O ENVELHECER DE ALGUMAS CELEBRIDADES

 
 
 
 
O"Retrato de Dorian Gray" é curioso. Um jovem que se envaidece de si mesmo, que se torna amante de si mesmo e da arte abstrata e pura, e que em seu nome de inanidades sociais, insensibiliza, diagnóstica e se auto-desculpa. Não há redenção naquele jovem, mesmo quando acaba por querer mudar de vida, já que o faz pelo fato novidade, pelo amor ao novo, à arte de viver... Cheia de ilustrações que ele já quase tinha esgotado numa vida sensaborona e sem interesse humano do que a vilanização do ser...
O romance, de forte cariz estético, conta a história fictícia de um homem jovem chamado Dorian Gray na Inglaterra aristocrática e hedonista do século XIX, que torna-se modelo para uma pintura do artista Basil Hallward. Dorian tornou-se não apenas modelo de Basil pela sua beleza física (um "Adônis que se diria feito de marfim e pétalas de rosa"), mas também tornou-se uma fonte de inspiração para outras obras e, implicitamente no texto, uma paixão platônica por parte do pintor. Mas o seu retrato, que Basil não quer expôr por ter colocado "muito de mim mesmo", foi sua grande obra-prima.
Lord Henry Wotton, um aristocrata cínico e hedonista típico da época e grande amigo de Basil, conhece Dorian e o seduz para sua visão de mundo, onde o único propósito que vale a pena ser perseguido é o da beleza e do prazer: "sou de parecer que se o homem vivesse plena e totalmente a sua vida, desse forma a todo sentimento, expressão a toda ideia, realidade a todo devaneio... creio que o mundo receberia um novo impulso eufórico,um impulso de alegria que nos faria esquecer todos os males do medievalismo e voltar aos ideais helênicos..."
No entanto, segundo Henry, a beleza é efêmera. Até mesmo a inteligência lhe é prejudicial: "a beleza, a verdadeira beleza, acaba onde principia a expressão inteligente", enquanto que "a beleza é uma forma de gênio... mais elevada que o gênio, pois dispensa explicação". Dorian foi seduzido pelas palavras de Henry e pela tristeza de seu destino: "o senhor dispõe só de alguns anos para viver deveras, perfeitamente, plenamente. Quando a mocidade passar, a sua beleza ir-se-á com ela; então o senhor descobrirá que já não o aguardam triunfos, ou que só lhe restam as vitórias medíocres que a recordação do passado tornará mais amargas que destroçadas.".
Ao ver-se em seu retrato finalmente pronto, exaspera-se:
"Eu irei ficando velho, feio, horrível. Mas este retrato se conservará eternamente jovem. Nele, nunca serei mais idoso do que neste dia de junho... Se fosse o contrário! Se eu pudesse ser sempre moço, se o quadro envelhecesse!... Por isso, por esse milagre eu daria tudo! Sim, não há no mundo o que eu não estivesse pronto a dar em troca. Daria até a alma!"
 
Mas para os que vivem da imagem, o ato de envelhecer é tão assustador quanto o fim do mundo. Marylin Monroe foi uma das celebridades que não conseguiu usar o tempo e o espelho como aliados. Mas morreu no auge da beleza. Outros se foram é claro! Mas aqueles, cuja beleza está no legado, esses serão belos bor muito tempo.  Abaixo, alguns que envelheceram... mas ainda deixam traços de sua jovialidade sucumbida pelos excessos de suas vidas ou mesmo por saberem que esse é o processo natural de todos nós.
 
*************************
BRIGITE BARDOT
**********************
A mais bela atriz francesa, deixou o cinema no auge de sua beleza e envelheceu diante do mundo.
 
     
 
*************************
RITA HAYWORTH
**********************
A eterna Gilda, casou-se com um príncipe e sua maturidade ficou longe dos holofotes.
    
 
*****************************
MELANIE GRIFFITH
*****************************
A escolhida de Antônio Banderas, vez ou outra é vista em frangalhos. Mas é a senhora Banderas!
 
    
 
*****************************
KATHERINE HEPBURN
******************************
A velhice mais digna do cinema. Confundida com o  mal de parkinson ( o que não tinha), Katherine é a maior vencedora do Oscar.
 
    
 
******************************
MICKEY ROURKE
**************************
O homem que enlouqueceu as jovens nos anos 80, vive escondido em um rosto deformado.
     
 
****************************
AUDREY HEPBURN
****************************
A mais elegante de todas, envelheceu como embaixadora da UNICEF e se manteve elegante até o fim.
 
    
 
******************************
MATT DILON
****************************
O lindo  jovem deu lugar a um senhor elegante que brilha no cinema e um mundo de galãs menos talentosos.
 
    
 
**************************
LEONARDO DICAPRIO
***********************
Não envelheceu muito é claro! Mas, sua jovialidade já se foi com o Titanic
 
    
 
***************************
FRANCISCO CUOCO
***************************
Um dos mais belos da tv brasileira, é um homem de voz inconfundível e que apenas envelheceu. Sem muito charme nos dias de hoje, mas com uma história de talento irretocável.
 
     
 
*****************************
DERCY GONÇALVES
**************************
A mais desbocada das brasileiras, parecia viver eternamente. No início, uma comediante e vedete e no fim o ícone dos palavrões nacionais. Nunca um "vai a merda" foi o mesmo!
 
    
****************************
SÍLVIO SANTOS
***********************
O dono do baú é sem dúvida um mistério. Quantos anos tem? A tv brasileira o conhece assim: sorriso largo e um microfone que resiste ao tempo.
 
      
**********************
ZÉ DO CAIXÃO
*********************
O mestre do terror e filmes classe B, já foi mais "bonitinho". Hoje se dá ao luxo de economizar na maquiagem de seus filmes de terror.
 
 
    
 
 
 
 
 
 
 
 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FESTA MAIS CARA DA HISTÓRIA - Mohammad Reza Pahlavi

DOM RAFAEL - QUEM É O PRÍNCIPE BRASILEIRO PREPARADO PARA RESTAURAR A MONARQUIA NOS DIAS DE HOJE

PALÁCIO DE BROCOIÓ - UMA JÓIA ESQUECIDA NO RIO