PRINCESA LEOPOLDINA DO BRASIL - FILHA DE DOM PEDRO II

Leopoldina Teresa Francisca Carolina Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon (Rio de Janeiro, 13 de julho de 1847 — Viena, 7 de fevereiro de 1871) era filha do imperador dom Pedro II e da imperatriz D. Teresa Cristina.
PRINCESA LEOPOLDINA

Resultado de imagem para princesa leopoldina saxe coburgo
Princesa do Brasil desde seu nascimento, dona Leopoldina renunciou aos seus títulos ao casar-se com Luís Augusto de Saxe-Coburgo-Gota, assumindo então os títulos de princesa de Saxe-Coburgo-Gota e duquesa de Saxe.
Resultado de imagem para princesa leopoldina saxe coburgo
A princesa também foi a segunda na linha de sucessão ao trono do Império do Brasil, mesmo após o casamento de sua irmã mais velha, a princesa dona Isabel, devido às dificuldades desta em gerar herdeiros. Após sua morte prematura, seus dois filhos mais velhos foram reconhecidos como príncipes brasileiros e herdeiros presuntivos da coroa até que dona Isabel tivesse seu primeiro filho. A partir daí, originou-se o chamado ramo de Saxe-Coburgo e Bragança, da Casa Imperial do Brasil.
Resultado de imagem para Palácio leopoldina
A união de Leopoldina e Luís Augusto foi acertada através de uma convenção matrimonial celebrada entre o imperador do Brasil e Ernesto II de Saxe-Coburgo-Gota. O contrato previa, em seus artigos 3º, 4º e 5º que, enquanto dom Pedro II não considerasse assegurada a sucessão da princesa Isabel, o casal deveria, entre outras coisas, residir parte do ano no Brasil e ter seus filhos em território brasileiro.
Resultado de imagem para princesa leopoldina saxe coburgo
O casal recebeu uma dotação de 300 contos de réis para aquisição de uma residência no Rio de Janeiro, da qual eles e seus descendentes teriam o usufruto, mas que permaneceria como patrimônio nacional. O imóvel escolhido foi um palacete vizinho ao Palácio de São Cristóvão, adquirido em junho de 1865 e batizado como "Palácio Leopoldina".


Resultado de imagem para Palácio leopoldina
COA Dinasty Saxe-Coburgo-Bragança (blazon).svg
***Acima: Palácio Leopoldina  - Rio de janeiro
***Abaixo: Palácio Coburgo - Viena

Resultado de imagem para Palácio Coburgo

Resultado de imagem para Palácio Coburgo

Em homenagem à princesa, o imperador Francisco José I da Áustria decretou luto oficial de 30 dias. Após as solenes exéquias celebradas pelo núncio apostólico, monsenhor Mariano Falcinelli Antoniacci, seu corpo foi trasladado para Coburgo, onde representantes de todas as casas reais da Europa assistiram ao seu sepultamento. 
Seu corpo repousa na cripta da St. Augustinkirche, ao lado dos túmulos de seu marido e filhos. Todos os anos, até 1922, celebraram-se em Viena, missas em sua memória.

**************************************
Resultado de imagem para princesa leopoldina saxe coburgo

***DOM CARLOS TASSO DE SAXE COBURGO - BISNETO DA PRINCESA LEOPOLDINA
Lamoral Carlos Eduardo Omodeo Augusto Leopoldo Antonio José Maria Tasso de Saxe-Coburgo e Bragança - barão de Bordonha e Valnigra, é o atual chefe do ramo de Saxe-Coburgo e Bragança, um dos ramos da família imperial brasileira.

*************************************

Resultado de imagem para Igreja de Santo Agostinho (Coburgo)

Resultado de imagem para Igreja de Santo Agostinho (Coburgo)

COBURGO

Coburg (em alemão: Coburg) é uma cidade pertencente ao atual estado alemão da Baviera. No passado, porém, pertenceu à Turíngia.

Resultado de imagem para Coburgo
Foi a cidade capital do ducado de Saxe-Coburgo-Saalfeld e, depois de 1818, Saxe-Coburgo-Gota.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FESTA MAIS CARA DA HISTÓRIA - Mohammad Reza Pahlavi

DOM RAFAEL - QUEM É O PRÍNCIPE BRASILEIRO PREPARADO PARA RESTAURAR A MONARQUIA NOS DIAS DE HOJE

PALÁCIO DE BROCOIÓ - UMA JÓIA ESQUECIDA NO RIO