PALÁCIO DO ITAMARATY - O MAIOR HALL DO MUNDO SEM COLUNAS

 
 
PALÁCIO ITAMARATY - BRASÍLIA
 
Projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1970, o Palácio Itamaraty é a sede do Ministério das Relações Exteriores. Durante a concepção do projeto, coube ao Embaixador Wladimir Murtinho transmitir ao arquiteto as necessidades que precisariam ser atendidas, a parceria tão bem sucedida que, até hoje, não foi necessário fazer qualquer modificação estrutural no edifício. O cálculo estrutural, que permitiu a realização de impressionante vão-livre, foi realizado pelo engenheiro Joaquim Cardoso.
 
O Palácio Itamaraty foi concebido como edifício que serviria ao propósito de apresentar o Brasil aos visitantes estrangeiros e, portanto, foi construído apenas com materiais nacionais e seus salões abrigam obras apenas de artistas nascidos ou naturalizados brasileiros – como Athos Bulcão, Alfredo Volpi, Bruno Giorgi, Frans Krajcberg, Franz Weissmann, Maria Martins, Mary Vieira, Iberê Camargo, Ione Saldanha, Rubem Valentim, Sérgio de Camargo e Tomie Ohtake. O paisagismo é autoria de Roberto Burle Marx.
Palácio do Itamaraty - Foto Diego Paiva
Foto: Diego Paiva
 
Informação sobre visitas guiadas
O Palácio Itamaraty oferece visitações guiadas gratuitas, em português, inglês e francês. As visitas duram 50 minutos e cada grupo terá até 30 pessoas. Não são oferecidas visitas em duas ou mais línguas ao mesmo tempo.
As visitas são realizadas diariamente, nos seguintes horários:
  • De segunda a sexta-feira: as 9h - 10h - 11h -14h - 15h - 16h - 17h (a última visita se inicia às 17h)
  • Sábados, domingos e feriados: as 9h - 10h30 - 12h - 14h - 15h30 - 17h (a última visita inicia-se às 17h)
O agendamento pode ser feitos somente nos dias úteis, entre 9h e 18h - inclusive para visita aos fins de semana -, por meio do telefone (61) 2030 8051 ou do e-mail visita@itamaraty.gov.br. Caso opte por e-mail, a solicitação deve ser enviada pelo menos com 48h de antecedência. Caso haja cerimônias oficiais, as visitas podem ser suspensas sem aviso prévio.
Como o Palácio Itamaraty é um local de trabalho e frequentemente abriga eventos oficiais, entre segunda e sexta-feira não será admitido o ingresso daqueles trajando chinelos, shorts, bermuda, camiseta regata ou roupas curtas em geral.
Não é possível fazer passeio livre. Os visitantes devem permanecer com o grupo e com o guia durante todo o tempo.
******************************************************************
 
 
 
"Palácio dos Arcos" foi o primeiro nome dado ao edifício, devido aos arcos da fachada. No entanto, a tradição do nome "Itamaraty", oriunda do nome da antiga sede do ministério no Rio de Janeiro, foi mais forte e o palácio seguiu chamando-se Palácio Itamaraty, apenas com a exclusão do "do" de "Palácio do Itamaraty". Em seu interior, há painéis de artistas como Athos Bulcão, Rubem Valentim, Sérgio Camargo, Maria Martins e afresco de Alfredo Volpi. O paisagismo interno e externo é de Roberto Burle Marx. Em frente ao Palácio do Itamaraty, sobre o espelho d'água, encontra-se a escultura "Meteoro", desenhada por Bruno Giorgi.
 
O palácio já recebeu visitas ilustres de personalidades como Pelé, na sua inauguração, em 1970 e de chefes de estado como a Rainha Elizabeth do Reino Unido, quando o edifício ainda estava em obras, em 1968, dos presidentes americanos Ronald Reagan, em 1982 e de Barack Obama, em 2011 .
No protesto de 20 de junho de 2013, ocorrido em Brasília, em que se reivindicavam diversas mudanças ao Governo Federal, vidraças do prédio foram apedrejadas, algumas paredes pichadas e parte da fachada incendiada por um coquetel molotov jogado por manifestantes.
 
*******************************************************
Palácio do Itamaraty - Foto Diego Paiva
Foto: Diego Paiva
Palácio do Itamaraty - Foto Diego Paiva
 
***Projetado por Oscar Niemeyer e com paisagismo de Burle Marx, o edifício impressiona tanto por fora quanto por dentro.
Na área interna, o Palácio possui o maior hall sem colunas do mundo, com área de 2.800m², além de um jardim de inverno com Buritis e plantas da amazônia.
 Palácio do Itamaraty
Foto: Diego Paiva
 
 
Fotos: Diego Paiva/ Google Images/ Site do Palácio Itamaraty
Texto: Wickpedia/ Site do Palácio Itamaraty


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FESTA MAIS CARA DA HISTÓRIA - Mohammad Reza Pahlavi

DOM RAFAEL - QUEM É O PRÍNCIPE BRASILEIRO PREPARADO PARA RESTAURAR A MONARQUIA NOS DIAS DE HOJE

PALÁCIO DE BROCOIÓ - UMA JÓIA ESQUECIDA NO RIO