VIVA O MÉXICO

 Estados Unidos Mexicanos
VIVA O MÉXICO
 
 O México é uma federação composta por trinta e um estados e um distrito federal (Distrito Federal). O México figura também como o segundo país mais populoso e rico da América Latina, em ambos os casos superado apenas pelo Brasil.
 
O México é uma das maiores economias do mundo e uma potência regional , e desde 1994, o primeiro país latino-americano membro da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), sendo um país de renda média-alta consolidada.
Trópico de Câncer efetivamente divide o país em zonas temperadas e tropicais. Terras ao norte do vigésimo quarto paralelo têm temperaturas mais baixas durante os meses de inverno com forte caída de neve nas serras e planaltos. Ao sul do vigésimo quarto paralelo, as temperaturas são constantes durante todo o ano e variam apenas em função da altitude. Isto dá ao México um dos sistemas climáticos mais diversos do mundo.
O México é o mais populoso país de língua espanhola do mundo e o segundo mais populoso país da América Latina, depois do Brasil. O povo mexicano foi formado, basicamente, pela presença de elementos indígenas e espanhóis. Durante todo o século XIX, a população do México, mal tinha dobrado. Esta tendência continuou durante as primeiras duas décadas do século XX, e ainda assim, no censo de 1920 se registrou uma perda de 2 milhões de habitantes. Isso foi devido à Revolução Mexicana, ocorrida entre 1910 e 1920.
 
 
 
 
Os 92.924.489 de católicos no México são, em termos absolutos, a segunda maior comunidade católica do mundo, depois do Brasil. 47% deles frequentam os serviços religiosos semanalmente. Cada cidade, vila e aldeia mexicana tem um dia de festa por ano para comemorar os seus santos padroeiros locais.
O dia da festa da Nossa Senhora de Guadalupe, a padroeira do México, é comemorado em 12 de dezembro e é considerado por muitos mexicanos como o mais importante feriado religioso de seu país.
 
 
 
GASTRONOMIA RECONHECIDA PELA UNESCO.
 
Em 2005, o México apresentou a candidatura de sua gastronomia como parte do Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Foi a primeira vez que um país apresentou sua tradição gastronômica para tal posto. No entanto, o resultado foi negativo, porque, de acordo com a decisão, a comissão não colocou ênfase adequada sobre a importância do milho na culinária mexicana. Finalmente, em 16 de novembro de 2010, a culinária mexicana foi finalmente reconhecida pela UNESCO como Património Mundial, com o argumento de que a cozinha local manteve sua identidade intacta desde suas raízes pré-hispânicas. O título abrange desde os ingredientes clássicos, como milho, feijão, abóbora e pimentão, até os sabores atuais, influenciados pela colonização européia.
 
 
 ***************************************************
 
 
 
 
NOSSA SENHORA DE GUADALUPE
 
Pelos relatos, uma "Senhora do Céu" apareceu a Juan Diego, identificou-se como a mãe do verdadeiro Deus, fez crescer flores numa colina semidesértica em pleno inverno, as quais Juan Diego devia levar ao bispo, que exigira alguma prova de que efetivamente a Virgem havia aparecido. Juan foi instruído por ela a dizer ao bispo que construísse um templo no lugar, e deixou sua própria imagem impressa milagrosamente em seu tilma, um tecido de pouca qualidade feito a partir do cacto, que deveria se deteriorar em 20 anos mas que não mostra sinais de deteriorização até ao presente. Um estudo realizado no Instituto de Biologia da Universidade Nacional Autônoma do México, em 1946, comprovou que as fibras do tecido correspondem as fibras de agave, tais fibras não duram mais do que vinte anos.
Em ampliações da face de Nossa Senhora, os seus olhos, na imagem gravada, parecem refletir o que estava à sua frente em 1531 - Juan Diego, e o bispo. Porém, alguns acreditam que isto pode ser explicado pelo fenômeno da pareidolia. O assunto tem sido objeto de inúmeras investigações científicas. É venerada no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e a sua festa é celebrada em 12 de dezembro.
 
 
 
 
***********************************************************
CURIOSIDADES:

***Significado das cores da bandeira do México-
 o branco simboliza a esperança, o verde significa unidade e o vermelho representa o sangue dos heróis nacionais.
O brasão no centro da bandeira mexicana tem origem em uma lenda asteca sobre a fundação de Tenochtitlán, sua antiga capital. Segundo a lenda, os astecas, então um povo nômade, fundou a cidade em um local onde foi vista uma águia pousada sobre um cacto e com uma cobra no bico. A visão foi interpretada como um sinal do deus da guerra Huitzilopochtli. Erguida em uma região pantanosa, a cidade deu origem a atual Cidade do México, capital do país. E está localizada no centro da bandeira.
***CHIHUAHUA é a raça de cães originária do México e recebe o mesmo nome da região de Chihuahua.
***O chocolate é originário do México e América Central. A origem do seu nome vem de tchocoatl, um líquido escuro feito com cacau pelos astecas.
***Tequila é um destilado feito a partír do sumo de uma planta chamada “agave tequilana” ou mescal. A planta é cultivada principalmente no estado de Jalisco O povoado onde se encontra muitos fabricantes dessa bebida também se chama Tequila.E a bebida que é conhecida no mundo todo.
 
***************************************
 
 
Principais pontos turísticos e culturais do México:
- Centro Histórico
- Auditório Nacional
- Palácio de Belas Artes
- Teatro da Cidade
- Bosque e Zoológico de Chapultepec
- Bosque de Aragón
- Parque Hundido

- Parque Natural Sierra de Guadalupe.
- Kiosco Morisco
- Museu Nacional de Arte MUNAL
- Palácio Postal
 
 

- Instituto Cultural Cabañas
- Museu de Cera
- Museu da Cidade
- Museu de Artes Populares
- Biblioteca Ibero-americana
- Teatro Diana
- Catedral Metropolitana
- Teatro Degolado
- Teatro Galerías
- Hospício Cabañas
- Colônia Americana
- Zona de Minerva
- Parque dos Colomos
- Centro Magno
- Museu Guggenheim de Guadalajara
- Palácio do Governo
- Praça das Armas
- Os Arcos de Guadalajara
- Palácio Municipal
- Templo Expiatório
 
 

 
 
FOTOS: GOOGLE IMAGES
FONTE: PESQUISA GOOGLE - WICKPEDIA - SITES DE TURISMO E ARQUIVO PESSOAL


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FESTA MAIS CARA DA HISTÓRIA - Mohammad Reza Pahlavi

DOM RAFAEL - QUEM É O PRÍNCIPE BRASILEIRO PREPARADO PARA RESTAURAR A MONARQUIA NOS DIAS DE HOJE

PALÁCIO DE BROCOIÓ - UMA JÓIA ESQUECIDA NO RIO