NADIA COMANECI - A PRIMEIRA NOTA 10 E O ETERNO MITO

NADIA COMANECI - Sem dúvida este é um dos nomes mais lembrados  no mundo do esporte. Quem viveu noa anos 70 e 80, sem dúvida, já houviu este nome.Sempre claro, aliado ao excelente desempenho e ao sucesso desta ginasta, que levantou platéias pela sua maravilhosa forma de catapultar as modalidades em que atuava, bem como seu país e sua imagem.
Nunca uma nota 10 foi vista com tanta voracidade pela imprensa mundial de esporte, e a garota que foi capa da Sports Ilustrated e Time, tornou-se um dos maiores ícones esportivos de todos os tempos.
Época em que a tv imortalizava ídolos internacionais e em que Revistas como Manchete traziam o mundo para Brasil. Fois asssim que vi pela primeira vez esse rosto e que ouvi seu nome. No Programa Fantástico ( quando era fantástico mesmo) e na Manchete... em época onde muita coisa era nota 10!
 
    
 
*************************************************************
Uma das primeiras alunas do treinador Béla Károlyi, enquanto atleta, conquistou nove medalhas olímpicas, cinco delas de ouro, foi a primeira ginasta a receber uma nota dez - desempenho perfeito - em um evento olímpico de ginástica artística, arquiva quatro medalhas mundiais e doze medalhas europeias. Ao lado da russa Svetlana Khorkina, Nadia é detentora do tricampeonato do individual geral continental, além de bicampeã olímpica na trave de equilíbrio. Em campeonatos nacionais, é ainda pentacampeã do concurso geral.
 
**************************************************
Por suas notas e conquistas, é considerada uma das maiores ginastas da modalidade de todos os tempos. Fugida do regime comunista da Romênia, radicou-se nos Estados Unidos e tornou-se cidadã norte-americana. Lá, teve seu primeiro e único filho, Dylan, e abriu um ginásio e uma empresa de equipamentos gímnicos, que produz uma linha de vestuários.
 
Como premiações, recebeu a Ordem Olímpica por duas vezes, na primeira delas, como a atleta mais jovem a atingir tal distinção; foi eleita uma das cem mulheres mais importantes do século XX; figura, desde 1993, no International Gymnastics Hall of Fame, no qual fora a segunda inserida desde a inauguração da honraria; foi eleita pelo líder comunista romeno, Nicolae Ceauşescu, uma heroína do trabalho socialista, feito este atingido como a mais jovem; também fora eleita, na Romênia, a atleta mais importante do país, em votação realizada no ano de 2006; em 2007, foi escolhida pelo público a celebridade mais confiável da nação, foi eleita a melhor atleta do século XX pelo jornal português Mundo Desportivo, e recebeu da Academia Mundial de Recordes, o título de recordista mundial em sua modalidade.
 
*************************************************
 
NADIA - O FILME
Nadia (Nadia) é um filme biográfico de 1984 da ginasta Nadia Comaneci feito para a televisão, dirigido por Alan Cooke
Baseado na história da campeã olímpica Nadia Comăneci. Nadia começou sua carreira na ginástica aos seis anos, sob o auxílio do técnico Béla Károlyi, e sua esposa Marta. Oito anos mais tarde, Comaneci tornou-se a primeira ginasta a conquistar a nota dez em um evento olímpico, saindo com três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze dos Jogos de Montreal, em 1976. Seu ganho de peso, a pressão em competições e a lesão sofrida na mão, ameaçou sua carreira.
 
*************************************************
Em 1976, Nadia, aos quinze anos, foi eleita a personalidade do ano dentre os componentes de sua categoria, além de escolhida a atleta feminina geral do ano e figurar nas capas das revistas Time e Sports Illustrated, devido a seus êxitos inéditos nos Jogos Olímpicos. Em setembro do mesmo ano, um canal da tv norte-americana viajou até Onesti para filmar um especial de uma hora sobre a ginasta, que foi ao ar pela CBS em novembro. Dois anos após tornar-se destaque na modalidade artística, seus pais divorciaram-se, fato este que gerou boatos a respeito de seus ruins resultados, incluídos os atingidos no Mundial, terem ligação com sua vida pessoal à época e não apenas com os treinamentos.
 
 
**********************************************
 
 
Em 2007, durante um evento internacional, declarou que não possui mais tempo para treinar, devido a seu trabalho como uma espécie de embaixadora do esporte, promovendo diversas empresas e instituições do meio. Entre os dias 20 e 22 de fevereiro de 2009, em Oklahoma, fora realizado o primeiro Torneio Internacional Nadia Comăneci, uma outra homenagem dada à ex-atleta: o evento, que não conta com a ginástica artística masculina, foi coletivamente conquistado pela equipe romena e teve como campeã do concurso geral a também romena Sandra Izbasa. Ainda no mesmo ano, ao lado de outros treze campeões olímpicos, entre os quais esteve o velocista Michael Johnson, e dois paraolímpicos, Nadia integrou a comitiva da candidatura de Chicago aos Jogos Olímpicos de 2016 em Copenhagen, na Dinamarca, durante a cerimônia de escolha, que contou com as presenças em favor dos Estados Unidos, de Barack Obama e Oprah Winfrey. Além dos trabalhos e das campanhas realizadas em eventos, sejam eles desportivos ou não, como sua presença em campeonatos internacionais e Olimpíadas, Comăneci figurou publicamente em diversas aparições na televisão, dentre as quais estiveram suas participações nos reality shows The Apprentice de 2008, em dois episódios antes de ser demitida por Donald Trump,e Dancing with the Stars, de 2009, em um episódio, do qual não participou como competidora. Em meados do ano, fundou, em Bucareste, a Clínica Infantil Nadia Comăneci, que auxilia médica e socialmente as crianças romenas órfãs. O projeto pôde ser realizado devido ao investimento de uma parte da receita de seus contratos publicitários. No fim de 2009, em 6 de dezembro, agora para ajudar as ginastas, lançou uma boneca chamada Nadia, para reverter os ganhos da venda à instituição que administra. Na festa de lançamento, realizada em Bucareste, declarou ser uma honra lançar sua boneca para aqueles que amam a ginástica romena.
 
 
 
Fonte : wickpédia e Google
Fotos: Google images /nadiagymnatstics.ie / purepeople / ighof.com

Comentários

  1. ISTO ME FAZ ACREDITAR AINDA MAIS NA BELEZA DA VIDA, A MULHER È INCRÌVEL: SOMENTE ELAS PODEM TER FILHOS E AINDA FAZ ISTO, PALMAS, PALMAS, E MUITO MAIS PALMAS.
    graton.graton@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Um mito, uma lenda viva. Lembro dela nas capas das principais revistas. Inclusive a extinta MANCHETE. Sobre sua conquista na olimpíada de Montreal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A FESTA MAIS CARA DA HISTÓRIA - Mohammad Reza Pahlavi

DOM RAFAEL - QUEM É O PRÍNCIPE BRASILEIRO PREPARADO PARA RESTAURAR A MONARQUIA NOS DIAS DE HOJE

PALÁCIO DE BROCOIÓ - UMA JÓIA ESQUECIDA NO RIO