CONHEÇA A ILHA FISCAL - DA SÉRIE RIO

Resultado de imagem para ilha fiscal no rio de janeiro BRASÃO
Originalmente denominada pelos europeus como Ilha dos Ratos, o seu atual nome provém do fato de ali ter funcionado o posto da Guarda Fiscal, que atendia o porto da capital do Império, no século XIX.
A Ilha Fiscal localiza-se no interior da baía de Guanabara, fronteira ao centro histórico da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. A ilha celebrizou-se por ter abrigado o famoso baile da Ilha Fiscal, a última grande festa do Império antes do golpe de 15 de Novembro de 1889. Atualmente abriga um museu histórico-cultural, mantido pela Marinha do Brasil.

A 27 de abril de 1889 foi inaugurado o edifício com a presença do Imperador, acompanhado de Gastão de Orleans, Conde d'Eu e brilhante comitiva; o translado do cais Pharoux foi realizado utilizando-se a famosa galeota de D. João VI.
Resultado de imagem para ilha fiscal no rio de janeiro
***********************************************************

Resultado de imagem para ilha fiscal no rio de janeiro BRASÃO

Numa certa manhã, já na República, uma lancha passava em frente à Ilha Fiscal tendo a bordo Rui Barbosa, Aristides Lobo, Quintino Bocaiúva, Del Vecchio e outros personagens do regime republicano. Ao observarem o brasão imperial talhado em gnaisse, com absoluto respeito à heráldica e com os dois dragões a apoiá-lo, um dos passageiros da lancha declarou: "Como? Pois o Brasil republicano ainda conserva em um próprio nacional as armas da monarquia! Que se o derrube!" Nesse momento o Engenheiro Del Vecchio interveio e dirigiu-se aos componentes da comitiva argumentando: "Não, senhores. Por Deus! Se mereço alguma coisa da República à qual pretendo servir com a mesma lealdade e o mesmo espírito de sacrifício com que servi ao Império, peço que não toquem naquele emblema. É uma obra prima de cantaria. Fê-la um velho auxiliar do Conde Santa Marinha, um preto septuagenário que é um verdadeiro artista. Hoje, cego e desamparado, acredito que ele sofreria bastante se soubesse que o seu trabalho de tão penosos dias fora cruelmente destruído. Por isso, meus senhores, por favor, imploro a conservação do escudo." Da ocasião que ocorreu esse fato, data a consagração do edifício da Ilha Fiscal como imperecível obra de arte e patrimônio de uma era, devido a ostentar decoração inspirada na monarquia.

Resultado de imagem para ilha fiscal no rio de janeiro BRASÃO

**************************************************************
Dias de visitação:
A visitação na Ilha Fiscal é realizada de quinta a domingo.

Horários:
às 12h30, 14h e 15h30

Duração: 
A visitação tem a duração de 2h, aproximadamente, já incluso o deslocamento.

Acesso:
A visitação é realizada por meio da Escuna Nogueira da Gama, mas poderá ser por meio de microônibus em caso de avaria na embarcação.

O embarque terá início vinte minutos antes, terminando cinco minutos antes de cada passeio, momento que se inicia os procedimentos para a desatracação.
Ingressos: 
Os ingressos serão vendidos no período das 11h às 15h10.

Inteira: R$ 25,00 (vinte e cinco reais).
Meia: R$ 12,00 (doze reais).

Pagam meia: estudantes, militares e dependentes, maiores de 60 anos, menores de 21 anos, professores e portadores de necessidades especiais.
Não pagam: crianças até 2 anos e guia de turismo em exercício da atividade.

  • A venda de ingressos é encerrada vinte minutos antes de cada passeio para início dos procedimentos de embarque.
Resultado de imagem para ilha fiscal no rio de janeiro
*************************************
O prédio pintado na cor verde-jade possui adornos em cantaria, uma técnica desenvolvida pelos portugueses para o polimento das pedras.
(a pedra utilizada foi a gnaisse, retirada do Morro do Pasmado na Urca).
Em cantaria, também foram esculpidas, com muita precisão e riqueza nos detalhes, as armas imperiais, sustentadas por dragões e ladeadas pelos grifos da casa de Bragança.

O brasão do Império, localizado na entrada principal do prédio, a escada em helicoidal, que leva ao Torreão, e outros símbolos do Império também foram produzidos por esta arte.
****************************************


***Fonte: Wickpedia/ www1.mar.mil.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FESTA MAIS CARA DA HISTÓRIA - Mohammad Reza Pahlavi

DOM RAFAEL - QUEM É O PRÍNCIPE BRASILEIRO PREPARADO PARA RESTAURAR A MONARQUIA NOS DIAS DE HOJE

PALÁCIO DE BROCOIÓ - UMA JÓIA ESQUECIDA NO RIO