PONTE DO RIO DAS ANTAS - ERNESTO DORNELLES


A Ponte Ernesto Dornelles é uma Ponte em Arco sobre o Rio das Antas, entre os municípios de Bento Gonçalves e Veranópolis, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Faz parte da rodovia RST-470. É informalmente conhecida também como Ponte do Rio das Antas ou Ponte dos Arcos.
A ponte não possui pilares apoiados no leito do rio. A estrutura de sustentação em concreto armado é formada por dois arcos paralelos, com um vão livre de 186 metros de extensão entre os pontos de apoio, situados nas margens do rio. A pista passa por entre os arcos, com uma extensão total de 227 metros. Foi considerada a maior ponte construída na época, em toda a América.
É considerada uma das maiores pontes em arcos paralelos suspensos do mundo.
A ponte está representada no logotipo do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem do Estado do Rio Grande do Sul.
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 Situada na RST-470 entre Bento Gonçalves e Veranópolis, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, a Ponte tornou-se uma necessidade para a população local, que fazia a travessia do rio com balsas de madeira. Um problema que se enfrentava quando o nível do rio estava cheio, diz respeito à dificuldade da travessia da balsa, pois a correnteza da água tornava-se muito forte.



A ponte do Rio das Antas possui um vão livre em 186 metros, 287,7 metros de extensão e uma altura de 46 metros. Foi a maior ponte construída na época, em toda a América.

Durante todo o período de construção da ponte foram empregados uma média de 150 homens em atividade, em, mais ou menos, 800.000 horas de trabalho. Neste período, existia um canteiro de obras próximo ao local da construção da ponte e um alojamento dos trabalhadores, que na sua grande maioria tinha vindo de outras localidades.

 





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ERNESTO DORNELLES
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 Ernesto Dorneles (São Borja, 20 de setembro de 1897 — Rio de Janeiro, 30 de julho de 1964) foi um militar e político brasileiro, governador do estado do Rio Grande do Sul em duas ocasiões, senador da República e ministro da Agricultura. Era primo do ex-presidente Getúlio Vargas.

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A construção atraiu muitos trabalhadores de várias partes do Brasil e também do exterior como, por exemplo, o Mestre da Obra, Sr. Jan Albert Knoivers, que veio da Holanda.
Nesta obra, foram utilizados 41.000 sacos de cimento, 440 toneladas de ferro, 2.000 metros cúbicos de madeira e 3.300 metros cúbicos de areia. Parte dos materiais era obtida no local e parte vinha de outras regiões, principalmente de Porto Alegre.

Na época, a obra atraía muitos curiosos, jornalistas, estudantes e engenheiros, interessados em saber se esta solução era mesmo a mais adequada. Esta segunda fase causou grande expectativa por parte da população local, principalmente por causa do desabamento da primeira ponte.

 
Inaugurada pelo governador do Estado, Ernesto Dornelles, em 31 de agosto de 1952, a ponte era a terceira do mundo em arcos isolados e a primeira ponte com arcos paralelos do mundo. "A obra era de tal envergadura, que se tornou o símbolo do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer)", revela o Engenheiro José Augusto Oliveira. A cerimônia de inauguração contou com a presença de várias autoridades. Após a cerimônia, o tráfego na ponte foi liberado oficialmente marcando o início de um período de desenvolvimento para a região.


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Fonte: Wickpedia/cimentoeareia.com.br / Graciela Rasteli
Fotos:jornalpanoramaregional.com.br / google/ tripadvisor

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