CARIOQUICES

 
 
O melhor da cidade maravilhosa não está dentro dos guias turísticos e em nenhuma edição da mais renomada revista de viagens. Há algum tempo ganhei de um primo que resido bem no centro do Rio, um kit onde continha tudo sobre o carnaval e tudo sobre  a ex capital do Brasil. Independente de ser chamada na época de Guanabara, a baía de mesmo nome é parte integrante da mais bela paisagem urbana do Brasil.
PARQUE LAGE
Furto-me o direito de dizer que amo o Rio de Janeiro, que me interessan desde janeiro até dezembro.
Estive por  mais de uma dezena de vezes e nunca deixei de emocionar com essa paisagem que se imortaliza em cada novela de Manoel Carlos. Ele deveria ganhar uma estátua por ser o responsável de levar ao horário nobre o Rio que todos merecem. E que existe de verdade!
 
É dificl falar do Rio sem exagerar as suas qualidades. Até porque o carioca só permite que outro conterrâneo fale mal de sua terra e olhe lá...
Mesmo com todas as machetes sobre vandalismo e violência, no Rio desembaracam todos os dias centenas de turistas em busca das carioquices.

PAÇO IMPERIAL - CENTRO DO RIO
Dia de luz , festa de sol... o barquinho a deslizar...
 
Ao chegar nessa cidade, obviamente o visitante tem que entender o ritmo da cidade . Por exemplo: chegar em Ipanema antes das 14:00 no final de semana é a maior furada. Vai encontrar a reia lotada de pessoas, mas aquelas pesssoinhas que realmente interesssam só meia dúzia estarão perdidos entre o povão. A noitada ou night ( balada fica para os paulistanos), começa bem tarde e chaga até de manhã cedo.
Por isso, deixo uma de minhas dicas que tanto gosto no Rio. Aproveite o brunch no launge do Parque Lage, que está em uma das áreas mais previlegiadas da cidade. Está aso pés do Corcovado e quase na beirinha da Lagoa Rodrigo de Freitas. O local foi pprojetado em 1840 e ganhou um casarão que foi de propriedade de Henrique Lage. Certamente nunca imaginou que sua piscina se tornaria um dos programas mais interessantes da cidade. Após o lanche, pode-se dar uma bela caminhada pelos seus jardins. Imperdível!!
 
Você pode tomar um café da manhã  no Supermercado Zona Sul ( onde a Casa da Ovelha, onde  trabalho, tem seus iogurtes e queijos à venda). Mas a dica do café no "super", fica para aquele da Rua Gomes Carneiro, onde os sucos são sempre frescos e os pães quentinhos.



 
*******************************************************************************
 
Depois de alimentado, capriche na proteção solar  e escolha a parte da areia da orla do rio que mais lhe agrade. Relaxe e aprecie o clima. Para os gays a Farme  de Amoedo é o ponto ( mas confesso ser tão óbvio demais). A dica mesmo é o coqueirão, que possui palmeiras altas e fica em frente a rua Joana Angélica. Para quem não for gay, escolha qualquer lugar da orla.... ela é toda sua... e quase toda muito democrática.
Embora a zona sul seja preferida, não deixe de conhecer  a Lapa, o Centro e Santa Teresa. Onde o visitante encontrará museus, brechós e ateliês. Sem contar nos restaurantes e lugares da boemia carioca.
Não deixe de conhecer: Morro Dois irmãos,Lagoa Rodrigo de Freitas, Livraria da Travessa.


LAPA: A BOEMIA CARIOCA SE ENCONTRA POR LÁ
 
****************************************************************************
Não deixe de ir no Restaurante Bazar em Ipanema, as pizzarias Guanabara e Diagonal
 no baixo Leblon. A Academia da Cachaça possui uma das melhores cartas da bebida no Brasil. E também possui feijoada e o melhor escondidinho carioca.
Dica: peça caipirinha com Lichia na Academia da Cachaça.
Para quem gosta de bacalhau como minha querida amiga Janete Zatt ( e seu marido também), a dica é o Bacalhau do Rei, na Gávea.
Conheça o Miam Miam, onde seu ambiente lembra uma  sala de estar no maior estilo conforto food.
 
Mas se sua fome bateu na praia, não deixe de comer o biscoito de polvilho Globo e tomar um bom mate.
Está ainda na dúvida baixe o aplicatico para android- Acarioca do GNT. Ali você encontrará mega atualizado as dicas mais quentes do verão (ou não- afinal visitar o Rio é o ano todo).
Minha útima dica fica para o Quisque da Lagoa Rodrigo de Freitas ( próximo ao pedalinho) tem um ar indiano e é um espaço indicado para drinques como exóticas caipirinhas servidas à luz de velas. Carioquices do Rio é claro!
Fora isso, curta o Bondinho, o Cristo os mirantes, os Restaurantes nas coberturas dos hotéis. Lembro-me de uma deliciosa temporada que passei no Astoria ( perto do Palácio do Catete - aquele em que Getúlio Vargas se suicidou), onde comia deliciosos hamburguer a beira da piscina, no maior climão e ainda tendo milhares de luzes a iluminara noite do Rio.
Sem contar a proximidade com o metrô este hotel fica no Catete, em uma zona bem calma e ainda com possibilidade de conhecer a praia do Flamengo, claro que bem menos charmosa, mas mesmo assim é o Rio em toda a sua pompa.
****Como falar do Rio me renderia muitas "laudas", deixo aqui estas dicas e o resto quero que me contem quando voltarem de lá, ou deixem nos comentários as suas dicas...
 
 
 
 
 
 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FESTA MAIS CARA DA HISTÓRIA - Mohammad Reza Pahlavi

DOM RAFAEL - QUEM É O PRÍNCIPE BRASILEIRO PREPARADO PARA RESTAURAR A MONARQUIA NOS DIAS DE HOJE

PALÁCIO DE BROCOIÓ - UMA JÓIA ESQUECIDA NO RIO