NITERÓI - A BELA EX- CAPITAL FLUMINENSE.



Individualmente, é o segundo município com maior média de renda domiciliar per capita mensal do Brasil e aparece na 13ª posição entre os municípios do país segundo os indicadores sociais referentes à educação. Os niteroienses pertencem linguística e culturalmente à família dos cariocas, grupo ao qual pertence mais de 70% da população do moderno Estado do Rio de Janeiro.

Foi capital estadual fluminense até a fusão entre os estados do Rio de Janeiro e da Guanabara em 1975. Dista 10,9 km da cidade do Rio de Janeiro e possui como acessos a Ponte Rio–Niterói e Avenida do Contorno, ambas trechos da BR-101, a Alameda São Boaventura, trecho urbano da RJ-104, a Avenida Everton Xavier, trecho urbano da RJ-108. Também se pode chegar à cidade por meio das linhas de ferry conhecidas como barcas. A cidade é um dos principais centros financeiros, comerciais e industriais do estado do Rio de Janeiro, sendo a 12ª entre as 100 melhores cidades brasileiras para se fazer negócios.


*********************************************************
"Niterói" (anteriormente escrito "Nictheroy" ou "Nitheroy") era o nome indígena do porto da cidade do Rio de Janeiro por volta de 1554.
Em 1834, o antigo topônimo indígena "Niterói" foi adotado como novo nome da até então "Vila Real da Praia Grande", quando esta se tornou a capital da Província do Rio de Janeiro. 



********************************************************
O QUE FAZER EM NITERÓI
*******************************************************
Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Principal ponto turístico de Niterói, no alto do mirante da Boa Viagem, ele é soberano. O Museu de Arte Contemporânea de Niterói impôs-se diante da bela paisagem à sua volta e tornou-se um símbolo da ousadia humana de intervir na natureza de forma harmoniosa.

Resultado de imagem para museu arte niteroi


Solar do Jambeiro
Solar do Jambeiro, também conhecido como Palacete Bartholdy, é um casarão em São Domingos, Niterói, Rio de Janeiro, que abriga exposições de artes plásticas, seminários e cursos sobre preservação e restauração de bens culturais.

Resultado de imagem para solar do jambeiro

Fortaleza Santa Cruz da Barra
Atualmente, o visitante encontra quarenta e duas antigas peças de artilharia, de diversos períodos, distribuídas pelas três baterias.

Desde 2005 as suas instalações sediam o Quartel-general da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército, ligada à 1ª Divisão de Exército e ao Comando Militar do Leste.

Reza a lenda local, acerca de um túmulo na parede da Capela de Santa Bárbara, que se trata do sepulcro da jovem Iracema, filha do capitão Potyguara, que, apaixonada por um cabo e impedida de viver o seu amor, atirou-se ao mar em dezembro de 1906.

Resultado de imagem para fortaleza de santa cruz niteroi

Museu Antônio Parreiras
Museu Antônio Parreiras é um museu brasileiro dedicado à preservação da memória e da obra de Antônio Parreiras, um dos maiores pintores brasileiros.

Resultado de imagem para museu antonio parreiras


Museu do Ingá
Em 1977, foi criado através de decreto o Museu Histórico do Estado do Rio de Janeiro, que mais tarde se fundiu ao Museu de Artes e Tradições Populares, passando a ser denominado Museu de História e Artes do Estado do Rio de Janeiro.
Permaneceu como sede do Governo estadual até a fusão dos Estados do Rio de Janeiro e Guanabara, quando Niterói deixou de ser capital, passando este título para a cidade do Rio de Janeiro, e com isso o Palácio posteriormente foi convertido em museu. O último governador a morar no palácio fora Raimundo Padilha, que foi, também, último governador do antigo Estado do Rio de Janeiro.
Imagem relacionada


Palácio dos Correios
Palácio dos Correios, ou simplesmente Prédio dos Correios de Niterói, enorme edifício em estilo art nouveau, inaugurado em 1914 e tombado como patrimônio histórico desde 1990, para abrigar a sede regional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, em Niterói, então capital do Estado do Rio de Janeiro. 
O Palácio também abriga o Espaço Cultural Correios Niterói, no segundo piso (que foi totalmente concluído em novembro de 2014), e tem salas para artes visuais, uma sala multicultural para cinema, música e humanidades.

Resultado de imagem para palacio dos correios niteroi


Fontes: O Globo - Extra - Prefeitura de Niterói - Wickpedia - Google Images - Trip Advisor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FESTA MAIS CARA DA HISTÓRIA - Mohammad Reza Pahlavi

DOM RAFAEL - QUEM É O PRÍNCIPE BRASILEIRO PREPARADO PARA RESTAURAR A MONARQUIA NOS DIAS DE HOJE

PALÁCIO DE BROCOIÓ - UMA JÓIA ESQUECIDA NO RIO