OLGA KORBUT - A OLÍMPICA

Nascida em Grodno (como era chamada a cidade de Hrodna), Olga é filha de Valentin – um engenheiro e de Valentina – uma cozinheira. Além dos pais, a jovem ainda tinha duas irmãs mais jovens, Ludmilla e Zemfira. Ludmilla ingressou primeiro na modalidade gímnica e Olga a seguiu. Sua baixa estatura a permitia ser mais ágil que as outras crianças e destacar-se na turma.
Resultado de imagem para olga korbut
Aos dezessete anos, Olga Korbut transformou a ginástica em um esporte interessante para as crianças, durante suas apresentações nas Olimpíadas de 1972, em Munique. Rapidamente a ginástica também foi imitada pelos pré-adolescentes de todo o mundo, que viam nela um grande exemplo.
Resultado de imagem para olga korbut
A ginasta media pouco mais de 1,50 m e pesava cerca de 40 kg. Seu corpo diminuto - que depois se tornaria um padrão para as atletas da especialidade - tornou os exercícios de solo e de barras mais dinâmicos, fortes e com um maior número de acrobacias,se comparados à ginástica praticada até então.
Olga, em sua estreia, ganhou a medalha de ouro na trave, nos exercícios no solo e no concurso completo por equipes, além da prata nas barras assimétricas – aparelho no qual especializou-se.

Resultado de imagem para olga korbut
Ao encerramento das Olimpíadas, Korbut ficou famosa – seu estilo agradou o público no mundo inteiro e foi eleita a atleta do ano. Em 1973, a Associated Press também elegeu Olga como a atleta do ano – era a primeira vez em 40 anos de regime soviético. Em seguida, ela foi aos Estados Unidos visitar o presidente Richard Nixon na Casa Branca, em Washington, e o primeiro-ministro inglês. De volta à Grodno, a ginasta retomou os estudos. No ano seguinte, participando de seu primeiro e único Mundial, o Campeonato de Varna - 1974, na Bulgária, Olga conquistou seis, das medalhas que disputou: foi ouro por equipes e no salto, e prata no concurso geral, barras assimétricas, trave e solo.

***************************************************************************************
Resultado de imagem para chernobyl
Em 1986, o desastre de Chernobyl fez Olga mudar-se para os Estados Unidos com o filho e o marido. Dois anos mais tarde, fora a primeira ginasta (entre homens e mulheres) a figurar no International Gymnastics Hall of Fame. No ano seguinte, diagnosticou um problema na tireóide, resultado do acidente nuclear. Em 1990, tornou-se porta-voz da Fundação de Ajuda de Emergência Infantil, para crianças vítimas do desastre.
Resultado de imagem para chernobyl

*********************************************************
Chernobyl foi um acidente nuclear catastrófico que ocorreu em 26 de abril de 1986 na central eléctrica da Usina Nuclear de Chernobil (então na República Socialista Soviética Ucraniana), que estava sob a jurisdição direta das autoridades centrais da União Soviética. Uma explosão e um incêndio lançaram grandes quantidades de partículas radioativas na atmosfera, que se espalhou por boa parte da União Soviética e da Europa ocidental.
A explosão causou um incêndio que durou 10 dias e lançou imensas quantidades de material radioativo no meio ambiente da região, bem como por extensas áreas da Europa, especialmente Ucrânia, Belarus e Rússia. A área em volta da usina foi evacuada, e a zona de exclusão, que se estende por um raio de 30 km, é patrulhada por policiais armados com fuzis AK-47.
***********************************************************

Mais tarde, acabou por divorciar-se e se tornou treinadora. Nos Jogos Olímpicos de 1996 fez parte, como dirigente, da delegação da Bielorrússia. Hoje, vive em Scottsdale, no Arizona e é treinadora do Olga Korbut Gymnastics, onde ensina dança e ginástica sob seu programa de força e condicionamento próprio.

Fontes: Wickpedia / Mirror/ Google/ Google Images

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FESTA MAIS CARA DA HISTÓRIA - Mohammad Reza Pahlavi

DOM RAFAEL - QUEM É O PRÍNCIPE BRASILEIRO PREPARADO PARA RESTAURAR A MONARQUIA NOS DIAS DE HOJE

PALÁCIO DE BROCOIÓ - UMA JÓIA ESQUECIDA NO RIO