melhor para quem?
O que pensam? Eu não sei. Só sei que foi assim!!

**Escrito na noite chuvosa de março de 2017 - Espero não mais repetir.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FESTA MAIS CARA DA HISTÓRIA - Mohammad Reza Pahlavi

DOM RAFAEL - QUEM É O PRÍNCIPE BRASILEIRO PREPARADO PARA RESTAURAR A MONARQUIA NOS DIAS DE HOJE

PALÁCIO DE BROCOIÓ - UMA JÓIA ESQUECIDA NO RIO