Mohammad Reza Pahlavi - O TODO PODEROSO DO IRÃ


*******************************************************
Mohammad Reza Pahlavi - O TODO PODEROSO DO IRÃ
*******************************************************
 Resultado de imagem para Mohamed Reza Pahlevi atentados
Foi xá do Irã de 16 de setembro de 1941 até 11 de fevereiro de 1979. Filho de Reza Pahlavi e da sua segunda esposa, Tadj ol-Molouk, Mohammad foi o segundo e último monarca da Dinastia Pahlavi.
Em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, o Reino Unido e a União Soviética invadiram o Irã, de modo a assegurar para si próprios os recursos petrolíferos iranianos. Os Aliados forçaram o xá a abdicar em favor de seu filho, Mohammad Reza Pahlavi, em quem enxergavam um governante que lhes seria mais favorável. Em 1953, após a nacionalização da Anglo-Iranian Oil Company, um conflito entre o xá e o primeiro-ministro Mohammed Mossadegh levou à deposição e prisão deste último.
Resultado de imagem para Mohamed Reza Pahlevi
Abaixo: As três esposas do Xá da Pérsia - Sendo a última Farah Diba, quem lhe daria um filho varão. e uma reconhecida família imperial.

Resultado de imagem para Mohamed Reza Pahlevi

Resultado de imagem para Mohamed Reza Pahlevi
O reinado do xá tornou-se progressivamente ditatorial, especialmente no final dos anos 1970. Com apoio americano e britânico, Reza Pahlavi continuou a modernizar o país, mas insistia em esmagar a oposição do clero xiita e dos defensores da democracia.
Islamistas, comunistas e liberais promoveram a Revolução Iraniana de 1979, que provocou a fuga do xá e a instalação do Aiatolá Ruhollah Khomeini como chefe máximo do país.
Mohammad Reza Pahlavi morreu no exílio, no Egito, a 27 de julho de 1980, com 60 anos de idade. Encontra-se sepultado em Al-Refai Mosque, Cairo no Egito.
 
 Resultado de imagem para Mohamed Reza Pahlevi
 Em 26 de outubro de 1967 foi a coroação oficial do Shah em Teerã, e 12 de outubro de 1971 a 2500 anos da fundação da monarquia iraniana serviu para mostrar o esplendor imperial do Pahlevi, em uma coroa  ricamente adornada em  Persepolis e diante de uma grande comitiva de convidados internacionais.
 
 
TENTATIVAS DE ASSASSINATO
 
 Mohammad Reza Pahlavi foi alvo de pelo menos duas tentativas de assassinato sem sucesso. Em 4 de fevereiro de 1949, ele participou de uma cerimônia anual para comemorar a fundação da Universidade de Teerã. Na cerimônia, Fakhr-Arai disparou cinco tiros contra ele a uma distância de 10 metros. Apenas um dos tiros atingiu o rei, pastando sua bochecha. Fakhr-Arai foi imediatamente baleado por policiais nas proximidades. Após uma investigação, pensava-se que Fakhr-Arai era um membro do Partido Tudeh.
O segundo atentado contra a vida do Xá ocorreu em 10 de abril de 1965. Um soldado atirou em sua direção, no Palácio de Mármore. O assassino foi morto antes que ele alcançasse os aposentos reais. Dois guardas civis morreram protegendo o Xá.
 
 Resultado de imagem para Mohamed Reza Pahlevi
 
 
 
 
Resultado de imagem para Mohamed Reza Pahlevi   Resultado de imagem para Mohamed Reza Pahlevi 

MORTE

Aos 60 anos, depois de um reinado de quase quatro décadas, exílio de um ano e meio e agonia de um mês, um dos mais ricos e autocráticos soberanos da História, o Xá do Irã, Mohammed Reza Pahlevi, 60 anos, morreu pela manhã no Hospital Militar de Maedi, no Cairo, onde estava internado, em decorrência de um choque circulatório, surgido da deteriorização geral de seu estado de saúde.
A morte do Xá repercutiu em todo o mundo. Reflexo da instabilidade permanente vivida em seu país, as manifestações internacionais também oscilaram entre lamentos e festejos.
 
Resultado de imagem para Al-Refai Mosque 
Mesquita Real - 
 A mesquita é o local de descanso de Khushyar Hanim e seu filho Ismail Pasha , assim como vários outros membros da família real do Egito, incluindo o rei Farouk , último rei reinante do Egito, cujo corpo foi enterrado aqui depois de sua morte, em Roma , em 1965. A mesquita serviu brevemente como o local de descanso de Reza Shah Pahlavi do Irã , que morreu no exílio na África do Sul em 1944, e foi devolvido ao Irã após a Segunda Guerra Mundial . Parte da câmara mortuária está atualmente ocupada por Reza Shah filho Mohammed Reza Pahlavi , que morreu no Cairo em julho de 1980.
 
 
 
***************************************************************
 
Fonte: Wickpédia/  http://www.jblog.com.br
Fotos: Google Images /
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FESTA MAIS CARA DA HISTÓRIA - Mohammad Reza Pahlavi

DOM RAFAEL - QUEM É O PRÍNCIPE BRASILEIRO PREPARADO PARA RESTAURAR A MONARQUIA NOS DIAS DE HOJE

PALÁCIO DE BROCOIÓ - UMA JÓIA ESQUECIDA NO RIO