Imperial Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro



Resultado de imagem para nossa senhora do outeiro
Conhecida simplesmente como Igreja da Glória, ergue-se no alto do Outeiro da Glória, no bairro da Glória, na cidade do Rio de Janeiro.
 É considerada uma das joias da arquitetura colonial do Brasil e um dos mais característicos monumentos da cidade. Dada a sua localização elevada, é facilmente visível do Aterro do Flamengo e arredores.
Resultado de imagem para nossa senhora do outeiro
A Igreja da Glória tem origem numa pequena ermida do século XVII construída em um terreno doado à Irmandade da Glória em 1699 por Cláudio do Amaral Gurgel. Não se sabe exatamente quando começou a construção da igreja, sabendo-se com certeza que foi inaugurada em 1739. 

O interior da nave transmite uma sensação de monumentalidade, graças às pilastras de cantaria e ao teto abobadado.
As partes baixas da nave estão cobertas com magníficos painéis de azulejos brancos-azuis lisboetas, feitos entre 1735 e 1740 na oficina de Mestre Valentim de Almeida, com temas bíblicos, recentemente restaurados.
Resultado de imagem para nossa senhora do outeiro
********************************
Após sua chegada ao Rio de Janeiro em 1808, a Família Real Portuguesa tomou especial predileção pela Igrejinha da Glória. Na igreja, foi batizada, em 1819, a primeira filha de dom Pedro I e dona Leopoldina, a princesa Maria da Glória, futura rainha dona Maria II de Portugal. A partir daí, todos os membros da Família Imperial foram batizados na Igreja da Glória, incluindo dom Pedro II e a princesa Isabel. Em 1839, dom Pedro II outorgou o título de "imperial" à irmandade, a qual se tornou conhecida, a partir de então, como "Imperial Irmandade da Nossa Senhora da Glória do Outeiro".


Resultado de imagem para nossa senhora do outeiro familia imperial

D. MARIA e a família de seu filho D. ANTONIO JOÃO DO BRASIL.
Da esq. p/ dir.: D. Pedro Luiz, a PRINCESA DE LIGNE, D. Amélia, D. Antonio,
D. Christine, D. Rafael Antonio e D. Maria Gabriela Fernanda. ( Em frente a igreja)

Resultado de imagem para nossa senhora do outeiro familia imperial
Dom Bertrand, Dom Antonio, Princesa Cristina de Ligne, Dom Rafael, Princesa Alix e 
Guillaume de Dampierre

http://blog_real.blogs.sapo.pt

*********************************
Resultado de imagem para nossa senhora do outeiro
A Lenda
Segundo a lenda, Nossa Senhora apareceu a D. Pedro I (D. Pedro I, foi o 8º rei de Portugal), o Justo, numa ocasião em que ele estava caçando na região que hoje é chamada de Gloria do Ribatejo em Portugal, no ano de 1360 ou 1362 e que a Virgem o livrou de afogar-se na parte funda de um rio ou um lago que havia naquele local.

Glória do Ribatejo é uma localidade de Santarém, pertencente ao concelho de Salvaterra de Magos. Passou a freguesia em 29 de Agosto de 1966 e foi elevada a vila em 20 de Maio de 1993.

Em reconhecimento, o rei mandou construir uma igreja, dando à Virgem o nome de Senhora da Glória, pelas muitas luzes e resplendores de que estava cercada, no ato da aparição.
Dia comemorativo: 15 de Agosto

**********************
Simbolismo
O manto azul de Nossa Senhora da Glória

O manto azul de Nossa Senhora da Glória simboliza sua realidade celestial atual, sendo a única pessoa humana que está no céu em corpo e alma. Jesus também está no céu de corpo e alma, porém, ele é uma pessoa humana e divina. Maria, por sua vez, é somente humana. O manto azul de Maria também simboliza o nosso futuro celestial, pois, como ela, nós também seremos ressuscitados por Deus e, pela misericórdia de Deus, expressa em Jesus Cristo, iremos para o céu, na sua presença.

**********************
Fontes: Flickr -http://artereligiao.blogspot.com.brhttp://www.cruzterrasanta.com.br - Wickpedia - Rio Tur

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FESTA MAIS CARA DA HISTÓRIA - Mohammad Reza Pahlavi

DOM RAFAEL - QUEM É O PRÍNCIPE BRASILEIRO PREPARADO PARA RESTAURAR A MONARQUIA NOS DIAS DE HOJE

PALÁCIO DE BROCOIÓ - UMA JÓIA ESQUECIDA NO RIO