MORTE DE DOM PEDRO II DO BRASIL - DETALHES...


Dom Pedro II morto.
Trajado em uniforme de Almirante da Armada do Brasil (Marinha do Brasil), com as medalhas e fitas das quais era dignitário, segurando o crucifixo em prata de lei, enviado pelo Papa Leão XIII.
Em seu leito de morte, conforme desejo expresso, repousou sua cabeça em terras brasileiras 
(vindas de todas as províncias do Brasil).

O corpo foi colocado em três caixões:
- O primeiro de chumbo forrado em cetim embranquecido, com tampa em cristal;
- O segundo, de nobre carvalho envernizado;
- O terceiro, o de carvalho forrado de veludo negro.

O presidente francês Sardi Carnot, que estava em viagem pelo sul do país, enviou todos os membros da Casa Militar da França para prestarem homenagens ao falecido monarca.
A Princesa Isabel desejava realizar uma cerimônia discreta e íntima, mas acabou por aceitar o pedido do governo francês de realizar um funeral de Estado.

Na França, Paris, enquanto o governo francês queria prestar homenagens de chefe-de-estado ao Imperador, mas a representação diplomática do Brasil - agora republicano - tentava convencer o governo francês a não fazer isso, pois poderia ferir suscetibilidades do novo regime.
De nada adiantou. A França, mesmo republicana desde 1870, prestou honras grandiosas a Dom Pedro II e à Família Imperial. Isso se deveu ao fato de que D. Pedro II fora o primeiro chefe-de-estado a visitar o país após sua derrota para a Prússia.
NOTA: Imagem colhida no momento do velório. Colorida digitalmente por "Vogel Restorations".

***************************************************************
Certo dia realizou um longo passeio pelo rio Sena em carruagem aberta, apesar da temperatura extremamente baixa. Ao retornar para o hotel Bedford à noite, sentiu-se resfriado. A doença evoluiu nos dias seguintes até tornar-se uma pneumonia.
 O estado de saúde de Pedro II rapidamente piorou até a sua morte às 00:35 da manhã do dia 5 de dezembro de 1891.
Suas últimas palavras foram: "Deus que me conceda esses últimos desejos — paz e prosperidade para o Brasil." Enquanto preparavam seu corpo, um pacote lacrado foi encontrado no quarto com uma mensagem escrita pelo próprio imperador: "É terra de meu país; desejo que seja posta no meu caixão, se eu morrer fora de minha pátria".
 O pacote que continha terra de todas as províncias brasileiras foi colocada dentro do caixão.
Além da família de Pedro II, estavam: Francisco II, ex-rei das Duas Sicílias, Isabel II, ex-rainha da Espanha, Luís Filipe, Conde de Paris, e diversos outros membros da realeza europeia. Também estavam presentes o General Joseph Brugère, representando o Presidente Sadi Carnot, os presidentes do Senado e da Câmara, assim como senadores, deputados, diplomatas e outros representantes do governo francês. Quase todos os membros da Academia Francesa, do Instituto de França, da Academia de Ciências Morais e da Academia de Inscrições e Belas-Artes também participaram. Representantes de outros governos, tanto do continente americano, quanto europeu se fizeram presentes, além de países longínquos como TurquiaChinaJapão e Pérsia. Em seguida o caixão foi levado em cortejo até a estação de trem, de onde partiria para Portugal. Apesar da chuva incessante e da temperatura extremamente baixa, cerca de 300 mil pessoas assistiram ao evento.
************************************************
Mausoléu Imperial é uma pequena capela situada à direita do adro da Catedral de São Pedro de Alcântara, na cidade de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro,Brasil. Abriga os restos mortais do imperador D. Pedro II do Brasil, de sua esposa, a imperatriz D. Teresa Cristina Maria de Bourbon, de sua filha, D. Isabel de Bragança, princesa imperial do Brasil e de D. Gastão de Orléans, conde d'Eu e príncipe imperial consorte do Brasil, além das tumbas do príncipe Pedro de Alcântara de Orléans e Bragança e de sua esposa D. Elisabeth Maria Adelaide Dobrzensky de Dobrzenicz.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A FESTA MAIS CARA DA HISTÓRIA - Mohammad Reza Pahlavi

DOM RAFAEL - QUEM É O PRÍNCIPE BRASILEIRO PREPARADO PARA RESTAURAR A MONARQUIA NOS DIAS DE HOJE

PALÁCIO DE BROCOIÓ - UMA JÓIA ESQUECIDA NO RIO